A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Rede Social baseada em Noosfero é premiada no Japão
16 de Setembro de 2013, 15:02 - sem comentários aindaUm ambiente pedagógico que usa o Noosfero para promover a interação de professores e estudantes de pelo menos dez países foi premiado com o “Excellent Workshop Award” do Canvas Workshop Collection, evento realizado em 2012 no Japão. É o World Museum Project, rede coordenada pelo professor japonês Yoshiro Miyata com a proposta de estimular o poder criativo e a liberdade de expressão de crianças e adolescentes.
Segundo Miyata, World Museum Project é uma “rede mundial de pessoas interessadas em atravessar fronteiras culturais e geracionais para criações colaborativas que possam ampliar visões e aumentar paixões”. Reúne usuários do Japão, Austrália, Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Rússia, Grécia, Espanha, Estados Unidos, Honduras, entre outros países.
Com ferramentas básicas de criação, a rede permite o desenvolvimento de diferentes tipos de projetos, como animações, obras de arte e histórias. Tudo de forma compartilhada e conectada para propiciar um ambiente de aprendizagem criativa.
Com informações da Colivre.
CGI.br reúne-se com a Presidenta da República
16 de Setembro de 2013, 13:33 - sem comentários aindaO Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br participará às 17h de hoje (16/09) de uma reunião em Brasília com a excelentíssima senhora Presidenta Dilma Rousseff. O encontro tem o intuito de expressar o apoio do CGI.br ao pedido de urgência feito pela presidenta à aprovação imediata do Marco Civil da Internet pelo Congresso Nacional de acordo com o texto proposto pelo Deputado Federal Alessandro Molon em seu relatório de julho de 2012, também apoiado pelo CGI.br.
Durante o encontro, os Conselheiros do CGI.br, representando o governo, o terceiro setor, o setor empresarial e o setor acadêmico, ressaltarão o benefício geral que o Marco Civil trará aos brasileiros, especialmente em referência aos temas relativos à privacidade, a neutralidade da rede e a correta atribuição de responsabilidades na prestação de serviços e uso da Internet no Brasil. Neste sentido, o Marco Civil mantêm consonância a um dos principais resultados da atuação do CGI.br, a aprovação em 2009, por consenso de seus conselheiros, dos dez “Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil“.
Além do apoio ao Marco Civil da Internet e sua urgência de aprovação pelo Congresso Nacional, o encontro debaterá também o apoio ao modelo multissetorial de Governança da Internet no Brasil.
A Presidenta Dilma Rousseff receberá os Conselheiros do CGI.br e também estão previstas as presenças dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, da Justiça, José Eduardo Cardozo, das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, do Advogado-Geral da União, Luis Inácio Lucena Adams e da Ministra Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.
Com informações da Assessoria do CGI.Br.
Evento: VI Encontro Nacional do Grupo Interlegis de Tecnologia
16 de Setembro de 2013, 11:43 - sem comentários aindaO GITEC (Grupo Interlegis de Tecnologia) é uma Comunidade de Prática com mais de 800 membros que trabalham de forma colaborativa, suportada pelo Programa Interlegis e voltada ao uso da tecnologia e do software livre no Legislativo.
O Encontro do GITEC é um evento que ocorre anualmente em Brasília (DF), na sede do Interlegis, e que tem por princípio materializar todo o intercâmbio tecnológico e os relacionamentos que são realizados virtualmente, além de promover a atualização tecnológica dos participantes, através de palestras, espaços abertos, palestras relâmpagos, minicursos e mesas redondas.
De 25 a 27 de setembro de 2013.
Auditório Senador Antônio Carlos Magalhães.
Sede do Programa Interlegis – Anexo E do Senado Federal.
Brasília – DF
Mais informações em http://colab.interlegis.leg.br/wiki/VIEncontroGitec
Maratona Hacker Câmara dos Deputados
16 de Setembro de 2013, 11:40 - sem comentários aindaHackathon – Maratona Hacker implica a organização de um concurso de aplicativos voltados à utilização dos dados legislativos e parlamentares.
O concurso é organizado pela Câmara dos Deputados em parceria com o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), conforme extrato de Acordo de Cooperação N. 2012/054.0, publicado no D.O.U. de 26 de abril de 2012. Também conta com o apoio da Esaf.
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento de projetos que visem ao aumento da transparência na divulgação de informações públicas por meio de tecnologias digitais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Transformar informações de interesse público em soluções web que visem a melhoria do processo legislativo e o aumento da transparência na divulgação do trabalho parlamentar na Câmara dos Deputados.
-Mobilizar a sociedade na busca de melhorias do processo legislativo e do trabalho da Câmara dos Deputados.
PÚBLICO-ALVO
Programadores, desenvolvedores e inventores em geral, brasileiros e ter idade igual ou superior a 18 anos no momento da inscrição.
INSCRIÇÕES
De 02 a 20/09/2013, até 23h59 (horário oficial de Brasília
Ficha de Inscrição
REALIZAÇÃO DO EVENTO
De 29 de outubro a 1º de novembro de 2013, no Salão Verde da Câmara dos Deputados
PREMIAÇÃO
Os 3 (três) projetos vencedores do Hackathon receberão prêmios em dinheiro patrocinados pelo Sindilegis. Cada um dos três projetos vencedores receberá um prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
REGULAMENTO
Veja o regulamento completo.
Dúvidas sobre o Hackathon? Clique no link.
FÓRUM
Quer saber mais sobre o Hackathon? Participe do fórum! Mais informações no site do evento.
Olho Neles! – transparência e monitoramento do uso de dinheiro público em MG
16 de Setembro de 2013, 0:12 - sem comentários aindaO projeto Olho Neles! é mais uma iniciativa hacker de aproveitamento de dados abertos e transparência que busca dar facilidades ás cidadãs e aos cidadãos para o monitoramento do uso do dinheiro público. Voltado para o estado de Minas Gerais, o site informa sobre os gastos dos parlamentares no exercício da função através das verbas indenizatórias. Estas devem ser gastos comprovados até 20 mil reais mensais e podem ser utilizadas para o ressarcimento do dinheiro usado para o abastecimento de veículos com combustível, participação em eventos, materiais de informática, etc.
Os dados sobre as verbas indenizatórias são recolhidos do site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a informação é apresentada por parlamentar, por tipo de gasto, por partido e por fornecedor.
É interessante citar que o sistema, denominado de Montanha, é um software livre, o que viabiliza a sua utilização em outros projetos. Mas o próprio Olho Neles! possui expectativas de ter alcance nacional.
Para mais informações acesse: http://olhoneles.org/