Projeto Gnome escolhe o Javascript como linguagem para suas aplicações
7 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaAplicativos do Windows a caminho do Android com a ajuda de port do Wine
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaUm port do software Wine para a plataforma Android está sendo trabalhado. É o que mostra uma exibição feita por desenvolvedor do Wine no FOSDEM, em Bruxelas.
Alexandre Julliard, o desenvolvedor original por trás do projeto do Wine para executar aplicações nativas do Windows em Linux e outras plataformas não-Microsoft, fez a apresentação muito breve do Wine no Android. Julliard continua a ser empregado pela CodeWeavers para trabalhar no Wine, devido ao seu interesse em seu sucesso de seu software comercial CrossOver (powered by Wine) para Linux e Apple OS X.
Depois de trabalhar com algumas questões iniciais na sua demo, Julliard silenciosamente mostrou Wine rodando em Android. No entanto, o desempenho foi terrivelmente lento. Os problemas de desempenho foram atribuídos por executar a aplicação o ambiente Android emulado, em vez de se exibir a implementação de um dispositivo real.
Detalhes (com fotos) da apresentação de Alexandre Julliard, podem ser conferidas aqui.
Com informações de Phoronix.
Lançado Calligra 2.6
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaVersão 2.6 da suíte de escritório Calligra foi lançado hoje.
Calligra 2.6 introduz o Calligra Author como um novo programa para autorar ebooks do conceito à publicação. Esta versão inicial do Calligra Author é bastante semelhante ao do editor de texto Calligra Words já que o aplicativo de criação de ebook foi derivado dele. Os formatos de Ebook atualmente suportados incluem EPUB2 e MOBI.
Como de costume, Calligra está se desenvolvendo muito rápido e há uma série de novos recursos anunciados. Esta é também a segunda atualização de características após o lançamento inicial do Calligra em abril do ano passado, o que significa que estamos nos aproximando de alguma forma da maturidade. A equipe usou uma parte significativa do tempo de desenvolvimento para solucionar problemas de usabilidade e falhas visuais.
Outros programas da suíte Calligra como Words, Sheets, Stage, e Flow receberam muitas melhorias também através do ciclo do Calligra 2.6. Para mais detalhes, veja as informações detalhadas sobre a suíte Calligra 2.6 em Calligra.org.
Ubuntu começa a ser distribuído em smartphones em outubro
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaDivulgado hoje relatório informando que o Ubuntu vai começar a ser lançado em smartphones a partir de outubro. É o que informa um relatório divulgado pelo Wall Street Journal, intitulado “Ubuntu Smartphone Shipping in October.” A postagem por Michael Hickins, o WSJ CIO Editor, cita comentários feitos por Mark Shuttleworth como para a primeira aparição de smartphones rodando Ubuntu em outubro.
Novos detalhes no artigo são escassos e não revelam quaisquer operadoras de celulares ou parceiros que planejam enviar um dispositivo com Ubuntu Phoone OS. De acordo com Mark Shuttleworth, “o novo sistema operacional para smartphones estará disponível em dois grandes mercados geográficos em outubro”, mas não especificou quais e apenas reafirmou que a América do Norte é um mercado chave para o Ubuntu Linux.
Uma estreia em outubro do primeiro smartphone com Ubuntu poderia ser presumidamente alinhada em torno do lançamento de – e em execução – do Ubuntu 13.10. Detalhes sobre Ubuntu Phone OS permanecem escassos desde seu anúncio no início de janeiro, enquanto o Ubuntu em telefones já está sendo falado desde 2011. Um preview para desenvolvedores de um Ubuntu otimizado para telefones deverá estar disponível até o final deste mês, e até agora os desenvolvedores do Ubuntu Phone mais têm usado o Google Nexus da Samsung como um dispositivo protótipo.
Com informações de Phoronix.
Lançado KDE Software Compilation 4.10
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaA comunidade KDE tem o orgulho de anunciar a versão 4.10 do KDE Plasma Workspaces, Applications and Development Platform, e entre eles, o KDE 4.10. Esta versão combina as mais recentes tecnologias, juntamente com muitas melhorias para levar usuários a coleção premier de Software Livre para uso doméstico e profissional. Os destaques do lançamento são apresentados abaixo. O anúncio completo tem mais detalhes e outras imagens.
Entre as principais novidades presentes no KDE Software Compilation 4.10, destacam-se:
- Melhorias no suporte a dispositivos móveis;
- Refinamentos visuais, com mais Workspaces Plasma sendo portados para Qt;
- Melhorias na usabilidade e performance de vários aplicativos KDE;
- Melhorias no Nepomuk;
- Suporte aos botões de menu na barra de títulos.
O framework Quick Qt foi implantado em muitos componentes Plasma Workspaces. Em geral, a estabilidade, consistência e facilidade de utilização foram consideravelmente melhoradas. Há melhorias e novos recursos em muitos dos elementos que compõem o Plasma Workspaces. O anúncio do lançamento do Plasma Workspaces 4.10 tem mais informações.
