KDE planeja fundir desktops Plasma
30 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaDesenvolvedores do KDE estão planejando a fusão o código de suas interfaces de usuário Plasma Desktop, Plasma Netbook e Active Plasma em um futuro não muito distante, de acordo com um post no blog de Aaron Seigo. Como ele explica, programas individuais são atualmente responsáveis por cada escudo; suas fontes, no entanto, consiste de apenas três a dez mil linhas de código, desde que sejam usada uma base de código comum.
No momento, quando um usuário quer alternar entre as interfaces Netbook e Desktop, um processo tem de ser concluído e outro iniciado, o que “não é particularmente bonito”, Seigo ressalta. Os desenvolvedores também gostariam de ser capazes de ajustar de forma mais flexível elementos de desktop (como decorações de janela) para condições de tempo de execução. Além disso, o Plasma Active provou que é possível programar uma interface de utilizador Plasma completamente com QML. O plano para o futuro é, portanto, ter um processo de criar as diversas interfaces de usuário usando QML em Qt5. A solução será chamado Workspaces plasma 2. Seigo já está sonhando com o dia em que ele pode se conectar a televisão para seu laptop e ver o Plasma Desktop automaticamente substituída pelo Plasma Mediacenter.
Ele também fornece outras informações e descreve as mudanças que estão sendo planejadas ou já foram implementadas, como a modularização e reconfiguração. Algumas dessas mudanças darão ao KDE Software Collection 4.11 o alicerce necessário para o Plasma Workspaces 2.
Seigo também menciona links para um blog publicado recentemente por Sebastian Kügler sobre as mudanças do KDE Frameworks 5 e Plasma Workspaces 2. Em seu post, Kügler menciona que três grandes mudanças já foram feitas para o KDE Frameworks 5, com outras quatro a caminho: melhorar o sistema de construção, limpeza kdelibs, acrescentando tarefas do KDE para o Qt, e dividir o kdelibs. Ele também menciona o KWin, dizendo que o gerenciador de janelas em breve será capaz de usar o Qt 5, também. O próximo passo é ter KWin usando KMS (kernel-based mode setting) para enviar a imagem diretamente para o kernel para exibição. O objetivo é para que depois KWin seja capaz de funcionar como um “Wayland compositor”, com o objetivo a longo prazo de ter o KWin totalmente independente do X11.
Com informações da H-Online.
Lançado Kdenlive 0.9.4
30 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA equipe de desenvolvimento do Kdenlive, um dos principais softwares para edição de vídeos em ambientes GNU/Linux, disponibilizou a versão 0.9.4, que trata-se de versão com diversas correções de bugs e inclusão de novas “features”.
Alguns destaques:
DVD Wizard Reescrito
O Assistente de DVD foi quase todo reescrito, permitindo agora menus 16:9. O wizard também detecta automaticamente o formato de seus vídeos e propõe uma trandcoding se for necessário. Na verdade, você já pode soltar qualquer vídeo na Wizard e basta clicar em transcodificar para obtê-lo no formato de DVD correto.
A criação de menus permanece ainda muito básica, entretanto você pode adicionar uma sombra para o menu de textos para torná-los mais bonitos.
Melhores marcadores de clipe
Os marcadores de clipe (comentários que podem ser adicionados e utilizados para buscar no clipe) foram melhorados. Agora você pode ter várias categorias que aparecem em diferentes cores. Marcadores agora também podem ser importados e exportados, e são compatíveis com o formato do Audacity.
Captura de tela reescrito
Nas versões anteriores, captura de tela foi realizada através do utilitário recordMyDesktop. Isso causava sérios problemas já que criava vários arquivos que não eram corretamente suportados pelo MLT. Assim, nesta versão, o recurso de captura de tela agora conta com FFmpeg Libav / o que significa uma dependência a menos e uma captura mais confiável. Parâmetros de codificação podem ser ajustados pelo usuário.
Suporte para várias fluxos de clipes
Alguns aplicativos, como aplicação de chat de vídeo pode produzir clipes de vídeo que têm vários fluxos incorporados, por exemplo, onde você pode ver e ouvir a cada participante para uma conversa. Kdenlive agora detecta este tipo de clipes e permite que você importá-los como clipes separados de modo que você pode usar os diferentes fluxos.
