A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Falha de segurança colocou 200 milhões de usuários do WhatsApp em risco
10 de Setembro de 2015, 11:10 - sem comentários aindaUma falha na versão web do WhatsApp colocou 200 milhões de usuários que utilizam o serviço em risco e à mercê de fraudes eletrônicas. De acordo com a empresa especializada em segurança da informação Check Point, a vulnerabilidade no serviço de mensagens foi exclusiva da versão web, utilizada em computadores.
O bug permitia que hackers enganassem usuários com programas maliciosos, como ransomware, que é utilizado para dar controle de computadores aos criminosos permitindo que eles possam extorquir as vítimas.
O WhatsApp foi notificado sobre o problema no dia 21 de agosto e, dias depois, disponibilizou um patch para solucionar a falha. Assim, é recomendado que os usuários façam a atualização de suas versões para que fiquem longe desse problema. A versão atualizada com o patch é a v0.1.4481.
De acordo com a Check Point, o problema foi causado devido a maneira como o software lida com o envio de contatos no formato vCard (ou cartão virtual). Esse sistema permitiu que os hackers enviassem vCards falsos com programas maliciosos camuflados levando os usuários a clicarem na ameaça e infectassem seus computadores. “Tudo o que um atacante precisava fazer para explorar a vulnerabilidade era enviar ao usuário um vCard aparentemente inocente contendo código malicioso”, explicou o gerente de pesquisa de segurança da Check Point, Oded Vanunu.
Mark James, funcionário da ESET, afirmou que o WhatsApp possui brechas que permitem que os hackers explorem números de telefones e contatos para enviar programas maliciosos com relativa facilidade. “O WhatsApp é uma plataforma cruzada para o envio de mensagens instantâneas, então a chance de alguém abrir um vCard é bem grande”, explicou.
A versão do WhatsApp para computadores, que funciona a partir de um navegador, é utilizada por cerca de 200 milhões de usuários no mundo todo. Considerando a quantidade de usuários que utilizam também o aplicativo em smartphones, o número salta para 900 milhões, volume expressivo que desperta a atenção de cibercriminosos.
Com informações de Check Point e Canaltech.
Criador do Popcorn Time revela sua identidade
10 de Setembro de 2015, 11:08 - sem comentários aindaO Popcorn Time chegou ao mundo há cerca de um ano e meio e causou um bom impacto no universo do compartilhamento de arquivos de forma ilegal. Isso porque ele transforma o download de um filme via torrent em uma transmissão tão simples quanto assistir a um vídeo no YouTube ou na Netflix.
Há algum tempo, seu criador original — conhecido apenas pelo pseudônimo Sebastian — resolveu encerrar o projeto, que foi continuado por outro grupo. Nesta quarta-feira (9), Sebastian oficialmente saiu da clandestinidade e revelou a sua identidade ao público. Ele é, na verdade, o designer argentino Federico Abad, de 29 anos.
Em entrevista para o site holandês DN.no, ele revela sua verdadeira identidade e também as razões que o levaram a criar e, posteriormente, abandonar o projeto.
Internet lenta, atrasos no cinema e mais praticidade
Na entrevista, Abad revelou que suas principais motivações para criar o Popcorn Time foram as baixas velocidades de conexão com a internet no país vizinho e também as estreias atrasadas dos filmes na Argentina em relação ao seu lançamento original.
“Aqui na Argentina as velocidades de internet são muito lentas. E os filmes estão chegando bastante atrasados ao cinema, até meio ano depois de estrearem nos Estados Unidos”, revela.
Além disso, a ideia de facilitar o acesso aos conteúdos disponíveis via torrent também foi um dos fatores que levaram o designer a investir tempo e esforços na ferramenta. “Se você sai com uma garota, não pode dizer ‘ei, vamos ver este filme’. Você precisa começar a baixar o filme com um dia de antecedência. Pensei que isto seria uma solução melhor”, comenta.
E um dos principais alvos desta praticidade seria as pessoas leigas, que não têm conhecimento necessário para dominar as ferramentas de torrent. “Era tudo muito direcionado aos especialistas. Minha mãe não conseguiria usar. Ela não poderia apenas clicar e assistir a um filme que ela quisesse”, comenta Abad.
“Quando estou desenvolvendo algo, ela é meu estudo de caso. Se ela não consegue usar, ninguém consegue. A ideia toda era que você deveria ser capaz de ver um filme clicando apenas duas vezes”, complementa.
Chamando a atenção dos grandes
No início, o Popcorn Time chamou a atenção de desenvolvedores, que começaram a colaborar no projeto junto de Federico Abad. Em pouco tempo, porém, o destaque do aplicativo atraiu a atenção do público, que foi o grande responsável pela propaganda do software. Tanta atenção assustou os desenvolvedores e o criador da ferramenta se viu sozinho mais uma vez.
“O projeto ganhou tanta atenção que os desenvolvedores enlouqueceram. Eles disseram ‘isto se tornou muito grande para nós’. Toda a equipe principal [de desenvolvimento] saiu fora e eu fiquei sozinho”, conta o designer.
Foi aí que Abad iniciou contato com outros desenvolvedores ao redor do planeta. Em pouco tempo, havia mais de 100 pessoas envolvidas no desenvolvimento e manutenção do software, com todo mundo trabalhando a partir de várias partes do mundo.
Mas tudo isso começava a ter um preço. A dedicação excessiva de Abad e de outros desenvolvedores passou a ter influência negativa em suas vidas pessoais. Após passar noites em claro trabalhando em torno do projeto, muitos programadores tinham problemas de concentração ao longo do dia em seus trabalhos. A namorada de Federico o deixou após se sentir abandonada.
