Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Lançamentos

3 de Maio de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Lançamentos ou Edições anteriores da Revista Espírito Livre

Vem aí a câmera do Raspberry Pi

8 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

06-02-2013_Raspbebby-logo

Certamente, o Raspberry modelo A, não será o único novo componente de hardware que a Raspberry Pi Foundation irá lançar em 2013.

A Raspberry Pi Foundation, escreveu um post sobre o módulo extra que traz uma câmera para o Raspberry Pi. Segundo informa o post, valor aproximado deste módulo será de US$ 25. Ainda não existe uma data oficial de lançamento, mas pelo visto em breve estará disponível a venda.

O hardware para o módulo da câmera foi finalizado e está atualmente em fase de testes e alguns ajustes de desempenho.

A seguir fotos do novo módulo de câmera:

08-02-2013_raspberry-cam1

Créditos: http://www.raspberrypi.org

08-02-2013_raspberry-cam2

Créditos: http://www.raspberrypi.org

Para outros detalhes, basta visitar o site da Raspberry Pi Foundation.



Lançado openSUSE 12.3 RC1

8 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

08-02-3013_opensuse-logo

Com pouco mais de um mês para a chegada do openSUSE 12.3, os desenvolvedores anunciaram o primeiro release candidate desta popular distribuição GNU/Linux, que irá atualizar o ambiente KDE para o KDE 4.10, o GNOME 3.6 e um Kernel Linux 3.7.6. O pacote do kernel inclui uma série de correções de drivers e uma correção para um bug que o desabilitava o RC6 power saving após uma suspensão. A atualização também mostra a mudança do MySQL para o MariaDB implementada.

Bem como um grande número de correções desde o beta, há também um número de outras alterações. PackageKit é atualizado para a versão 0.8.7, onde foi reescrito para obter um melhor desempenho. Apper 0.8 também é reescrito em torno do PackageKit com a atualização de software notificador agora implementado como um Plasmoid. Um postfix atualizado corrige erros em ambas correspondências de padrões e suporte IPv6, WebYaST “finalmente funciona” no 12.3 nesta RC, mas precisa de mais testes, e Samba 3.6.12 está incluído, já que o Samba 4 perdeu o prazo para a inclusão.

Mais detalhes estão disponíveis no anúncio de lançamento. O Release Candidate pode ser baixado a partir da página de download do projeto.

Com informações da The H Online.



Microsoft ataca: Google vasculha seus e-mails para mostrar publicidade

8 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

08-02-2013_scroggled_610x448

A Microsoft lançou recentemente uma campanha nos Estados Unidos que tem como alvo a prática (de certa forma já é conhecida por muita gente) do Google de verificar todas as mensagens do Gmail para, com elas, vender propagandas, fazer dinheiro e direcionar anúncios, segundo a empresa, mais relevantes. A Microsoft, portanto, mais uma vez, ataca a este popular serviço de emails gratuito bastante conhecido e utilizado, principalmente aqui no Brasil.

A empresa, conhecida por ter sido fundada pelo atual milionário (e filantropo) Bill Gates, citou na última quarta-feira (6) um estudo que mostra que 70% dos consumidores não sabem que os grandes fornecedores de e-mail rotineiramente exercem a prática da leitura de seu e-mail pessoal para vender anúncios. Uma ampla maioria desaprovam a prática uma vez que nem sempre são informados, de acordo com um estudo da GfK Roper, encomendado pela própria Microsoft.

Segundo a Microsoft, ao contrário do Gmail, o Outlook.com não vasculha o conteúdo de e-mails dos usuários para mostrar anúncios. Resta saber se esta afirmação procede, porém. A campanha “Não seja Scroogled pelo Gmail” no Scroogled.com, da Microsoft, apresenta o Outlook.com como alternativa ao Gmail. A gigante Microsoft ofereceu uma prévia do Outlook.com em julho passado e disse que ele iria, eventualmente, substituir seu serviço de e-mail, o Hotmail, o que de fato aconteceu posteriormente. Hoje, temos portanto o Outlook.com disponível, no lugar do seu antepassado Hotmail.com.

A publicidade mantém o Google e muitos dos sites e serviços que a empresa oferece sem custo para o usuário. Importante ressaltar que tal medida também é utilizada por muitos outros sites e serviços da web, mesmo não sendo ligados ao Google. “Nenhum ser humano lê seu e-mail ou informações da sua conta do Google a fim de lhe mostrar anúncios ou informações relacionadas Um algoritmo automatizado determina quais anúncios são exibidos”, acrescentou o informe do Google.

