Beto Richa desintegrou o sistema de transporte coletivo de Curitiba
8 de Abril de 2015, 22:26 - sem comentários aindaEm pronunciamento no Plenário hoje (8) a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) responsabilizou o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pela desintegração do sistema de transporte urbano de Curitiba.
O governo estadual retirou o subsídio que permitia ao usuário pagar uma única passagem por vários trechos percorridos na região metropolitana. A velha mídia paranaense mostrou que o custo para quem viaja de Araucária, na região metropolitana, até a capital Curitiba pode chegar a R$ 13,20 por dia. O preço elevado levou moradores que não têm condições de arcar com a despesa a pularem catracas de embarque.
Gleisi destacou que Curitiba e região metropolitana já foram referências pela qualidade do sistema de transporte de massa. “Mas o transporte de massa exige planejamento e, sobretudo, investimentos constantes.” Porém, segundo Gleisi, nos últimos anos o transporte coletivo do Estado do Paraná foi substituído pelo improviso, e os investimentos, pela demagogia.
“Especialmente a partir do período em que o governador Beto Richa foi prefeito de Curitiba. Com medidas populistas, como a redução da tarifa sem pagamento do subsídio correspondente, preparou o desequilíbrio do sistema integrado, que permitia que uma pessoa saísse de uma cidade ao sul da região metropolitana, cruzasse toda Curitiba e fosse trabalhar ao norte da capital, pagando uma passagem de ida e outra de volta.”
A parlamentar fez um apelo a Richa e ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), para que restabeleçam o subsídio nas tarifas antes integradas, a fim de aliviar a situação de sofrimento da população. “Não é possível que a população, principalmente a população mais pobre pague essa conta. Faço esse apelo também ao nosso prefeito para que envide esforços para que o sistema de integração permaneça na nossa região metropolitana e possa continuar sendo um exemplo para outras cidades e capitais do nosso País.”
Para Gleisi, o modelo de integração e subsídio para tarifa metropolitana deveria ser estendido para outras regiões metropolitanas do estado, como Maringá, Londrina e Umuarama.
“O ideal seria a criação de uma legislação específica sobre isso, para que a população não fique à mercê da vontade do governo de plantão”, sugeriu.
Arquivado em:Política Tagged: Beto Richa, Gleisi Hoffmann, transporte coletivo
Depoimento sobre a ditadura militar de Jorge Modesto, que faleceu em Curitiba
8 de Abril de 2015, 20:02 - sem comentários ainda
Militante Jorge Modesto faleceu em Curitiba.
Arquivado em:Política Tagged: Jorge Modesto
Lista dos deputados do Paraná que votaram contra e a favor dos trabalhadores #NãoaoPL4330
8 de Abril de 2015, 17:46 - sem comentários aindaVeja a lista dos deputados federais do Paraná que votaram contra e a favor dos trabalhadores (regime de urgência na votação do PL 4330 das terceirizações).
Votaram CONTRA os trabalhadores:
Osmar Bertoldi – DEM
Diego Garcia – PHS
Hermes Parcianello – PMDB
Osmar Serraglio – PMDB
Sergio Souza – PMDB
Dilceu Sperafico – PP
Ricardo Barros – PP
Rubens Bueno – PPS
Sandro Alex – PPS
Luiz Nishimori – PR
Luciano Ducci – PSB
Evandro Rogerio Roman – PSD
Alfredo Kaefer – PSDB
Luiz Carlos Hauly – PSDB
Rossoni – PSDB
Alex Canziani – PTB
Leandre – PV
Votaram A FAVOR dos trabalhadores:
Aliel Machado – PCdoB
João Arruda – PMDB
Marcelo Belinati – PP
Nelson Meurer – PP
Leopoldo Meyer – PSB
Assis do Couto – PT
Enio Verri – PT
Toninho Wandscheer – PT
Zeca Dirceu – PT
Christiane Yared – PTN
Veja campanha da Anamatra contra a PL 4330. Os atores Wagner Moura e Camila Pitanga também são contrários à terceirização:
Arquivado em:Política Tagged: terceirizações
Militante Jorge Modesto faleceu
8 de Abril de 2015, 16:14 - sem comentários aindaJorge Modesto faleceu essa noite em Curitiba.
Em um mundo com cada vez mais egoísmo e individualismo, Jorge era um militante pelas causas sociais e das minorias, e é mais um ativista digital do Paraná que fará falta no Paraná.
Modesto era um seguidor do Blog do Tarso e apoiador da causa dos blogueiros progressistas do estado.
Jorge era pai da advogada Constance Moreira Modesto, que também é uma ativista das causas populares.
O velório realizar-se-á a partir das 14h na Capela 1 do Cemitério Municipal, e o enterro ocorrerá às 9h de amanhã (9) também no Cemitério Municipal de Curitiba.
Meus sentimentos para todos os familiares e amigos.
Arquivado em:Política Tagged: Jorge Modesto
Fachin ou Clèmerson podem ser escolhidos para o STF ainda hoje
7 de Abril de 2015, 17:34 - sem comentários aindaA presidenta Dilma Rousseff (PT) pode indicar ainda hoje (7) como ministro do Supremo Tribunal Federal os grandes juristas paranaenses Luiz Edson Fachin ou Clèmerson Merlin Clève, que são professores da Universidade Federal do Paraná.
Outros possíveis nomes são os ministros do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell, Herman Benjamin e Benedito Gonçalves, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Coêlho e o tributarista Heleno Torres.
Arquivado em:Direito, Política Tagged: Clèmerson Merlin Clève, Dilma, Luiz Edson Fachin, STF