Critério de análise de clipe
Um novo recurso também é introduzido nesta versão: análise de clipe. Em suma, podemos ter alguns efeitos MLT que analisam o clipe e armazenam o resultado para uso posterior. Os primeiros casos utilizáveis são os seguintes:
Detecção automática de cena: Kdenlive agora pode analisar seus clipes para encontrar as diferentes cenas e adicionar marcadores ou cortar o clipe. O processo está muito lento, mas é um começo.
Rastreamento de movimento melhorado: Kdenlive agora também podem analisar o movimento de um objeto, e o resultado disso pode ser usado como quadros-chave para uma transição ou um efeito. Por exemplo, agora você pode ter um clipe de título que segue um objeto.
Melhorias de estabilidade e desempenho
Muitos esforços foram colocados em estabilidade e desempenho, a busca na timeline será mais suave, agora você tem de depuração de áudio ao usar OpenGL display, áudio poderá ser gravado durante a reprodução de seu projeto para efeitos de narração, e muito mais.
A lista completa de novos recursos além dos bugs corrigidos estão disponíveis aqui.
Se você não conhece o Kdenlive, recomendamos fortemente que o faça. É um excelente software de edição de vídeos. A equipe da Espírito Livre o utiliza e recomenda. Kdenlive é um poderoso e intuitivo editor de vídeo multi-track, que inclui as tecnologias de vídeo mais recentes. O software é totalmente gratuito, tal como definido pela fundação GNU.
Ficou interessado?! Visite o site oficial do Kdenlive.
Instalando o Serious Sam 3 Update 176695 no GNU/Linux via Steam
30 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaPara instalar o Serious Sam 3 Update 176695 no GNU/Linux via Steam siga os seguintes passos:
- localize o game (Serious Sam 3) na biblioteca do Steam
- Clique com o botão direito e selecione “propriedades”
- Selecione a aba “Betas”
- Escolha “publicbeta”
Sobre o game
O game Serious Sam 3, que fez sucesso no Steam para a plataforma Windows agora está disponível também para os usuários GNU/Linux. Mas atenção, este ainda é um beta, e por isso não requer uma password. Serious Sam 3: BFE é desenvolvido pela Croteam e a mais recente da franquia Serious Sam. O jogo é movido pela Serious Engine 3,5 e teve seu laçamento para Windows em 2011.
A versão publicada recentemente no Steam foi a Serious Sam 3 Update 176695. Este “beta público” de Serious Sam 3 aborda várias melhorias e correções para o jogo em si. Há também várias correções específicas para esta versão para GNU/Linux.
Entre as novidades desta versão estão a atualização no Linux quanto a melhora de entrada de texto, suporta a área de transferência para copiar / colar, corrição de caracteres errados para certas chaves, correções quanto a tentativas de restaurar a resolução do desktop ao encontrar um erro fatal, entre outros. A lista completa de correções e features desta versão podem ser verificadas aqui.
Deputado Robson Leite pede adaptação de site da SEPLAG para uso em diferentes sistemas operacionais
30 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO deputado Robson Leite oficiou na última terça-feira (22/01) a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, solicitando a adaptação de seu site.
Para Robson, o governo do estado deve permitir acesso a sua rede e disponibilizar suas informações em formatos que possam ser visualizados nos diferentes sistemas operacionais e navegadores.
“Pela Lei Federal nº 12.527 é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação. Assim, não é razoável que o site de nosso governo estadual só possa ser acessado com Windows e softwares pagos”, defende Robson.
O ofício foi encaminhado após a denúncia de tal limitação ter sido enviada ao mandato. Leia abaixo a representação completa.
Fonte: Site Robson Leite
Lançado Noosfero 0.41.0 Serer
29 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaEsta é uma versão muito curta, devido à importância e urgência da mesma. Nesta versão a equipe de desenvolvimento do Noosfero liberou três novos recursos para lutar contra bots de spam e inscrição. Estas medidas foram concebidas considerando a sua eficiência, mas também sem se intrometer demais com os usuários comuns.
