Datafolha: Gustavo Fruet vencerá a eleição com 60% e será o próximo prefeito de Curitiba
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO Datafolha, que acertou suas pesquisas no primeiro turno, aponta Gustavo Fruet (PDT) com 60% dos votos válidos, e Ratinho Junior (PSC) com 40%.
Os números da pesquisa anterior foram mantidos.
Pesquisa foi realizada nos dias 26 e 27 de outubro e está registrada no (TRE-PR) sob o número PR-00716/2012, com 1.573 entrevistas e margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na estimulada:
Gustavo Fruet (PDT) – 54%
Ratinho Jr. (PSC) – 36%
Branco/ nulo/ nenhum – 5%
Não sabe – 5%
No primeiro turno, Ratinho teve 34,09% e Fruet, 27,22%.
Filed under: Política Tagged: Gustavo Fruet
63ª Caravana da Anistia chegou a Curitiba
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaNa manhã da sexta-feira (26) ocorreram sessões públicas de julgamentos de diversos pedidos de anistia política, com 42 processos de indenização de ex-presos políticos e familiares, que serão julgados pela comissão de anistia. O objetivo é reparar o que foi causado aos perseguidos políticos da ditadura militar.
Veja a entrevista com o Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, que também é Secretário nacional de Justiça, na RPC (clique aqui). Ouça outra matéria na rádio BandNews (clique aqui). Por fim uma matéria sobre a Caravana da Anistia que inaugura marcos históricos (clique aqui).
Compõe a Comissão a jurista paranaense Carol Proner.
O jurista paranaense René Ariel Dotti, membro da Comissão da Verdade do Conselho Federal da OAB, falou em nome da OAB Paraná, da Seccional e da Comissão Nacional presidida pelo ex-presidente do Conselho Federal da OAB Cezar Britto, na abertura solene. O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, compôs a mesa de abertura presidida por Paulo Abrão, que também foi composta pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Zaki Akel Sobrinho; pela secretária de Estado da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes; pelo promotor público Olympio de Sá Sotto Maior Neto; pelo presidente da Comissão da Verdade da OAB Paraná, Daniel de Oliveira Godoy Junior; Wilson Ramos Filho da UniBrasil; Janeslei Aparecida Albuquerque, da APP Sindicato; o procurador da cidade de Curitiba, Luiz Miguel Gutierrez; o ex-preso político e diretor da Itaipu Binacional, Edésio Passos; e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Tadeu Veneri.
Na ocasião também foram lançadas as obras “Justiça de Transição e Estado Constitucional de Direito- Perspectivas teórico-cooperativa e análise do caso brasileiro”, de Marcelo Torelly e “Os direitos de transição e a Democracia no Brasil – Estudos sobre a justiça de transição e teoria da democracia” de Paulo Abrão e Tarso Genro (Editora Fórum).
Filed under: Política Tagged: Comissão de Anistia, Paulo Abrão
Juliano Breda será o próximo presidente da OAB/PR
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaRevista Ações Legais
Filed under: Direito Tagged: Juliano Breda
Dono da OS SPDM faz campanha para Serra e manda carta a funcionários
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaPor Igor Carvalho do Spresso, divulgado por Renato Rovai
A Organização Social SPDM encaminhou, na última quinta-feira (25), a todos os seus funcionários, em São Paulo, uma carta onde pede para que comparem, no momento de decidir o voto, os programas de governo dos candidatos José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT), na área da saúde. Com o título “2 Turno – Eleições 2012 – Outro momento de reflexão”, o documento chama a atenção para o fato de estarem em disputa “propostas muito diferentes nos programas de Governo dos candidatos em relação à participação das Organizações Sociais de Saúde na construção do Sistema Único de Saúde – SUS”.
Com aproximadamente 32 mil funcionários, a SPDM administra 17 centros de saúde e seu presidente, o oftalmologista Rubens Belfort Jr., aparece no programa eleitoral de José Serra, do dia 16 de outubro, manifestando seu apoio ao candidato. Porém, Belfort não é apresentado, no vídeo, como dirigente da OS.
Um funcionário da SPDM, que preferiu não se identificar, por receio de ser demitido, afirmou que “internamente o recado foi entendido, é um pedido de voto no José Serra”, disse, lembrando, em seguida, que há “assédio moral e espalha-se o medo de que se Haddad assumir perderemos o emprego.” Em um trecho da carta, a SPDM pede: “Verifique qual Programa de Governo garantirá a continuidade dos seus serviços”.
Em um trecho da carta, a SPDM diz: “Há um discurso difundido entre os nossos colaboradores e de outras Organizações Sociais de Saúde, em particular entre os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, de que os mesmos possam migrar para o quadro de funcionários públicos, SEM CONCURSO.” O trecho faz referência, erroneamente, a um discurso frequente de Haddad, em que o candidato se propõe a ampliar as contratações por concursos públicos, mas não a inserção de funcionários conveniados a OSs no setor público.O campanha de José Serra tem espalhado o boato de que o petista pretende acabar com as parcerias com as OS. Haddad desmentiu e em seu programa de governo, apresentado no dia 13 de agosto, não há menção a isso.
Para Paulo Spina, militante do Fórum Popular de Saúde, as parcerias com OSs são prejudiciais ao sistema de saúde de São Paulo. “É um modelo atrelado apenas aos interesses econômicos e não dos pacientes, elas fazem mal uso do dinheiro público, contratando sem licitação e ‘quarteirizam’ o trabalho”, critica.
Veja abaixo a carta enviada aos funcionários:
Filed under: Política Tagged: José Serra, OS - Organizações Sociais
Debate chato, curto e que não mudou a tendência de vitória de Gustavo Fruet
27 de Outubro de 2012, 0:00 - sem comentários aindaO último debate das eleições para prefeito de Curitiba que acabou agora foi chato, curto e não mudou a tendência de vitória de Gustavo Fruet (PDT) que as pesquisas Datafolha e IRG apontam. Ratinho Junior (PSC) e Fruet foram passivos e não se atacaram.
Boa noite a todos!
Filed under: Política Tagged: debate