Para completar, o Outlook.com espera levantar usuários insatisfeitos com o Gmail no que se refere às questões de privacidade, convidando os consumidores a participar de um abaixo-assinado no Scroogled.com que pede ao Google que pare bisbilhotar o e-mail de seus usuários para vender anúncios, segundo a Microsoft.

Com informações da ComputerWorld



Galeria de fotos do IV Fórum da Revista Espírito Livre

7 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A seguir estamos publicando uma extensa galeria de fotos do IV Fórum da Revista Espirito Livre.

O IV Fórum da Revista Espírito Livre aconteceu no dia 04 de outubro de 2012, nas dependências do campus da UCL, em Serra/ES.



Malware usa Android para infectar o PC e gravar conversas

7 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

07-02-2013_Android-logo

A Kaspersky Lab, empresa de segurança famosa por suas soluções de anti-vírus, firewall e malware, identificou recentemente o primeiro aplicativo malicioso para Android, que visa não somente atacar o smartphone em si, mas sim qualquer PC com Windows que seja posteriormente conectado a ele.

O aplicativo foi identificado no Google Play Store. Apesar de ser a loja oficial do Android, ela infelizmente ainda hospeda malwares, mesmo o com as diversas tentativas do Google em torná-la imune a estes problemas. Ao que parece o app tem como alvo, pessoas que falam ou utilizam o idioma russo; e se disfarça como um utilitário para limpeza de memória do smartphone. Ao baixar o app, ele se aloja no cartão de memória do smartphone e fica aguardando o dispositivo ser conectado a um computador com Windows. Quando este dispositivo é conectado no modo emulação USB (que identifica os smartphone ou celular como se fosse unidades de armazenamento), o Autorun do Windows, que tenta carregar o dispositivo e a unidade de armazenamento, se encarrega do resto. Esta técnica é amplamente utilizada por outros malwares e vírus.

Pelo visto, o primeiro propósito do código é gravar qualquer áudio detectado pelo microfone embutido da máquina, salvando-o em um arquivo que, posteriormente é encaminhado a um servidor em um formato criptografado. Este código malicioso pode também tem acesso total ao smartphone, mas essa pode ser uma atividade secundária.

“Genericamente falando, salvar o autorun.inf e um arquivo PE em um flash drive é uma das formas mais simples de distribuir malwares”, afirmou o pesquisador da Kaspersky Lab, Victor Chebyshev. “Ao mesmo tempo, fazendo isso por meio de um smartphone e, então, esperando por uma conexão com o PC é um vetor de ataque completamente novo.”

O fato do malware fazer uso do Autorun sugere fortemente que ele está deliberadamente procurando por vítimas que executam versões do Windows anteriores ao 7 – uma população em declínio em países como o Reino Unido e EUA, mas ainda notável em ex-repúblicas soviéticas.

O Google removeu os dois aplicativos associados ao ataque da loja online, mas não antes deles serem baixados por milhares de usuários.

Com informações da Techworld



Galeria de fotos do III Fórum da Revista Espírito Livre

7 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

A seguir estamos publicando uma extensa galeria de fotos do III Fórum da Revista Espirito Livre.

III Fórum da Revista Espírito Livre aconteceu no dia 27 de setembro de 2012, nas dependências do campus do IFES Colatina, em Colatina/ES.



Grandes universidades oferecem mais de 100 cursos online grátis

7 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

07-02-2013_cursos-online

Abaixo você encontra uma lista com mais de 100 cursos online gratuitos  oferecidos por grandes universidades de todo o mundo. A maioria desses cursos gratuitos oferecem “certificados” ou “declarações de conclusão.” Veja abaixo detalhes oferecidos por cada curso.

Os cursos são organizados por data de início. No final do artigo estão os cursos que pode ser iniciado a qualquer momento.