JS obrigatório
Agora é exigido que os novos usuários tenham JS habilitado em seus navegadores para o seu registo. Esta solução pode bloquear a maioria dos bots de spam, uma vez que geralmente não suportam JS.
Honeypots
Foi incluído no formulário de inscrição campos falsos para confundir os bots. Esses campos não são visíveis para os usuários comuns.
Captcha muito rápido
Agora, o tempo gasto pelo usuário no formulário de inscrição é contato e se o usuário passa através do formulário muito rapidamente, o sistema requer um captcha de resposta para confirmar se o usuário é uma pessoa real.
As informações sobre este lançamento podem ser conferidas aqui.
O download desta versão pode ser feito aqui. Os pacotes para Debian estão disponíveis neste link.
Para mais informações sobre o Noosfero, visite o site oficial.
Lançado beta público do game Serious Sam 3 para GNU/Linux via Steam
29 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO game Serious Sam 3, que fez sucesso no Steam para a plataforma Windows agora está disponível também para os usuários GNU/Linux. Mas atenção, este ainda é um beta, e por isso não requer uma password. Serious Sam 3: BFE é desenvolvido pela Croteam e a mais recente da franquia Serious Sam. O jogo é movido pela Serious Engine 3,5 e teve seu laçamento para Windows em 2011.
A versão publicada ontem no Steam foi a Serious Sam 3 Update 176695. Este “beta público” de Serious Sam 3 aborda várias melhorias e correções para o jogo em si. Há também várias correções específicas para esta versão para GNU/Linux.
Entre as novidades desta versão estão a atualização no Linux quanto a melhora de entrada de texto, suporta a área de transferência para copiar / colar, corrição de caracteres errados para certas chaves, correções quanto a tentativas de restaurar a resolução do desktop ao encontrar um erro fatal, entre outros. A lista completa de correções e features desta versão podem ser verificadas aqui.
Lançado XBMC 12.0 com suporte a áudio HD, PVR, Android e muito mais
29 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaDepois de passar por algumas versões de desenvolvimento nos últimos meses, o XBMC 12.0 “Frodo” foi lançado oficialmente. Esta nova versão traz uma série de novos recursos para este popular software opensource multi-plataforma multimídia.
Características fundamentais para o XBMC 12.0 “Frodo” incluem suporte de áudio HD com o novo XBMC Audioengine (suporte incluído a DTS-MA e Dolby True-HD), TV ao vivo e suporte PVR, H.264 10 bits software decoding, suporte de imagem melhorado, suporte a ARMv6 Raspberry Pi, o suporte inicial para a plataforma Android, do Google, suporte AirPlay melhorado, tags para bibliotecas de vídeo, compartilhamento de UPnP avançado, entre outros. Estas são algumas das novas funcionalidades mais notáveis para XBMC 12.0.
Para fazer o download do XBMC 12 Frodo, visite a página de download. Existem versões para GNU/Linux, Windows, MAC e outros.
Para detalhes sobre o lançamento e uma lista completa de features desta versão basta verificar o changelog.
Mais detalhes sobre o XBMC 12.0 podem ser encontrados em XBMC.org.
Ubuntu TV terá integração com Ubuntu Phone OS
28 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA um tempo atrás muito se falou da Ubuntu TV, entre eles rumores e comentários sobre muitos que achavam revolucionário e outros que diziam “nem tanto assim”. Pois o projeto está se alinhando com outros projetos da Canonical e é bem provável que apareça coisa boa por aí. Depois de vários mockups publicados, eis que surgem mais notícias, e agora até um PPA disponível.
Tais notícias dão a entender que o projeto está a todo vapor, tanto que existe até uma chamada pública para testar a Ubuntu TV.
Outras notícias são que o desenvolvimento do Ubuntu TV será bem próximo ao do Ubuntu Phone OS. Quando o usuário conectar o celular com o sistema em uma dock, ele poderá ter uma interface similar à da Ubuntu TV. Isto significa que o Ubuntu Phone OS será, também, um sistema operacional de televisão móvel.
