Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Fachin é aprovado pelo Senado e será Ministro do STF #FachinSim

19 de Maio de 2015, 21:58, por Blog do Tarso - 0sem comentários ainda
Cartão vermelho contra o reacionarismo

Fachin na sabatina da CCJ. Cartão vermelho contra o reacionarismo

O Senado Federal acabou de aprovar o nome do jurista Luiz Edson Fachin para compor o Supremo Tribunal Federal, na vaga aberta após o ministro Joaquim Barbosa se aposentar, por 52 a 27.

Fachin foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff (PT) e teve seu nome aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no dia 12, por 20 a 7, após uma sabatina com 12 horas de duração.

Setores reacionários da imprensa e da sociedade fizeram campanha contra Fachin, mas foram derrotados.

Praticamente todos os juristas e entidades representativas fizeram campanha a favor de Fachin, inclusive os blogueir@s e ativistas digitais.

Conheça um pouco mais de Fachin aqui. O jurista é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná, um dos maiores juristas do Paraná e um dos maiores civilistas do Brasil. É advogado, e também professor visitante do King’s College (Londres) e presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, já foi Conselheiro da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre (1986) e doutor (1991) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP e graduou-se em Direito na UFPR em 1980. Pós-doutor no Canadá, professor visitante de vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior; autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior; pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburg (DE). Veja o seu currículo Lattes.

Ele é gaúcho de nascimento mas sua formação jurídica e profissional foi no Paraná e é o segundo paranaense no STF, depois de Ubaldino do Amaral.

Ainda não há data confirmada para a sua posse com o Ministro do Supremo Tribunal Federal. Pretendo estar lá!

Parabéns Professor Fachin!


Arquivado em:Direito, Política Tagged: Luiz Edson Fachin, Senado, STF

Governo Beto Richa quer vender parte da Copel e Sanepar

19 de Maio de 2015, 15:43, por Blog do Tarso - 0sem comentários ainda

Em entrevista publicada hoje no jornal Valor Econômico, Mauro Ricardo Machado da Costa, Secretario da Fazenda do Paraná, do governo Beto Richa (PSDB), disse que pretende vender parte da Copel – Companhia Paranaense de Energia e Sanepar – Companhia de Saneamento do Paraná ainda neste ano de 2015.

Para arcar com o rombo nos caixas do Estado.

 


Arquivado em:Política Tagged: Beto Richa, Copel, Sanepar

30 mil professores gritam “Fora Beto Richa” em Curitiba

19 de Maio de 2015, 15:05, por Blog do Tarso - 0sem comentários ainda
Foto de Juliana Mittelbach

Foto de Juliana Mittelbach

Hoje 30 mil professores, servidores públicos, estudantes e cidadãos saíram às ruas em Curitiba para pedir a renúncia ou o Impeachment do governador Beto Richa (PSDB).

Foto de Edson Rimonatto

Foto de Edson Rimonatto

São vários os motivos, desde corrupção e irregularidades graves financeiras-orçamentárias, mas o principal motivo é o Massacre do Centro Cívico de Curitiba no dia 29 de abril de 2015.

Foto de Ludimar Rafanhim

Foto de Ludimar Rafanhim

Os professores e educadores estão em greve porque Richa não quer nem recompor a inflação na remuneração dos agentes públicos.

Todos gritam “Fora Beto Richa!”

Veja um vídeo aqui.

Foto de Francys Baptista

Foto de Francys Baptista

 

 

 

 


Arquivado em:Política Tagged: Beto Richa, Massacre do Centro Cívico

Amanhã, 9h, grande ato dos professores em Curitiba

18 de Maio de 2015, 21:28, por Blog do Tarso - 0sem comentários ainda

11182151_974596999237692_4685647147483847452_n

Amanhã (19), a partir das 9h, a APP-Sindicato, os professores e educadores públicos em greve pretendem levar 100 mil às ruas de Curitiba.

É greve geral! Estudantes, pais, mães, professor@s, servidores. A aula será na rua!

Atenção para locais de concentração:

– Curitiba, região metropolitana e litoral na Praça Rui Barbosa;

– Interior na Praça Santos Andrade.

Muito vão pedir a renúncia ou o Impeachment do governador Beto Richa (PSDB).


Arquivado em:Política Tagged: APP Sindicato, Beto Richa

Banco Mundial: redução da pobreza no Brasil e América Latina

18 de Maio de 2015, 17:37, por Blog do Tarso - 0sem comentários ainda

Da Fundação Perseu Abramo

Relatório do Banco Mundial discute os avanços na América Latina e Caribe, especialmente na diminuição pela metade dos índices de pobreza na região, queda da desigualdade e o maior crescimento econômico do mundo da população classificada como os 40% mais pobres.

Em estudo de caso mais detalhado entre os países, o relatório mostra que o Brasil quase eliminou a pobreza extrema na última década, tendo quase 25 milhões de brasileiros saído da pobreza extrema ou moderada, sendo a queda maior nos estados com maiores taxas de pobreza. Ainda, segundo o estudo, 1 em cada 2 latino-americanos que saiu da pobreza na última década era brasileiro, tendo a pobreza caído mais rápido no Brasil que na região. O relatório destaca como motivadores da redução da pobreza no Brasil as tendências positivas de crescimento após 2001, um crescimento econômico focado nos pobres e um mercado de trabalho dinâmico.

Os dados do relatório também são interessantes por analisar a queda da pobreza em termos regionais dentro do país, como mostra o gráfico abaixo, em que se percebe uma convergência entre os níveis de pobreza, com os estados com os níveis mais altos apresentando quedas maiores.

Pobreza por estado (%), Brasil, 2001 (barras) – 2012 (em amarelo)

Fonte: Banco Mundial, 2015

No entanto, o relatório mostra que ainda 18 milhões de brasileiros vivem na pobreza e a desigualdade no país é maior que a da região (que já é conhecida por ser uma das mais desiguais do mundo): no Brasil, o 1% mais rico tem renda maior (13% da renda total) que a dos 40% mais pobres (11% da renda).

O relatório mostra que serão necessárias novas medidas para avançar com a redução da pobreza e melhoria do bem estar na América Latina, pois a desaceleração econômica e queda das rendas têm afetado a região.


Arquivado em:Política Tagged: Brasil, pobreza