Detalhes dos cursos:

CC = Certificado de Conclusão
SA = Declaração de realização
CM = Certificado de Mastery
Certificado = C-VA, com variados níveis de realização
NI – Não há informações sobre Certificado Disponível
NC = Sem Certificado

Janeiro – 2013

Fevereiro – 2013

Março – 2013

Abril – 2013

Fonte: OpenCulture



Varejistas começam a vender tablet Nexus 7 no Brasil

7 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

nexus7_frenteverso-360px

As lojas de varejo aqui do Brasil começaram a vender, ainda de forma tímida e sem muito barulho na mídia, o Nexus 7, tablet do Google, que vem equipado com Android. O aparelho, que foi apresentado em junho do ano passado, é fabricado pela Asus e apresenta uma tela de 7 polegadas. A Asus já conhecida por utilizar GNU/Linux em diversos dos seus dispositivos a venda, além de ter sido uma das primeiras empresas a empregar uma distribuição GNU/Linux nos primeiros modelos de netbooks disponíveis no mercado.

Uma das primeiras lojas a mencionar o Nexus 7 é a Magazine Luiza. O anúncio começou a ser feito no dia 24 de janeiro, com preço de R$ 1,3 mil. Outra gigante do varejo, a Americanas.com, também já vende o tablet do Google na sua loja on-line pelo mesmo preço.

Fast Shop, Fnac, Wal-Mart e a Saraiva, também anunciaram o projeto porém não contam com previsão de entrega.

A versão do Nexus 7 que está sendo disponibilizada pelas lojas nacionais tem 16GB de espaço de armazemaneto e  conexão Wi-Fi. O modelo apresentado não traz 3G. Ele também é equipado com processador Tegra 3 de 1.3 GHz com quatro núcleos, 1 GB de memória RAM e uma autonomia de 9 horas de bateria. O Nexus 7 pesa 340 gramas e tem resolução de tela de 1280×800 pixels.

Uma dos questionamentos que estão sendo feitos, refere-se não ao hardware do projeto mas sim ao preço praticado no Brasil. O Nexus 6, apenas com acesso à rede Wi-Fi, é vendido nos EUA em dois modelos: de 8 GB (por US$ 200) e de 16 GB (por US$ 250). Em outubro do ano passado, a gigante Google anunciou uma nova versão do Nexus 7, com conexão à rede 3G e memória de 32 GB, comercializada por US$ 300. Os valores estão muito abaixo dos valores praticados por aqui.

 



Instalando o KDE 4.10 no Ubuntu/Linux Mint e derivados

7 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

30-10-2013_kde-logo

Para instalar a última versão do KDE in Ubuntu 12.10/12.04 ou /Linux Mint 13 /14, abra o Terminal (Press Ctrl+Alt+T) e execute os comandos a seguir:

  • sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get install kubuntu-desktop

Se você já tiver o KDE instalando em seu computador, então siga os comandos abaixo para atualizar:

  • sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get upgrade

Isto é tudo. Agora divirta-se com o KDE.



Lançado LibreOffice 4.0

7 de Fevereiro de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

07-02-2013_libo40-lancamento

The Document Foundation anuncia o LibreOffice 4.0, a suíte livre para escritório que a comunidade tem sonhado desde 2001. O LibreOffice 4.0 é o primeiro lançamento que reflete os objetivos imaginados pela comunidade desde o seu surgimento, em setembro de 2010: uma base de código mais limpa e enxuta, um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente.

LibreOffice 4.0: Uma comunidade em ebulição

Em menos de 30 meses, o LibreOffice cresceu dramaticamente e tornou-se o maior projeto de software independente, livre e focado em produtividade para o desktop do usuário final. A governança comunitária da The Document Foundation e a licença copyleft foram fundamentais para atrair o interesse de mais de 500 desenvolvedores – 75% voluntários independentes – que foram capazes de contribuir com mais de 50 mil comentários e correções do código.

O código fonte resultante é agora muito diferente do seu original. Com milhões de linhas de código adicionadas e removidas, com novos recursos, com bugs e regressões resolvidas, com a adoção do estado da arte em programação C++, com a substituição evolutiva de ferramentas de desenvolvimento, com o abandono dos métodos obsoletos e das bibliotecas antigas, e com a tradução de mais de 25.000 linhas de comentários do Alemão para Inglês, ficamos com um código fonte bem mais fácil de entender facilitando e gratificando sobremaneira a chegada de novos membros da comunidade.

“O LibreOffice 4.0 é um marco na interoperabilidade e uma excelente base para o nosso trabalho contínuo para melhorar a interface do usuário”, explica Florian Effenberger, Presidente do Conselho de Administração. “Nosso projeto não só é capaz de atrair novos desenvolvedores regularmente, como também cria uma plataforma transparente de cooperação baseada na forte ética de Software Livre, onde os desenvolvedores profissionais patrocinados e o trabalho voluntário dos desenvolvedores independentes estão alinhados com os mesmos objetivos.”

