A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Cyber Security Meeting Brazil – Sorteio de Bilhetes VIPs
12 de Agosto de 2014, 9:50 - sem comentários aindaA ShadowSEC em parceria com a Revista Espirito Livre, convida todos os leitores a participarem do evento CSM Brazil, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Agosto, no Hotel Pestana São Paulo.
O evento contará com os melhores profissionais das áreas de Continuidade do Negócio, Segurança da Informação, Direito Digital,etc.
Inscreva-se até o dia 15 de Agosto e beneficie-se de 20% de desconto ao utilizar o código promocional: DSCESPLIVRE.
Mais informações sobre o evento no site oficial: http://www.cyber-security-meeting.com/
Treinamento do CISL: Desenvolvimento com o Stack MEAN
11 de Agosto de 2014, 17:58 - sem comentários aindaEm setembro tem treinamento do CISL. Desta vez o treinamento será sobre desenvolvimento com o Stack MEAN. A seguir, informações sobre o treinamento:
Período: 08/09/2014 a 12/09/2014
Modalidade: Remoto (Os alunos participarão de suas estações de trabalho)
Local de transmissão: Sala 130 do Serpro Rio de Janeiro – regional Andaraí
Vagas: 30
Horário: 09h às 12h
Instrutor: Cleuton Sampaio de Melo Jr
Minicurrículo:
Cleuton Sampaio é Mestre, formado pelo IBMEC RJ, com certificação PMP e SCEA. Além de arquiteto de sistemas, é professor universitário e escritor profissional, com vários livros publicados. Possui muita experiência em aplicações móveis, tendo um livro sobre o assunto. Entrou no Serpro em 2009, e atualmente está lotado na SUPST, no Rio de Janeiro. É também coordenador da comunidade Open Source The Code Bakers. É autor do livro: “Mobile Game Jam – criação de jogos móveis multiplataforma”, sobre desenvolvimento Mobile.
Sobre o treinamento:
Existem duas tendências atuais que estão influenciando o desenvolvimento de aplicações: Web aberta e C10K. A Web aberta é um movimento que prega que devemos utilizar apenas ferramentas, métodos e padrões abertos no desenvolvimento de aplicações Web, por exemplo: HTML 5, Javascript, CSS, REST, JSON etc. E o C10K é a tendência para aplicações servidoras, que buscam otimizar o uso de recursos computacionais (Threads e Memória), atendendo ao máximo de conexões simultâneas com um consumo menor dos recursos.
O Stack MEAN, composto pelas ferramentas livres: MongoDB, Express.js, Angular.js e Node.js, vem preencher a lacuna existente na plataforma de desenvolvimento moderna, fornecendo ferramentas e técnicas para desenvolvimento de aplicações multicamadas utilizando as tecnologias básicas da Web aberta, como: HTML 5 e Javascript, inclusive nos servidores.
Este Workshop vai te ensinar o básico do Stack MEAN, passando por todos os seus componentes, de modo que você possa começar a explorar essas novas tendências:
1) C10K: Node.js, o Javascript no lado Servidor
2) RESTful Webservices com Express.js
3) Banco de dados No SQL com MongoDB
4) Criação de páginas dinâmicas com Angular.js
5) Exemplo prático
O curso será ministrado na modalidade remota, on-line, como sessões diárias de 4 horas, apoiadas por conteúdo, exemplos e exercícios na Web, além de um ambiente para tirar dúvidas.
Os vídeos serão gravados e todo o material será licenciado de acordo com a Creative Commons, ficando disponível para que você compartilhe e divulgue o conhecimento.
Pré-requisitos de hardware e software
Computador ou notebook
Conexão com internet banda larga.
Firefox, Chrome ou IE com plugin do flash player configurado adequadamente. Obrigatório.
Pré-requisitos para participar:
Para se beneficiar do curso, é necessário:
a) Que você saiba programar;
b) Que você saiba criar aplicações Web, com HTML 5 e Javascript;
Para obter os melhores resultados:
c) Que você tenha experiência com AJAX, seja no jQuery ou não;
d) Que você tenha experiência com desenvolvimento de Web Services.
Inscrição: Enviar os dados (nome, CPF, e-mail, telefone, instituição e CNPJ da instituição) para o endereço eletrônico: cisl@serpro.gov.br até o dia 15/08/2014. As vagas serão alocadas por ordem de chegada dos pedidos, respeitando a divisão de vagas entre os órgãos. Encaminharemos a confirmação ou não da vaga no treinamento no dia 25/08/2014.
Falha na rede de desenvolvedores da Mozilla deixam expostos milhares de e-mails e senhas
11 de Agosto de 2014, 17:53 - sem comentários aindaO mês de agosto não começou nada bem para a Mozilla. Aproximadamente 4 mil senhas criptografadas e 76 mil e-mails de usuários ficaram expostos por cerca de um mês devido a uma falha no banco de dados da MDN, a rede de desenvolvedores da Mozilla. E para quem acha que é mais um boato, engana-se. A notícia foi confirmada pela empresa em um post no próprio blog de segurança, no qual informa ainda que a brecha ficou exposta por 30 dias a partir de 23 de junho.