Kate, Konsole, Kopete e KDE PIM receberam melhorias substanciais. Picmi é um novo jogo de lógica (single player), e as mudanças foram feitas em muitos jogos do KDE para entregar mais suave jogabilidade. KTouch (o tutor de datilografia) passou por uma transformação e oferece uma experiência de aprendizado superior, melhor. Marble tem um novo espaço de visualização orbitador, juntamente com muitos outros acréscimos atraentes e melhorias. O anúncio das aplicações do KDE tem mais informações.
O gerenciador de arquivos Dolphin também tem recebido muitas correções, melhorias e novos recursos. A transferência de arquivos entre telefones e outros dispositivos móveis se tornou mais fácil com o suporte a dispositivos MTP, que aparecem no painel Locais. O tamanho dos ícones do painel agora pode ser alterado, e outras opções de usabilidade e acessibilidade foram adicionadas. O Dolphin agora tem a capacidade de informar o diretório atual e os arquivos para o gerente de Atividade (que é controlado em Configurações do Sistema).
Com informações de Kde.org
Raspberry Pi Modelo A lançado um ano depois
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaFaz quase um ano desde que o Pi Raspberry saiu, e talvez em alguma forma de celebrar, o Raspberry Pi Foundation anunciou que o modelo original A agora está finalmente à venda. O conceito original de US $ 25 para o Pi está ligado ao modelo A, que em comparação com o modelo B já lançado, é uma versão simplificada.
Para as economia de 10 dólares, a memória RAM foi reduzida para 256 MB. O atual modelo B conta com 512 MB. Agora há apenas uma porta USB, a porta Ethernet foi removida. Devido a isso, o modelo A consome cerca de um terço da energia do Modelo B, e você sempre pode estender a funcionalidade com um hub USB.
Novo modelo do Raspberry Pi consome 1/3 da energia e custa 28% a menos
O aspecto de economia de energia parece ser a maior vantagem para a economia, e, conforme apontado no anúncio oficial no blog, XBMC estava trabalhando muito bem no ano passado em 256 MB. Assim, com as configurações corretas, poderia-se ter um centro multimídia por apenas US $ 25.
Com informações da LinuxUser
Ouya anuncia que já tem data de lançamento e preço
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaO console de vídeo game Ouya, que rodará Android, já tem data de lançamento: 4 de junho nos Estados Unidos.
O produto, que já está em pré-venda, pode ser adquirido por 99,99 dólares. Neste valor já está incluído um controle. Caso o gamer quiser adquirir um segundo controle, terá que desembolsar 49,99 dólares, um valor razoavelmente alto se comparado ao valor do console, que também é de 49,99 dólares. A CEO do Ouya, Julie Uhrman, que falou recentemente com o Wall Street Journal, admite que o controle é caro, mas justifica: “A inclusão de um touchpad realmente faz o aparelho se destacar no mercado.”
Quem tiver interessem em adquirir um Ouya poderá comprá-lo em lojas online como Amazon, GameStop e Best Buy.
Para quem não acompanhou as notícias sobre o Ouya, vale destacar que ele foi exposto no Kickstarter em 10 de julho de 2012, pedindo 950 mil dólares para ser financiado. O projeto foi tão bem aceito pelos internautas que sua campanha arrecadou um total de 8,5 milhões de dólares.
Todas as 68 mil pessoas que financiaram o projeto receberão o console com exclusividade em março.
Entre as promessas de lançamentos de títulos Ouya, estão a franquia Final Fantasy e também outros jogos a serem divulgados pela Namco. Recentemente ocorreu uma maratona de games onde foram produzidos aproximadamente 150 novos títulos. Ao todo, 200 títulos estão previstos para Ouya.
Com informações: CVG
Disponibilizado Counter-Strike Source via Steam para Linux
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaCounter-Strike 1.6 para Linux foi lançado no final de janeiro, e agora esta versão foi disponibilizada em definitivo através do Steam.
Para aqueles que já possuíam o Counter-Strike Source ou está pensando em comprá-lo agora que ele está vindo para o Linux, basta abrir seu cliente Steam e procurar pelo título. O port nativo para Linux de Counter-Strike Source foi finalmente disponibilizado e se junta ao Team Fortress 2, Half-Life, Counter-Strike 1.6, e aos títulos que a Valve vem trazendo para o Linux.
Esperemos que o próximo será Counter-Stike Global Offensive e o resto do catálogo da Valve que se preparam para o lançamento do console baseado em Linux, a ser lançado ainda este ano.
Com informações: Phoronix
Bitcasa lança seu serviço de armazenamento infinito na nuvem
6 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaInfinito é uma palavra forte. Quando aliada a palavra armazenamento então, a coisa fica ainda mais polêmica. Mas é isso que o Bitcasa (que acaba de sair da fase beta) se propõe a fazer: fornecer um serviço de armazenamento de arquivos ilimitado. Desta forma, espaço, pelo menos baseando-se no que o Bitcasa se propõe a fornecer, não será mais problema.
