Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Concursos transparentes

1 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Editorial de ontem da Folha de S. Paulo

Qual a sua religião? Concorda com a decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à interrupção da gravidez de fetos anencéfalos? Como é a sua família?

É difícil imaginar como, em uma República, perguntas como essas, de estrito caráter pessoal, poderiam contribuir para selecionar os melhores candidatos em um concurso para juiz. Porém, questionamentos dessa natureza são costumeiros nos exames realizados por diversos tribunais brasileiros.

Após serem habilitados em provas técnicas, os postulantes ao cargo de magistrado são habitualmente submetidos a uma audiência reservada, na qual enfrentam questões subjetivas e pessoais. Só então são aprovados -ou não.

A partir de agora, essa tradição inconveniente terá de ser abandonada. O Conselho Nacional de Justiça, ao analisar recursos de candidatos reprovados no último certame do Tribunal de Justiça de São Paulo, considerou que as entrevistas secretas são ilegais.

O ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, reafirmou que concursos públicos devem primar pela imparcialidade dos julgadores e pela objetividade dos critérios.

Suponha-se, por liberalidade, que tais entrevistas não servissem para compor a nota dos candidatos, como alega o TJ-SP. Ainda assim, seria o caso de perguntar, afinal, por que elas são feitas.

Alguns desembargadores defenderam as audiências como meio de conhecer o perfil dos postulantes e saber se eles, para além da capacidade técnica, têm traços condizentes com a figura de um juiz. O objetivo seria evitar que na carreira ingressassem pessoas claramente parciais, por exemplo.

Não é necessária muita malícia, todavia, para imaginar que as audiências reservadas dão margem a decisões arbitrárias.

Nem é preciso comprovar que candidatos tenham, de fato, sido barrados com base no preconceito -moral, religioso, político- dos examinadores. A simples possibilidade de que isso aconteça é razão suficiente para, em nome da transparência, banir tais entrevistas secretas, como receitou o CNJ.

Deve-se saudar que aos poucos, embora não sem resistência, o Judiciário esteja abandonando maneirismos arcaicos e abrindo as janelas para arejar a instituição.


Filed under: Direito Tagged: CNJ, concurso público

Londrina caminha para 2º turno entre a ex-ministra Márcia Lopes (PT) e Belinati (PP)

1 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Hoje foi divulgada a terceira pesquisa Ibope em Londrina. O candidato Marcelo Belinati (PP) tem 44% (caiu 3 pontos), a ex-ministra Márcia Lopes (PT) subiu 5 pontos e tem 15%, Alexandre Kireeff (PSD) tem 11%, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Barbosa Neto (PDT) aparecem com 7% e Valmor Venturini (PSOL) tem 1%. Brancos/nulos são 9% e 6% dos eleitores não souberam ou não opinaram.

Como Belinati caiu e os outros estão subindo, a chance é grande ter segundo turno, ainda mais com o grande número de indecisos.

Márcia tem o apoio do ex-presidente Lula (PT) e da presidenta Dilma Rousseff (PT), e Belinati tem apoio do governador Beto Richa (PSDB) e de Paulo Maluf (PP).

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos, com 805 eleitores londrinenses entre os dias 28 e 30 de setembro. Pesquisa registrada no TRE sob o número 460/2012.


Filed under: Política Tagged: Londrina

Curitibanos, vejam porque não votar em Jairo Marcelino

1 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Filed under: Política Tagged: Lista Proibida

Voto Josete 13613 e Gustavo Fruet 12

1 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Blog do Tarso vem divulgando os votos de personalidades, professores, advogados e formadores de opinião de Curitiba para prefeito e vereador.

O advogado Ludimar Rafanhim, que já defendeu a inconstitucionalidade das OS – Organizações Sociais no STF, fez o seguinte depoimento:

“Na ultima semana da campanha eleitoral tomo a liberdade de pedir aos meus amigos e a todos os que em algum momento estivemos juntos para fazer uma escolha certa no dia 7. Aos servidores e professores municipais de Curitiba digo que já tiveram três legítimos defensores na Câmara: Rosinha, Tadeu Veneri e Professora Josete. Quero pedir o voto para a proba, combativa, humilde e corajosa Professora Josete para vereadora de Curitiba. O número da professora Josete é 13613. Para prefeito eu voto no Gustavo Fruet e com a Josete na Câmara ele poderá fazer uma Curitiba mais justa. Aos professores e servidores de Curitiba digo que a Josete precisa continuar na Câmara para continuar fazendo o melhor pela categoria. A historia da Professora Josete não tem nenhuma mancha como professora, diretora do Sismmac e vereadora de Curitiba.”

Wilson Ramos Filho (Xixo) vai votar para vereador na legenda 13 (PT) e para prefeito no 12 de Gustavo Fruet (PDT); João Bonifácio Cabral Junior votará Vitório Sorotiuk 13131 (PT) e Gustavo Fruet 12; André Passos vota Roseli Isidoro 13213 (PT) e Gustavo Fruet 12; Samir Namur vai votar para vereador na Xênia Mello 50069 e para prefeito no Bruno Meirinho 50 (PSOL); Maicon Guedes votará em Jonny Stica 13000 (PT) e Gustavo Fruet 12; Cláudia Moreira recomenda voto na Professora Josete 13613 (PT) e Gustavo Fruet 12; Tadeu Veneri vai votar no Professor Paixão 13500 (PT) e Gustavo Fruet 12; Cristiane Pereira de Andrade vota Bernardo Pilotto 50500 (PSOL) e Bruno Meirinho 50; Nasser Ahmad Allan vota PT 13 e Gustavo Fruet 12; Tania Mandarino vota PT 13 e Gustavo Fruet 12; Nabylla Fiori vota Wagner 50100 e Bruno Meirinho 50; Mário Cândido vota Sesóstris 13285 e Gustavo Fruet 12; Emmanuel Appel vota André Machado 13130 (PT) e Gustavo Fruet 12; José Carlos Sucupira vota 15 e Rafael Greca 15; Cristiano Dionísio votará na legenda 12 para vereador e Gustavo Fruet 12; Jaime José Bilek Iantas vota Vitório Sorotiuk 13131 e Gustavo Fruet 12; Thea Tavares vota Roseli Isidoro 13213 e Gustavo Fruet 12; Claudinho “Ahnão” Castro vota na legenda do PV 43 para Gustavo Fruet 12.

Você é uma personalidade em Curitiba? É um professor, um líder em seu segmento, um formador de opinião? O Blog do Tarso está divulgando o voto de personalidades da capital para os cargos de prefeito e vereador de Curitiba. Envie seu mini currículo (com sua foto, se desejar), o nome, número e partido dos seus candidatos a vereador e prefeito, e a justificativa de voto. Voto na legenda para vereador, nulo ou branco também vale. Se quiser enviar o santinho digital de seu candidato, fique a vontade. Favor enviar para o e-mail tarsocv@gmail.com.

O Blog do Tarso adverte: votar em Luciano Ducci (PSB) e nos vereadores da Lista Proibida faz mal para Curitiba!


Filed under: Política Tagged: Professora Josete

Não é mais engraçado votar no Professor Galdino. Veja porque

1 de Outubro de 2012, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda


Filed under: Política Tagged: Lista Proibida