Ainda segundo o texto, o problema foi identificado quando um desenvolvedor da Mozilla descobriu que um processo de limpeza de dados estava falhando. Este erro fez com que as informações acabassem sendo expostas em um servidor público, o que logo foi em seguida corrigido.
O texto de informe, que é assinado por dois representantes da Mozilla, salienta que nenhuma atividade maliciosa foi detectada no servidor, “mas não temos como garantir que não houve nenhum acesso do tipo”. Deste modo, ainda é possível – e até provável – que esses e-mails e senhas cifradas tenham ido parar nas mãos de spammers e outros eventuais indivíduos mal-intencionados.
As senhas vazadas eram “salted hashes”, as tradicionais hashes – sequências embaralhadas representando as palavras-chaves – e que são complementadas com dados aleatórios. Desta forma, a tarefa de quem tentar decifrá-las fica ainda mais complicada.
O blog NakedSecurity, ainda lembra que esta não é a primeira vez que a Mozilla deixa dados de seus usuários expostos. Entretanto, como informou a própria Mozilla, identificada a falha, a mesma foi corrigida.
Como todo cuidado ainda é pouco, recomenda-se a trocar sua senha caso faça uso do serviço mencionado.
Com informações da INFO, NakedSecurity e Mozilla.
Agência Espacial Europeia confia no SUSE e a NASA no Ubuntu
11 de Agosto de 2014, 15:59 - sem comentários aindaAo contrário do que muita das vezes se pensa, o GNU/Linux é usado pelas maiores companhias e órgãos mundiais.
Com o “desaparecimento” do Windows XP, o GNU/Linux tem ganho ainda mais terreno e a ajudar às estatísticas destaca-se a adoção do SUSE por parte da Agência Espacial Europeia. Já a NASA optou pelo sistema da Canonical para a operação IceBridge.
A noticia não é nova até porque no caso da Agência Espacial Europeia (AEE) a adoção e respectiva implementação do SUSE já remonta a 2012. De acordo com números agora divulgados, a AEE tem 450 máquinas com o SUSE Linux Enterprise Server (SLES).
Mas porquê o Linux Suse?
De acordo com Ernesto Doelling, chefe de secção do Centro Europeu de Operações Especiais (CEOE) – numa seção da Agência Espacial Europeia, “a performance de um sistema operacional é importante, assim como a fiabilidade e manutenção do mesmo”.
Performance is important, but it’s the reliability and the maintainability that are key for the (CEOE) Missions Operations Infrastructure when it comes to operating systems. From an engineering perspective, we need a product that is easy to understand and that isn’t overcomplicated. And it’s vital to choose a system that will be backed by long-term professional support.”
Já Euan Hog, engenheiro sénior de IT do CEOE refere que em termos de estabilidade o Suse é sem dúvida um dos melhores.
Our internal IT function recommended Linux—and specifically SUSE Linux Enterprise Server—as the most reliable option,” said Euan Hogg, Senior IT engineer at the European Space Operations Centre. ESA has deployed around 100 instances of SUSE Linux Enterprise Server within the last 12 months, including both new systems and migrated environments. However, some applications have remained on their legacy platforms
Toda a informação e detalhes sobre o sucesso do Suse Linux na Agência Espacial Europeia pode ser encontrado aqui.
Nasa e o Ubuntu
Nos últimos anos, são muitas as empresas/organizações/instituições que têm abandonado o Windows e migrado para Linux. Características como a estabilidade, fiabilidade, performance e custo são certamente trunfos das distribuições GNU/Linux na hora de tal decisão. Em Maio informámos aqui que a NASA estava a migrar computadores do Windows para Linux.
Agora, através de um vídeo disponibilizado recentemente, pode ver-se que a NASA usou o Ubuntu durante a operação IceBridge – uma missão de mapeamento avançado na Antárctica com o objetivo de estudar o deslizamento das placas de gelo.
Com informações de Pplware e Muylinux.com
Primeiro beta público do Elementary OS Freya é liberado
11 de Agosto de 2014, 15:52 - sem comentários aindaO primeiro beta público do Elementary OS Freya foi liberado.
O sistema traz uma nova linguagem de design, como um cabeçalho unificado (em alguns casos, o cabeçalho foi completamente removido) e elementos de interface de usuário adaptáveis, como a opacidade da barra de status. Os ícones também foram atualizados, há novas transições de tela e vários updates para os apps do Elementary (como media player Noise, Calendar e navegador Midori).
O Freya é baseado no Ubuntu 14.04.1 e, como tal, herda componentes como o Linux kernel 3.13 e vários drivers de hardware.
O Elementary OS Freya Beta 1 pode ser baixado a partir deste link, no qual também podem ser encontradas mais informações sobre ele.
Detalhes do lançamento podem ser vistos no site do Elementary OS: http://elementaryos.org/journal/freya-beta-1-available-for-developers-testers
Com informações de Imasters e Neowin