A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Facebook lançará sistema para monitorar o que usuários andam assistindo na TV
19 de Julho de 2014, 17:52 - sem comentários aindaO Facebook anunciou na última segunda-feira (14) que está juntando forças com a Nielsen para tentar compreender melhor os hábitos dos seus usuários quando eles estão assistindo televisão.
Segundo informações publicadas pelo Los Angeles Times, o acordo já começa a valer a partir do mês de setembro, quando o Facebook dará início à coleta de dados de todos os usuários assim que eles assistirem a qualquer programa televisivo em dispositivos móveis. Ao que tudo indica, a rede social vasculhará o perfil do espectador e enviará informações de sexo e idade para a Nielsen.
Renomada companhia de análise de audiência, a Nielsen acredita que a iniciativa será um “experimento inovador”. “O mundo está mudando radicalmente e nós temos que acompanhá-lo com a maneira que capturamos e analisamos essa audiência cada vez mais fragmentada”, disse Cheryl Idell, uma executiva de alto escalão da Nielsen, ao jornal californiano.
Como não poderia ser diferente, o anúncio provocou uma certa histeria nos mais preocupados com segurança e privacidade. Mas ambas as empresas garantiram que nenhum dos dados coletados e compartilhados entre elas é capaz de identificar o usuário ou o programa de TV que eles estão assistindo. “Tudo o que a Nielsen fará é receber sua idade e gênero, além de um código que identifica o que você está assistindo”, disse Idell.
A rede social, por sua vez, fez questão de esclarecer que os dados serão coletados única e exclusivamente em dispositivos móveis que tenham o app do Facebook instalado. Portanto, não deve haver preocupação no sentido do Facebook estar monitorando aparelhos televisores ou receptores. Além disso, a empresa garantiu que toda a coleta será feita de forma transparente e que os dados não serão utilizados para oferecer quaisquer meios de publicidade online na rede social.
“Estamos trabalhando com a Nielsen sob rígidos princípios de privacidade”, disse um porta-voz do Facebook ao LA Times. “Não acreditamos que o sistema de análise de audiência deva ser usado na elaboração de campanhas publicitárias no site. Elas serão usadas apenas para análise e é só”, garantiu.
Apesar de todas as garantias, a rede criada por Mark Zuckerberg disse que não haverá nenhuma maneira de desligar o monitoramento nas configurações do app. Portanto, se você quiser evitar ser monitorado, esteja pronto para desinstalar o Facebook no seu tablet e smartphone já em setembro.
Em nome da segurança, ‘NSA alemã’ voltará a usar máquinas de escrever
19 de Julho de 2014, 17:49 - sem comentários aindaA piada parece estar prestes a se tornar literal também na Alemanha. Patrick Sensburg, diretor de um grupo do parlamento alemão responsável por investigar o escândalo de espionagem da NSA, afirmou que a equipe pode voltar a usar máquinas de escrever como forma de evitar o vazamento de informação, seja por meio de vigilância digital de governos ou ataques hackers.
Como publicou o Ars Technica, o grupo já possui uma máquina de escrever em operação, e pode comprar mais delas, do tipo não eletrônico, caso veja necessidade. É uma atitude que já foi tomada também pelo governo russo, que voltou ao mundo analógico em uma série de comunicados confidenciais do Kremlin e já gastou quase US$ 15 mil na compra de equipamentos do tipo.
A afirmação de Sensburg, nesta terça (15), vem em resposta à prisão de um indivíduo chamado pela imprensa apenas de Markus R., um espião alemão acusado de compartilhar segredos do governo germânico com a CIA. Cerca de 218 documentos confidenciais teriam sido vazados desde 2012, em troca do pagamento de US$ 34 mil.
A descoberta foi feita após um descuido do espião, que enviou um email sem criptografia para seu contato na Áustria. A primeira decorrência do fato, antes mesmo de sua divulgação pública, teria sido a expulsão do diretor dos escritórios da CIA na Alemanha, que apenas dificultou ainda mais as relações entre os países, já abalada desde a revelação de que a NSA espionou diversos governantes alemães, incluindo a primeira ministra Angela Merkel.
Para o ex-embaixador da Alemanha nos Estados Unidos, Klaus Scharioth, essa pode ser considerada a maior crise entre os dois países desde a Segunda Guerra Mundial. Agora, o governo germânico quer garantir que mais vazamentos não ocorram e que a NSA, além de outros órgãos de segurança americanos, interrompam a vigilância ostensiva sobre seu território.
Justamente para evitar esse tipo de coisa, Sensburg afirmou que seu próprio smartphone, bem como o de todos os outros membros do grupo de investigação, serão submetidos a uma auditoria para garantir a integridade dos dados armazenados ali. A ideia é que toda comunicação interna aconteça apenas sob forte criptografia.