Segundo Joseph Mills, desenvolvedor da Ubuntu TV, a equipe deste serviço está focada no celular, pois a TV rodará a mesma plataforma deste (QT/QML) e, com isto, ao conectar o aparelho em uma dock HDMI em uma televisão, você terá o Ubuntu TV funcionando integralmente também.
Ficou tentado a testar? Basta adicionar o repositório e instalar! O PPA disponível refere-se apenas ao Ubuntu 12.04. Para adicioná-lo, execute:
Skype é acusado de interceptar e gravar conversas de usuários ilegalmente
26 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaEm uma carta aberta, um grupo que inclui EFF, Greatfire.org e Repórteres Sem Fronteiras, emitiu sua opinião de preocupação em relação ao fato de o Skype estar, supostamente, mantendo arquivos de conversas feitas no programa sem a autorização dos usuários. Os signatários destacaram a necessidade de mais transparência da Microsoft em relação às políticas de confidencialidade dos bate-papos realizados com o software. Para comentar o assunto, um porta-voz da Microsoft disse: “estamos revisando a letra”, mas recusou-se a fazer mais comentários.
Em particular, a carta levantou questões sobre TOM-Skype, uma versão co-branded chinesa do software, que aplica um filtro de mensagens de texto e bloqueando automaticamente mensagens consideradas “inadequadas para a entrega.” Por causa da co-branding, TOM-Skype se parece e se comporta exatamente como a versão dos EUA do Skype, levando a preocupações de que os usuários podem não perceber que estão se comunicando através de servidores e protocolos chineses. O nível de vigilância do Estado sobre TOM-Skype permanece obscuro.
“Muitos jornalistas ou ativistas relataram para nós que suas comunicações do Skype foram interceptadas”, disse Grégoire Pouget dos Repórteres Sem Fronteiras, ao The Verge. “O problema é que os hábitos mudam muito lentamente.” Alternativas ao Skype, porém em código aberto e com encriptação já existem, como o Jitsi e Pidgin, mas a quantidade de usuários ainda é pequena em comparação com os 600 milhões de usuários do Skype.
O documento aberto, que está disponível na web no site SkypeOpenLetter.com, surge dias depois de o Skype foi revelado como uma plataforma para malwares bancários. O serviço também está enfrentando a forte concorrência de Google Voice / Talk e, mais recentemente, o Facebook Messenger, levando alguns a esperança a rivalidade vai trazer maior concorrência e inovação na frente de privacidade. Mas nenhum desses serviços estão amplamente disponíveis em todo o mundo. “As pessoas ainda não estão conscientes”, disse Martin Johnson, da Greatfire.org “, e a Microsoft não mudou-se para melhorar a situação, assim que publicar esta carta é muito importante.”
“Se nós podemos fazer Microsoft mover apenas uma polegada é tudo vale a pena.”
Via The Verge
Nexus 7 é lançado no Brasil por R$ 1.299
26 de Janeiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO Nexus 7, tablet desenvolvido pela gigante Google e fabricado pela Asus, começa a ser vendido no Brasil. Por enquanto, o site do Magazine Luiza é o único, entre os grandes varejistas, a oferecer o produto, na versão de 16 GB, custando R$ 1.299.
Importante ressaltar que o valor de R$ 1.299 reais é preço muito alto para o dispositivo. Nos Estados Unidos, o mesmo tablet é vendido a US$ 199, que convertido em reais beira a R$ 400. O preço americano representa menos de um terço do preço cobrado pelo Nexus 7 no Brasil.
O tablet possui tela de 7 polegadas com resolução de 1.280 x 800 pixels, protegida por um vidro ultra-resistente. É equipado ainda com chip Tegra 3 com quatro núcleos. Ele possui uma câmera frontal, para videoconferências, e tem conexões Wi-Fi, Bluetooth e NFC.
O Nexus 7 pesa apenas 340 gramas e tem bateria que dura 9 horas de reprodução de vídeo em alta resolução (HD). O produto roda a mais nova versão do Android, chamada de 4.1 ou Jelly Bean (o produto já pode ser atualizado para a versão 4.2 do Android). Nos EUA, o produto é vendido em duas versões: com 16 GB ou 32 GB de memória interna.
Fonte: IG Tecnologia