A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançada edição n.11 da Revista Espírito Livre!
1 de Março de 2010, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #011 - Fevereiro 2010
Carnaval. Um período que agrada a alguns e desagrada a outros. São momentos de alegria, descontração e até bastante culturais, desde que vividos com sabedoria e responsabilidade. Nessa edição do mês da folia, praticamente não traremos muita coisa referente a festividades, aliás, nada. Entretanto, para alegria da galera, esta edição está recheada de muita informação em matérias inéditas e exclusivas.
A matéria de capa vem trazendo a computação gráfica como um aliado ao software livre. Este gênero de software encontra na liberdade um terreno fértil, com muitas ferramentas de qualidade e facilmente disponíveis. Como entrevistados teremos Martin Nordholts, desenvolvedor do projeto Gimp, que esclarece diversos pontos sobre as novas versões do popular editor de imagens. Vitor Balbio é outro entrevistado, que explica com clareza seus projetos, dentre eles o Ruínas. Além destes, Alexandre Oliva, que participa da Free Software Foundation Latin América, nos concedeu uma entrevista esclarecendo seu ponto de vista sobre um evento bastante popular que acontece no próximo mês: o FLISOL, o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre, que acontece em diversas cidades das Américas. Além do FLISOL, conversamos com Fernanda G Weiden, da Free Software Foundation Europa, sobre o Document Freedom Day, evento que acontece simultaneamente em todo o mundo.
Ainda sobre o assunto de capa, Carlos Eduardo, o Cadunico, apresenta uma matéria bem ampla apresentado diversas ferramentas sobre o tema proposto. Karlisson Bezerra, responsável pela famosa tirinha “Nerson Não Vai A Escola” também assina uma matéria comentando sobre a produção de tiras utilizando software livre. Jomar Silva e Leandro L. Parente atacam com duas matérias bem interessantes sobre multimídia. Diversas ferramentas são apresentadas e discutidas. Relsi Hur Maron continua com sua série de artigos sobre Joomla. Patrick Amorim traz a primeira parte de um artigo sobre perícia forense utilizando GNU/Linux. Jorge Augusto continua seus com seus artigos sobre empregabilidade enquanto Hailton Lemos apresenta uma perspectiva interessante mostrando como a biologia está inspirando a informática. Tem matéria sobre reciclagem digital, moodle, jailbreaking e muito mais.
Já estamos caminhando rumo ao nosso primeiro aninho… É, algo que podemos dizer bem complicado em se tratando das circunstâncias que permeiam a comunidade num geral. Pensando nisso, estamos preparando surpresas a partir da edição nº 13. Aguardem!
Vocês vão perceber que a agenda está apresentando pouquíssimos eventos nos últimos meses. Pois então, conforme o ano vai tomando forma ao longo dos meses, os eventos vão aparecendo. Sabe-se que o primeiro semestre é um período fraco em eventos, porém conforme formos sabendo, vamos publicando-os.
Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram de forma indescritível para que mais uma edição da Revista Espírito Livre. Sem estes essa edição não seria possível. Agradecimentos também aos nossos leitores que nos injetam de ânimo todos os dias. Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista http://revista.espiritolivre.org.
Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre.
Revista Espírito Livre: "Um site de rede social para a comunidade software livre do Brasil"
21 de Fevereiro de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
]
Com o tema "Comunidades e Movimentos Livres" a edição número 8 da revista Espírito Livre foi lançada no dia de 14 novembro de 2009. É a segunda edição da revista que trouxe umacolaboração minha. Dessa vez, falei sobre a rede social Software Livre Brasil, seu lançamento, missão, funcionalidades e sobre a sua especialização (rede em software livre para a galera do software livre). Veja um trechinho:
"O lançamento da rede ocorreu em Salvador, no evento III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival de Software Livre da Bahia em maio de 2009, com a presença de Sady Jacques representando a ASL. Para Antonio Terceiro, integrante das equipes de desenvolvimento da plataforma e de organização do evento, a importância está em “modernizar o antigo portal softwarelivre.org, transformando-o numa rede social com vida própria” e ainda em “mostrar a viabilidade de serviços web com código livre”, além de servir para demarcar a relevância dos eventos na agenda nacional e a atuação baiana no cenário de desenvolvimento de softwares livres."
Para quem ainda não baixou esta edição, visite o site da Revista Espírito Livre e veja a matéria completa que se encontra nas páginas 35 a 37 e demais textos.
Depois, é só esperar pelas novas edições.
Lançada edição n.10 da Revista Espírito Livre!
31 de Janeiro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #010 - Janeiro 2010
Já está se tornando rotina a correria das edições da Revista Espírito Livre, bem como esta seção, um desabafo. O ano de 2010 começou quente, em todos os aspectos! Novas ideias pipocam a todo momento, novas possibilidades, novos projetos e parcerias. Não apenas para a publicação, mas pessoalmente e profissionalmente a todos nós. Esperemos que este novo ano seja melhor 2009 e pior que 2011, e que todos os desejos que almejamos se tornem realidade conforme o ano cria um corpo e caminha.
Esta edição de janeiro da Revista Espírito Livre traz em sua capa o tema Diversão Livre, e tenta apresentar aos leitores, experiências, situações e cases onde temos licenças livres propiciando diversão, softwares livres possibilitando a muitos se divertirem, enfim, estas tentamos mostrar que estas duas palavras, em nosso universo, podem conviver pacificamente, criando uma harmoniosa relação. A entrevista internacional tras Adrian Henke, um desenvolvedor de software que mora na Suiça e que está a frente do AssaultCube, um pequeno notável game de tiro em primeira pessoa, que faz milagre em pouco mais de 40 MB, seja nos gráficos, jogabilidade e outros aspectos. Merece toda nossa atenção.