Oportunidade para ganhar dinheiro (rejeitada)
Um dos pontos mais interessantes da entrevista de Abad diz respeito às ofertas indecorosas que ele recebeu enquanto estava à frente do Popcorn Time. Criminosos faziam contato para que eles instalassem malwares junto ao programa, oferecendo uma boa quantia para isso.
“Houve muitas ofertas de negócios criminosos. Eles diziam que nós poderíamos ganhar até US$ 10 mil em uma semana. Eles ofereceram nos pagar US$ 5 toda vez que alguém instalasse um spyware ou malware que modificasse os anúncios [da web] de uma maneira que os favorecesse”, revela Federico.
Nada disso, porém, foi realizado pelo Popcorn Time. “Nós rejeitamos todas as ofertas. Nós não estávamos fazendo isso por dinheiro. Apenas queríamos oferecer um serviço bom, não algo que arruinasse as máquinas das pessoas”, garante.
O Grande Irmão observa você
Era só questão de tempo para que os problemas legais começassem a surgir, e os responsáveis pelo programa sabiam disso. Apesar de todos os seus esforços para se manterem sob anonimato, eles notaram que seus perfis no LinkedIn receberam a visita de um advogado dos estúdios Warner.
“Nós não sabemos como, mas ele conseguiu nos rastrear. Estávamos por fora. Pensamos que isso era uma tática de amedrontamento e ficamos assustados, pois nenhum de nós estava mais no anonimato. Eles sabiam onde nós trabalhávamos e vivíamos”, lembra Abad.
Foi aí que em, em 14 de março de 2014, ele e os demais programadores envolvidos no Popcorn Time resolveram abandonar o barco pirata. Mas, em vez de encerrar as atividades do programa, eles apenas ofereceram para que a comunidade continuasse com o seu desenvolvimento — atualmente, os herdeiros de Abad podem ser encontrados em popcorntime.io.
Atualmente, sem arrependimentos, Abad volta à sua vida normal. Ele até pode ser encontrado nas redes sociais, como Instagram e Twitter.
Com informações de DN.no, TorrentFreak e Canaltech.
Nova tecnologia 5G pode deixar a internet 50 vezes mais rápida
9 de Setembro de 2015, 13:34 - sem comentários aindaA operadora norte-americana Verizon anunciou que vai começar os testes de campo da sua tecnologia 5G no próximo ano. A empresa planeja disponibilizar a nova rede para seus clientes em meados de 2017 e promete tentar alcançar velocidades de conexão até 50 vezes mais rápidas que o atual 4G/LTE.
Para colocar a diferença de velocidade em perspectiva, podemos dizer que o download do filme Guardiões da Galáxia levaria cerca de seis minutos para ser realizado em uma boa conexão LTE dos Estados Unidos, enquanto o 5G permitiria baixar o mesmo conteúdo em apenas 15 segundos.
A próxima geração de redes sem fio ainda é um assunto um tanto nebuloso. O que sabemos é que as atuais redes 4G são capazes de atingir velocidades de download com picos de 1 gigabit por segundo – embora na prática isso quase nunca aconteça. Com o 5G, essa velocidade aumentaria para 10 Gbps. Além do quesito velocidade, a nova tecnologia deve oferecer maior eficiência energética, o que fará com que a bateria dos dispositivos dure até 10 vezes mais.
Algumas empresas já apresentaram pequenas novidades relacionadas à quinta geração de internet móvel, mas ao que tudo indica a Verizon será a primeira operadora do mundo a fazer movimentos significativos nesse campo que promete mudar radicalmente a indústria. Esta notícia também pode ser boa para os consumidores, uma vez que o início dos testes da Verizon pode encorajar outras companhias a acelerar os seus próprios planos para o 5G.
A Coreia do Sul já havia anunciado que estava se preparando para lançar uma amostra do 5G nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang,que acontece em 2018. Já o Japão tem o objetivo de levar a tecnologia para os Jogos Olímpicos de Verão em Tóquio, em 2020.
Em relação aos testes da Verizon, a operadora já está realizando alguns testes internos no seu centro de inovação em Massachusetts e São Francisco, e agora precisa que o governo norte-americano libere mais espectro de radiofrequências para que ela possa realizar os seus testes externos.
Com informações de Business Insider e Canaltech.
Inscreva-se já no VII FTSL
9 de Setembro de 2015, 12:03 - sem comentários aindaAs inscrições para o VII Fórum de Tecnologia de Software Livre continuam disponíveis até o momento da abertura do evento, que se inicia no próximo dia 16 de setembro.
A solenidade de abertura contará com a presença do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni. A empresa também patrocina o Fórum.
Os interessados poderão consultar a grade provisória aqui. Para inscrever-se, basta acessar o seguinte link: http://ftsl.org.br/view_grid.
Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas.
Palestra Rio de Janeiro: LibreOffice 5.0, Android e LibreOffice Online
9 de Setembro de 2015, 11:58 - sem comentários aindaNa próxima segunda-feira, 14 de setembro às 18:30 h, é dia de Ciclo de Palestra no SINDPD-RJ. Eliane Domingos apresenta: LibreOffice 5.0, Android e LibreOffice Online.
ENTRADA FRANCA!
SORTEIO: Ao final da palestra, sorteio de 2 bonés do LibreOffice e 1 livro de programação em Shell do autor Julio Neves. Sorteio válido somente para os inscritos presentes no local.
Inscrições: http://ciclodepalestra.com.br/libreoffice-5-0-android-e-libreoffice-online/
Note: Não há transmissão online.