LibreOffice 4.0: Participação do Brasil

“Esta versão insere em definitivo a comunidade brasileira no desenvolvimento do LibreOffice” afirmou Olivier Hallot, integrante do Conselho de Administração da The Document Foundation. “Só temos a agradecer a participação do Marcos Souza, Ricardo Montania, José Guilerme Vanz, Rodolfo Ribeiro Gomes na limpeza do código e na implementação de novos recursos, a Gilvan Villarim pela tradução do LibreLogo, Raimundo Moura e equipe na implementação do corretor gramatical LightProof e muitos outros que nos ajudaram a tornar o LibreOffice um produto atualizado para o público brasileiro”, completou.

LibreOffice 4.0: Novos recursos

LibreOffice 4.0 oferece muitas novas características, relacionadas nesta página: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/novos-recursos/libreoffice-4-0

  • Integração com conteúdo e sistemas de gerenciamento de documentos – incluindo o Alfresco, IBM FileNet P8, Microsoft Sharepoint 2010, Nuxeo, OpenText, SAP NetWeaver Cloud Service e outros - através do padrão CMIS
  • Uma melhor interoperabilidade com DOCX e documentos RTF, graças a várias melhorias e novas funcionalidades, como a possibilidade de importação de anotações “à mão” e anexar comentários para intervalos de texto.
  • Possibilidade de importar documentos do Microsoft Publisher, e melhoria adicional de filtros de importação do Visio com a adição da versão 2013 (recém-anunciada).
  • Outras melhorias incrementais na interface, incluindo a integração com temas do Firefox (chamados de Personas), para dar uma aparência personalizada ao LibreOffice.
  • Nova técnica de programação para as caixas de diálogo, facilitando redimensionar e ocultar elementos, e reduzindo a complexidade do código. Servirá também como base para a inovação da interface do usuário.
  • Cabeçalhos e rodapés diferentes na primeira página de um documento do Writer, sem a necessidade de um estilo de página em separado.
  • Muitas melhorias de desempenho na planilha Calc, além de novas funcionalidades, tais como exportação de gráficos como imagens (JPG e PNG) e novas funções de planilhas, conforme as especificações do ODF OpenFormula.
  • Primeira versão do controle remoto de uma apresentação do Impress feita por telefones Android. Por enquanto somente disponível para versões Linux das principais distribuições (a segunda versão virá em breve para todas as plataformas: Windows, MacOS X e todas as distribuições Linux e pacotes binários)
  • Melhorias significativas de desempenho, ao abrir e salvar vários tipos de documentos, incluindo grandes planilhas ODS, planilhas XLSX e arquivos RTF.
  • Melhorias no modo de contribuição ao código graças ao Gerrit: Um sistema de revisão de código baseado na Web que facilita o uso do sistema de controle de versão chamado Git, para controle de projetos (embora este sistema não seja específico do LibreOffice 4.0, ele foi introduzido na fase de produção, antes do ramo 4.0).

LibreOffice 4.0: “Segredos” da nova versão

Há uma série de correções e melhorias, principalmente do interesse para os desenvolvedores:https://wiki.documentfoundation.org/ReleaseNotes/4.0#API_Changes

Mantivemos uma excelente compatibilidade retroativa para as extensões legadas, reforçando o compromisso da The Document Foundation em ser mais pró-ativa para a evolução da APIs UNO, com mais funcionalidades a serem substituídas, e eventualmente removidas, no devido tempo e de acordo com o ciclo de lançamentos semestrais, para toda a série dos lançamentos do LibreOffice Versão 4.x.

Durante os últimos sete meses, desde o ramo do LibreOffice 3.6 e durante o ciclo de desenvolvimento do LibreOffice 4.0, os desenvolvedores fizeram mais de 10.000 comentários e correções. Em média, um comentário ou correção a cada 30 minutos, incluindo fins de semana e período de férias: Um testemunho ainda mais extraordinário da vitalidade do projeto.

Como baixar o LibreOffice 4.0?

O LibreOffice 4.0 pode ser baixado imediatamente disponível para download a partir do seguinte link:http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/.

As extensões para o LibreOffice estão disponíveis no seguinte link:http://extensions.libreoffice.org/extension-center.

Com informações: LibreOffice Brasil Blog



Tags deste artigo: edições revista livre ebook