Para rechear esse assunto tão envolvente convidei outros colegas da comunidade e amigos para contribuirem com seus relatos e materiais, o que resultou em um rico acervo como poderão perceber. Franzvitor Fiorim fala sobre Jubler, um software para legendar filmes e outros vídeos, Salvador Lucas mostra um cenário macro das possibilidades de diversão através de games de código aberto, Mônica Paz fala sobre como tantas vezes nos divertimos com conteúdos disponibilizados em Creative Commons e que às vezes nem nos damos conta. Arnaldo Barreto descreve rapidamente a utilização de tecnologias abertas no filme 2012, lançado recentemente, enquanto o nosso bardo se apresenta em dose dupla! João Marcello fala sobre um assunto importante e que poucos dão importância: aterramento. Ele descreve de forma irreverente os vários tipos de aterramento que encontramos por aí, descrevendo suas principais peculiaridades.
Luiz Eduardo Borges fala sobre o lançamento de seu livro: Python para Desenvolvedores – 2ª edição, enquanto Jomar Silva nos dá dicas de como errar menos na hora de comprar um smartphone. Cezar Taurion traça um panorama geral sobre o que foi discutido no ano de 2009 em seus artigos aqui na Revista Espírito Livre, enquanto Alexandre Oliva utiliza da mitologia grega para nos apresentar um conto bastante contemporâneo. Eliane Domingos e Igor Morgado também se juntaram a nossa equipe a partir dessa edição, o que vem a acrescentar ainda mais à publicação.
Tantos outros contribuíram de forma ímpar para que mais uma edição da Revista Espírito Livre pudesse estar aqui e agora, à sua frente, trazendo toda essa fonte de informação. Deixo meu contínuo agradecimento a todos que participaram da edição, seja de forma direta ou indireta.
A seção Agenda ainda continua pouco volumosa, principalmente por estarmos em uma período de poucos eventos em nosso país.
Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista.
Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre. O meu sincero agradecimento e que venha 2010!
Lançada edição n.9 da Revista Espírito Livre!
17 de Dezembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaRevista Espírito Livre - Ed. n #009 - Dezembro 2009
Ah! Dezembro chegou, e com ele a reta final de mais um ano. 2009 vai ficando para trás já deixando um gostinho de quero mais em diversos aspectos. Foi um ano movimentado para várias empresas que atuam no mercado de código aberto. Muitas novidades surgiram, código foram abertos, detalhes revelados, documentações liberadas. O próprio lançamento da Revista Espírito Livre neste ano de 2009 foi, é e será motivo de alegria, para mim e para todos que nos acompanham mês após mês.
Pegando o embalo das comunidades de software livre, este mês temos em nossa capa como tema principal as redes sociais, atualmente tão difundidas e utilizadas pela maioria dos internautas e usuários de computador. Nossa entrevista não poderia ser diferente e acompanha o tema. Conversamos com Vicente Aguiar, membro da equipe do Noosfero, plataforma que reune em um só lugar rede social, comunidades e afins. Vários projetos estão aderindo ao código do Noosfero e a rede do popular SoftwareLivre.org é uma delas.
Jomar Silva fala sobre os 10 cuidados que devemos tomar em redes sociais, fazendo assim um alerta aos desavisados ou marinheiros de primeira viagem. Walter Capanema, por outro lado, mostra aos leitores o que fazer, se algum dia alguém clonar o seu perfil em uma rede social.
Uma dupla de “Eduardos”, toma conta da seção sobre gráficos! Luiz Eduardo fala sobre o formato SVG, apresentando suas vantagens e utilização em softwares, enquanto Carlos Eduardo, o Cadunico, fala sobre a criação de tecidos no Inkscape, um software que, por padrão, utiliza o formato SVG. Se tivessem combinado não teria dado tão certo
Nilton Pessanha, que nas primeiras edições foi o responsável pelas capas da Revista Espírito Livre, faz um convite aos leitores, através de sua matéria sobre o uso de programas de simulação em educação e treinamentos. Já Fernando Leme retorna nesta edição falando sobre tecnologia da informação e escolhas políticas, passando pelo conceito de commons e o software apartidário.
Cárlisson Galdino, continua com mais um episódio da Warning Zone, enquanto Clayton Lobato nos mostra um pouco mais sobre o sistema Braille de escrita e leitura, descrito por ele como o mais lindo e colaborativo dos projetos. Lázaro Reinã, que era responsável pelas matérias sobre a Linguagem Lua, fala um pouco sobre podcast, sua mais nova mania! João Marcello, que na edição nº 8 da Revista Espírito Livre apresentou um case bem interessante sobre o “teco” de informática, traz nessa edição um complemento ao artigo original, onde ele relata os 10 mandamentos do usuário, igualmente interessante.
Vocês vão perceber que a agenda está apresentando pouquíssimos eventos para o mês de dezembro e janeiro. Curioso, mas facilmente explicável, estes dois meses trazem poucas opções quanto a palestras, workshops e eventos da área de TI. Entretanto, fechamos a edição com uma bela mensagem de fim de ano!
Continuem nos acompanhando pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, pois em breve novas promoções estarão por aqui! Também fiquem atentos ao site oficial da revista [http://revista.espiritolivre.org], onde sempre tem novidade.
Agradecemos a todos que não foram citados acima e continuamos com o nosso convite aos leitores para participarem do processo de criação da revista, seja divulgando, escrevendo ou revisando. Se quiser saber como ajudar, basta entrar em contato. Boas Festas e nos vemos no mês que vem, já em 2010!