Além disso, o diretor do grupo de investigações disse que continua firme em sua intenção de interrogar e coletar depoimentos de Edward Snowden, o ex-analista da NSA que divulgou as primeiras informações sobre o escândalo. Para ele, o ideal é que o especialista comparecesse a uma audiência na Alemanha, mas como isso não tem se provado possível, ele ficaria satisfeito também com uma videoconferência. Atualmente, ele se encontra em asilo na Rússia.
Conheça o Corebird, um cliente opensource para Twitter
19 de Julho de 2014, 17:41 - sem comentários aindaSe você, assim como muitos dos usuários de Internet, tem uma conta no Twitter e está precisando de um cliente opensource para usar o serviço do pássaro azul, já não tem com o que se preocupar. Então conheça o Corebird!
Corebird é um cliente Twitter GTK+ nativo para BNU/Linux, que tem um design moderno e ágil que lhe dá um um visual muito parecido com o aplicativo oficial do Twitter para MacOS X. Ele é um projeto de código livre e aberto que possui toda as características essenciais do Twitter, tais como streaming de tweets, menções/Notificações, Favoritos, Mensagens Diretas, Listas, Filtros e uma pesquisa integrada.
A aplicação é bem integrada com a área de trabalho GNOME. Ele suporta GNOME Shell Application Menu, exibe o número de notificações do Twitter na lockscreen e com o gstreamer e plugins gstreamer, Corebird permite visualizar quaisquer vídeos.
Ficou curioso? Então visite o site oficial do Corebird.
Quer aprender a instalar o Corebird no Ubuntu e derivados? Veja o passo a passo aqui.
Com informações de UbuntuHandbook, Corebird e Blog do Edivaldo Brito.
MediaTek alcança 480 qps de Full HD Super-Slow Motion em smartphones
18 de Julho de 2014, 9:00 - sem comentários aindaA MediaTek anunciou hoje a chegada da tecnologia Super-Slow Motion, o primeiro recurso de câmera de smartphone do mundo que permite que os smartphones criem vídeos 1080p Full HD com 480 quadros por segundo (qps) e reprodução com velocidade 1/16. Essa tecnologia de ponta é encontrada em dispositivos MT6595 e MT6795, oferecendo uma experiência multimídia de nível superior em dispositivos móveis para os consumidores do mundo todo.
A tecnologia Super-Slow Motion reforça o compromisso contínuo da MediaTek de oferecer tecnologia de nível superior para o mercado de smartphones, proporcionando possibilidades ilimitadas aos consumidores ao redor do mundo.
A tecnologia Super-Slow Motion controla vários subsistemas que funcionam em conjunto, começando pelo sensor Sony IMX220, 20,7 MP, utilizado para gravar vídeos. Os vídeos gravados com número alto de qps passam pelo serviço avançado de processamento de imagens da MediaTek, garantindo que cada quadro processado possui qualidade superior, ao mesmo tempo em que exibe imagens com muita clareza e ricas em detalhes.
Além disso, os usuários podem editar seus vídeos quantas vezes quiserem, ao mesmo tempo em que possuem controle total sobre a duração e a localização do segmento na cronologia do vídeo. Quando o vídeo Super-Slow Motion estiver pronto, os usuários poderão compartilhá-lo com familiares e amigos com facilidade.
“Os avanços tecnológicos, como o recurso de câmera Full HD Super-Slow Motion com 480 qps, permitem que a MediaTek ultrapasse os limites convencionais e torne os recursos móveis de nível superior acessíveis a todas as pessoas, o que se alinha com nossa estratégia de mercado intermediário de tecnologia Super no sentido de oferecer recursos valiosos por preços razoáveis”, afirmou Jeffrey Ju, gerente geral da unidade de negócios de smartphones da MediaTek.
Com informações da Assessoria da MediaTek.
Participe do Painel “Privacidade de Dados”, no Cyber Security Meeting Brazil
18 de Julho de 2014, 8:00 - sem comentários aindaA ShadowSEC UK empresa internacional e referência na área de conferências, treinamentos e também consultoria nas áreas de Segurança da Informação, IT GRC e Cibersegurança traz a São Paulo a 2ª Edição do evento Cyber Security Meeting Brazil nos dias 21 e 22 de Agosto, no Hotel Pestana São Paulo. Dentre as temáticas que serão abordadas durante o evento chamamos a atenção para o Painel: Privacidade de Dados.
Veja algumas das perguntas que serão respondidas pela Dra. Patricia Peck, ao abordar o tema Privacidade e proteção de dados.
“A moeda digital é a informação. Hoje, há na Internet de forma dispersa um mundo de dados, que com tecnologia de análise pode permitir transformá-los em valor. Além disso, falamos muito sobre Cloud Computing, BYOD, Segurança da Informação, monitoramento, entre outros. Isso porque o Brasil tem um potencial populacional ávido por consumir dados, tecnologia e telecomunicação. Mas como fica a privacidade nestes cenários? Como a legislação brasileira está amparando essas temáticas? Qual o impacto trazido pelo Marco Civil da Internet?”
Saiba mais no site do Cyber Security Meeting Brazil.