Vale ressaltar que antes de sair desta fase beta, o serviço Bitcasa já oferecia espaço infinito para todos de forma gratuita. Agora, o plano pago custa US$ 10 mensais, valor ainda extremamente abaixo dos valores praticados por outros serviços similares. Só para se ter uma ideia, com esse valor, você consegue 100 GB no Dropbox ou 200 GB no Google Drive. Já no Bitcasa você teria “espaço infinito”. A oferta, sem dúvida alguma, é bastante tentadora, certo?!
O serviço está disponível globalmente, com os usuários desfrutando de armazenamento ilimitado, em qualquer lugar, incluindo backup automático (a empresa garante que mantém pelo menos três cópias de cada arquivo e permite também a restauração de diferentes versões de um arquivo, bem como a recuperação de arquivos excluídos), além de incorporar criptografia client-side.
O serviço fornece clientes para diversos tipos de dispositivos e sistemas operacionais. Tem versões disponíveis para Windows, Linux e OS X. Caso opte por fazer uso mobile, você existem versões para Android e iOS. Existe ainda uma extensão para o Google Chrome.
A conta gratuita dá direito a 10 GB de espaço. O plano pago, que oferece espaço ilimitado, custa US$ 10 por mês ou US$ 99 por ano. Durante este mês de fevereiro, o Bitcasa está oferecendo ainda um desconto especial, o que significa que você pode ter acesso por um ano a US $ 69
“Quando eu comecei esta empresa, eu falei sobre falhas de discos rígidos externos e as taxas exorbitantes para serviços de sincronização de arquivos limitados”, explica Gauda. “Eu acredito – e muitos de nossos usuários vão concordar – que, com o lançamento do Infinite Drive Bitcasa, discos rígidos estão mortos agora. Nossos clientes tem armazenado mais de 1,7 bilhões de fotos no Infinite Drive, e este é apenas o começo. Imagine um mundo onde gigabytes simplesmente não importa mais. Isso é Bitcasa “.
O serviço foi lançado em 2011, por ex-funcionários da Mastercard e do Mozy e é apoiado por investidores como Horizons Ventures, First Round, CrunchFund, Pelion Venture Partners, Samsung Ventures and Andreessen Horowitz.
Com informações da The Next Web
Como ser um programador acima da média
5 de Fevereiro de 2013, 0:00 - sem comentários aindaSer um programador acima da média não é tão difícil e tem alguns benefícios. Quando é a hora daquela avaliação anual, geralmente parecemos muito bons. A demanda por programadores está alta, e programadores acima da média tem melhores chances de novos trabalhos, promoções e novos projetos divertidos. E, praticamente qualquer programador pode ser acima da média. Você não precisa ser um RockStar talentoso (criador de uma linguagem) ou despejar sua existência na programação para chegar lá. Em minha experiência, é uma simples questão de hábitos.
Durante as últimas duas décadas de programação, eu venho tentando aprender os hábitos dos bons programadores à minha volta. Prestando atenção no que eles fazem de diferente. Eu tive a oportunidade de trabalhar com alguns RockStars e com outros programadores abaixo da média. Isto me fez traçar um paralelo e perceber as diferenças com mais facilidade.
Hábitos de um Programador Acima da Média
- Abraçe as mudanças. Você não precisa ser o cara que iniciou a mudança. Mas, abraçe-a e vá junto com ela. Olhe para internet há dez anos. Ou, olhe antes dos processadores multi-cores. A paisagem está sempre em mudança. Abraçe essa mudança.
- Não trabalhe muitas horas no seu trabalho diário. Nós só somos produtivos algumas horas por semana. E, nós encontrados inspiração e felicidade em muitas outras partes da vida. Quando estamos com a bateria cheia é mais fácil programar bem.
- Tenha um projeto de programação para mexer. Alguma coisa um pouco diferente do seu trabalho diário é algo divertido em “trabalhar”. Isto ajuda à vermos as coisas de um jeito diferente. Pense nisso desta forma. Um corredor de maratona que regularmente joga um basquete trabalha os músculos de maneiras diferentes. É divertido, é exercício, e mais.
- Aprenda Sem Parar. Isto vai junto com a abraçar a mudança. Quando eu comecei a programar eu usava Pascal em DOS. A Internet ainda era um sonho pra alguns. Muitas coisas de programação e técnicas que nós teremos daqui à 20 anos são sonhos pra muitos hoje. Haverá muito o que aprender.
- Invista um tempo para entender pequenos detalhes. Por exemplo, quando estiver desenvolvendo qualquer interface pra internet, existem coisas que você pode fazer para que o seu sistema/site carregue e execute mais rápido para o usuário final. Existem pequenas coisas como esta em todos os lugares na programação que nós podemos fazer que seja presente em nossos métodos regulares de programação.
Programadores de nível médio ou mesmo abaixo da média podem levar algum tempo para escrever testes, seguir padrões de codificação, documentar seu código, e outras coisas simples.Levar isso ao próximo nível é frequentemente apenas uma questão de alguns hábitos.
Original: http://engineeredweb.com/blog/be-better-than-average-programmer/
Por: Matt Farina
Fonte: http://blog.allanfreitas.com.br