Lula vai para Cuba no lançamento do livro “Os últimos soldados da guerra fria”, de Fernando Morais
14 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para Cuba no dia 28 de janeiro de 2013, para participar da III Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo, evento que marca as comemorações dos 160 anos do nascimento do político e escritor cubano Jose Martí. Lula esta totalmente recuperado do câncer e está pronto para concorrer, com sucesso, das eleições de 2014 ou 2018.
Lula participará da Conferência no dia 29 de janeiro. No mesmo dia estará no lançamento do livro “Os últimos soldados da guerra fria”, de Fernando Morais, em um debate com o autor do livro e Ricardo Alarcón, presidente da Assembleia Nacional de Cuba. Se você ainda não leu esse livro, é imperdível.
Filed under: Política Tagged: Cuba, Fernando Morais, Lula
Uma comparação entre o Diário do Nordeste e O Povo, jornais de Fortaleza, Ceará
14 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaVou fazer uma comparação entre os jornais Diário do Nordeste e O Povo, edições de domingo, dia 14 de janeiro de 2013. É uma análise de quem não acompanha diariamente os jornais e de quem não é do Ceará, mas estava de passagem.
O Diário do Nordeste é do mesmo grupo da TV Verdes Mares, a TV Globo de Fortaleza. Os dois jornais têm um perfil conservador.
Os dois jornais custam R$ 3,00, empate, portanto.
Para sabermos se um jornal é bom ou ruim a parte da política é a primeira e mais importante a ser analisada.
No jornal O Dia há um colunista, o senhor Lúcio Brasileiro, que defende o golpe militar de 1964, cujo cearense Castello Branco assumiu o poder logo após, e elogia o ex-governador tucano coronel neoliberal Tasso Jereissati (PSDB), que nem conseguiu se reeleger senador em 2010. É tão equivocado que prefere Maradona a Pelé.
O Povo faz um importante debate entre o grupo da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) e seu candidato derrotado Elmano Freitas (PT) e o prefeito recentemente empossado Roberto Cláudio (PSB).
A parte política do Diário é mais fraca, não tem um caderno específico, e pareceu defensora da atual gestão do PSB, tanto do governo do Ceará quanto da prefeitura de Fortaleza, contra a gestão da prefeitura que acabou agora, depois de 8 anos.
O Povo tem uma grande vantagem: a figura do Ombudsman.
A parte de notícias do Brasil e do Mundo dos dois jornais é bem fraca.
No Diário há um caderno sobre temas de determinadas regiões do estado do Ceará. Com uma interessantíssima matéria sobre a Coluna Prestes e Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança, que passou pela cidade de Crateus, onde há um monumento desenhado por Oscar Niemeyer sobre a Coluna, inclusive com um livro publicado sobre a passagem de Prestes no Ceará com a Coluna.
Os cadernos de empregos e concursos dos dois jornais se equivalem, com relação às matérias e número de empregos e concursos.
O caderno de esportes do O Povo é bem melhor do que o do Diário do Nordeste, com mais páginas, matérias mais interessantes, inclusive uma sobre a Maratona de Fortaleza.
O que há de pior no O Povo é o caderno Buchicho Estrelas, sobre as personalidades da TV, coluna social de Fortaleza de gosto duvidoso e fofocas de baixíssima utilidade. No jornal há ainda o caderno People!, também com coluna social e temas sobre famosos. Um pouco menos pior são os cadernos com as mesmas funções do Diário do Nordeste, o Zoeira (TV) e o Gente (coluna social).
No Diário há uma interessante revista chamada Siará, sobre questões gerais e saúde, com um papel especial. Caderno semelhante tem o Povo (Ciência & Saúde), com menos qualidade gráfica de qualidade editorial semelhante. Ponto para o Diário.
Os classificados dos dois jornais se equivalem, com pequena vantagem para O Povo. Inclusive nos dois há classificados de prostituição, o que já não existe mais faz tempo em jornais de sul e sudeste.
Os cadernos de economia (Povo) e negócios (Diário) também se equivalem.
Não sei se o Povo tem um caderno infantil em outro dia, mas no domingo apenas o Diário tem o caderno chamado Diarinho, parecido com a Folhinha da Folha de S. Paulo. Ponto para o Diário.
Junto com o Diário veio o jornal AL Notícia, da Assembleia Legislativa do Ceará, uma edição de dezembro exaltando o então presidente Roberto Cláudio (PSB), eleito prefeito de Fortaleza. É um absurdo que dinheiro público seja utilizado para fazer propaganda pessoal para os deputados estaduais. Não sei se o AL Notícias também é distribuído no Povo, mas a simples existência desse jornal deveria ser questionada pelo Ministério Público estadual e Tribunal de Contas.
O caderno do Povo “Vida & Arte Cultura” é melhor do que o Caderno 3 do Diário, pois aquele tem mais literatura e uma agenda mais completa. Ponto para O Povo.
Conclusão: O Povo é um pouco melhor do que o Diário do Nordeste. Mas hoje em dia, confie mais em blogs independentes.
Filed under: Política Tagged: Diário do Nordeste, Fortaleza Ceará, O Povo
Charge: o Paixão não viu as pesquisas favoráveis ao Lula para presidente em 2014?
13 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFiled under: Política Tagged: Lula, Paixão
Quem abre a caixa preta? – Celso Nascimento
13 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaHoje na Gazeta do Povo
Imagine o seguinte: você vai a um posto de saúde e pede para agendar uma consulta. Telefona para o 156 e faz uma simples reclamação. Já o servidor quer calcular o tempo que falta para requerer a aposentadoria. A Urbs, por sua vez, precisa saber quantos passageiros andaram de ônibus em determinado dia. A prefeitura precisa emitir as guias do IPTU e saber quantos são os inadimplentes; ou ainda fazer a folha de pagamentos e controlar o orçamento municipal.
Nos tempos modernos, todos esses serviços são feitos, claro, por computadores que processam softwares desenvolvidos especialmente para cada finalidade. Agora imagine que todos esses serviços de informática estão concentrados numa só empresa, dona dos computadores e dos programas. E imagine também o que acontecerá se, de repente, essa empresa fechar ou a prefeitura romper o contrato com ela. É fácil saber o o resultado: o grau de dependência é tão grande que o colapso será imediato.
Pois este é o caso do ICI (Instituto Curitiba de Informática), instituição de direito privado e administração autônoma, que cobra um dinheirão da prefeitura sem explicar exatamente como gasta. É a isto que se dá o nome de “caixa preta” – difícil de ser aberta porque nem o prefeito tem tanto poder para isso. E agora, Gustavo?
Filed under: Política Tagged: Celso Nascimento, Gustavo Fruet, Instituto Curitiba de Informática ICI
Obrigado pelos mais de um milhão e seiscentos mil acessos ao Blog do Tarso
12 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFiled under: Variedades Tagged: Blog do Tarso