Ministério Público Federal quer que Beto Richa seja investigado por suposto Caixa 2 de campanha
14 de Agosto de 2014, 18:51 - sem comentários aindaO candidato à reeleição, governador Beto Richa (PSDB), deve ser investigado por suposto caixa dois por não ter apresentado à Justiça Eleitoral a prestação de contas dos primeiros 30 dias de campanha.
É o que recomenda parecer da Procuradoria Regional Eleitoral – órgão vinculado ao Ministério Público Federal (MPF) – encaminhado na manhã desta quinta-feira (14) a Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR).
O procurador regional eleitoral, Alessandro José Fernandes de Oliveira, afirma que o caso precisa ser investigado por conta da “existência de indicativos probatórios iniciais da ocorrência de ilícitos eleitorais nas contas dos representados, como caixa dois e abuso do poder econômico, que necessitam de aprofundamento investigatório, haja vista que os elementos iniciais não são suficientes para uma análise exauriente”.
Em outro trecho do parecer, novamente o procurador reafirma que a postura de Beto Richa ao esconder a prestação de contas aponta para existência de um caixa-dois de campanha. “Ao postergar a prestação das devidas informações por exigência legal a todos os candidatos imposta, para além de violarem a legislação eleitoral relativa à prestação de contas, a conduta dos representados dá fortes indicativos probatórios iniciais de ocorrência de caixa dois (movimentação de gastos sem tramitação na conta bancária específica)”.
Além de se manifestar pela abertura da investigação por suposto caixa dois, o procurador recomenda que seja fixada multa diária caso Richa não apresente a prestação de contas dos primeiros 30 dias de campanha.
Na última sexta-feira (8), em decisão inédita no país, a Justiça Eleitoral determinou que, no prazo máximo de 48 horas, o governador Beto Richa apresentasse os valores arrecadados e gastos por sua campanha no primeiro mês.
Contrariando a legislação eleitoral, Richa entregou zerada a primeira prestação de contas, alegando que não arrecadou e nem gastou nada nos primeiros 30 dias de campanha.
A decisão da juíza Renata Estorilho Baganha atendeu a representação da coligação Paraná Olhando pra Frente, que tem Gleisi Hoffmann (PT) como candidata à governadora.
Para comprovar que Richa havia realizado gastos no primeiro mês de campanha, a coligação de Gleisi Hoffmann apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) adesivos, panfletos, fotos e notícias veiculadas na internet que mostram o governador inaugurando comitês e participando de eventos de campanha em diversas regiões do Paraná.
Até hoje, a coligação de Richa não explicou à Justiça Eleitoral os gastos dos primeiros 30 dias.
Confira aqui a íntegra do parecer do MPF que pede que Richa seja investigado por suposto caixa 2
Arquivado em:Política Tagged: Beto Richa, Gleisi Hoffmann
PSB e partidos coligados têm 10 dias para a escolha do substituto de Eduardo Campos. Nome mais provável é o de Marina Silva
13 de Agosto de 2014, 14:57 - sem comentários aindaA Resolução 23.405/2014 do Tribunal Superior Eleitoral permite que a coligação Unidos Pelo Brasil (PHS/PRP/PPS/PPL/PSB/PSL) substitua o candidato a presidente Eduardo Campos, falecido hoje, em até dez dias.
O provável nome que substituirá Campos será o de Marina Silva (PSB, ex-PT, ex-PV), até então candidata a vice-presidente, e que foi a terceira colocada na eleição presidencial de 2010 contra Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
Dois outros bons nomes do PSB são oda deputada federal por São Paulo, Luiza Erundina (ex-PT), e do deputado federal Romário (RJ).
Os demais partidos não têm nomes com condições de concorrer.
A substituição deverá ser feita por decisão da maioria absoluta dos órgãos executivos de direção dos partidos políticos coligados, podendo o substituto ser filiado a qualquer partido dela integrante, desde que o PSB renuncie ao direito de preferência.
Arquivado em:Política Tagged: Eduardo Campos, Marina Silva
Eduardo Campos faleceu no acidente de avião em Santos
13 de Agosto de 2014, 12:48 - sem comentários aindaAtualizado às 13h42
O candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) morreu em acidente de avião em Santos, no bairro do Boqueirão, hoje (13), às 10h.
Cinco passageiros e os dois pilotos morreram.
Eduardo faleceu no mesmo dia do seu avô, Miguel Arraes, que faleceu em 13.08.2005.
Campos, de 49 anos, foi entrevistado ao vivo ontem no Jornal Nacional da Rede Globo (clique aqui). Seu jato PR-AFA decolou do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) com destino ao aeroporto de Guarujá (SP), se preparava para o pouso e arremeteu devido ao mau tempo.
Provavelmente sua vice, Marina Silva (PSB, ex-PT, ex-PV), assumirá a vaga de candidata ao cargo de presidente de Eduardo.
Campos estava em terceiro lugar na disputa presidencial, atrás da Presidenta Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).
Arquivado em:Política Tagged: Eduardo Campos
André Vieira 1303 convida para sua plenária no sábado
13 de Agosto de 2014, 0:49 - sem comentários aindaO Brasil melhorou, mas é preciso avançar muito mais.
Tenho o prazer de convidá-los para a primeira plenária de nossa candidatura, na qual devemos debater os principais temas políticos e organizativos da campanha.
A plenária ocorrerá no próximo sábado (16/08), às 14h30, na Rua David Geronasso, 227, Boa Vista, Curitiba-PR.
A presença de todos é de fundamental importância para fazermos uma campanha militante na defesa das pautas estruturantes mais urgentes para o nosso país.
Peço para que multipliquem esse convite a seus amigos e contatos, e assim por diante, por outros meios também, para que tenhamos uma plenária bastante representativa.
Acima, a convocatória com a pauta da Plenária.
Abraços.
O Brasil Participativo que Queremos
André Vieira (centro) foi o presidente da Desconferência realizada no #2ParanáBlogs em 2013 em Curitiba, com Tarso Cabral Violin (Blog do Tarso), Luiz Carlos Azenha (Viomundo), o senador Roberto Requião (PMDB) e Conceição Oliveira (Maria Frô)
Arquivado em:Política
Gleisi acabou de lançar seu site de campanha, dia 13, aos 13 minutos
13 de Agosto de 2014, 0:16 - sem comentários ainda
Acesse: gleisi13.com.br
Arquivado em:Política Tagged: Gleisi Hoffmann