A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Instalando o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados
10 de Maio de 2015, 22:16 - sem comentários aindaSe você usa um sistema baseado no Debian e quer configurar o Grub de um jeito fácil, veja como instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados para poder fazer isso.
Para a grande maioria das pessoas mudar as configurações do Grub é algo que pode ser um pouco assustador. Para esses, existe o Grub Customizer (e quem não quiser ficar alterando arquivo de configuração manualmente).
O programa é uma interface gráfica para alteração das configurações do grub2 (gerenciador de boot padrão do Ubuntu). Ele é uma aplicação agradável, que permite ao usuário editar as entradas do menu a partir da tela de inicialização do GRUB e definir o sistema operacional padrão.
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Para instalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (No Unity, use o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, abras as “Configurações do Sistema” e clique em “Detalhes”. Ou se preferir, use o seguinte comando no terminal:
uname -m
Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome grub-customizer.deb:
wget -O grub-customizer.deb https://launchpad.net/~danielrichter2007/+archive/ubuntu/grub-customizer/+files/grub-customizer_4.0.6-0ubuntu1%7Eppa1p_i386.deb
Passo 4. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome grub-customizer.deb:
wget -O grub-customizer.deb https://launchpad.net/~danielrichter2007/+archive/ubuntu/grub-customizer/+files/grub-customizer_4.0.6-0ubuntu1%7Eppa1p_amd64.deb
Passo 5. Agora instale o programa com o comando:
sudo dpkg -i grub-customizer.deb
Passo 6. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:
sudo apt-get install -f
Depois de instalado, execute o programa digitando no Dash: grub
Para desinstalar o Grub Customizer no Debian, Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal.
Passo 2. Desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo apt-get remove grub-customizer
Caso opte por adicionar um PPA no seu Ubuntu (ou distro derivada) para acompanhar e manter-se atualizado, abra um terminal e adicione os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:danielrichter2007/grub-customizer
sudo apt-get update
sudo apt-get install grub-customizer
Com informações de LinuxGeek e Blog do Edivaldo Brito.
Formatando um pendrive de forma segura no Ubuntu
10 de Maio de 2015, 22:07 - sem comentários aindaSe você precisa formatar um pen drive no Ubuntu com segurança (excluindo de um modo que os arquivos não possam mais ser recuperados), veja aqui como fazer isso no Ubuntu.
No Ubuntu é possível formatar uma mídia de forma segura, impedindo que ninguém mais consiga recuperar os arquivos presentes nela. Mas antes de começar a fazer a formatação, tenha certeza que não precisará mais dos arquivos que estão nele, pois como já foi falado acima, a formatação será definitiva e depois de finalizar o processo, não terá mais como recuperá-los.
Para formatar um pen drive no Ubuntu de forma segura, faça o seguinte:
Passo 1. Clique no Dash e digite a palavra discos. Quando aparecer o item “Discos”, clique nele para executá-lo.
Passo 2. Na tela do utilitário “Discos”, clique no ícone do pen drive que será formatado.
Passo 3. Clique no ícone das engrenagens que fica no lado direito da janela do programa e no menu que aparece, clique na opção “Formatar”.
Passo 4. Na janela de formatação, informe as opções a serem usadas no processo. Para formatar de forma segura (apagando definitivamente o conteúdo), selecione a opção “Sobrescrever dados existentes com zeros (Lento)” no campo “Apagar”. Em “Tipo”, selecione “Compatível com todos os sistemas e dispositivos (FAT)”, para evitar problemas ao usar o pen drive em diferentes equipamentos. Coloque um nome para o pen drive no campo “Nome” e em seguida, clique no botão “Formatar”.
Passo 5. Será exibida uma tela de confirmação. Clique no botão “Formatar” para iniciar o processo.
Passo 6. Aguarde até o processo finalizar.
Agora seu pen drive está formatado e os antigos arquivos que estavam nele estão definitivamente apagados.
Com informações de AskUbuntu e Blog do Edivaldo Brito.
Instalando a versão mais recente do Sweet Home 3D no GNU/Linux
10 de Maio de 2015, 22:02 - sem comentários aindaFoi lançada mais uma versão do aplicativo Sweet Home 3D, trazendo muitas melhorias e correções de bugs. Se você já é usuário ou quer experimentar esse programa, veja aqui como instalar a versão mais recente do Sweet Home 3D no Linux.
Sweet Home 3D é uma aplicação de design interior que ajuda você colocar suas mobílias em sua casa em um plano 2D, com uma visualização em 3D. Ele está disponível em Português, Inglês, Francês, Italiano e Alemão, e pode ser executado em Windows, OS X, Linux e Solaris.
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Para instalar o Sweet Home 3D no Linux, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal.
Passo 2. Caso já tenha feito alguma instalação manual, apague a pasta, o link e o atalho anterior com esse comando.
sudo rm -Rf /opt/sweethome3d/
sudo rm -Rf /usr/bin/sweethome3d
sudo rm -Rf /usr/share/applications/sweethome3d.desktop
Passo 3. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:
uname -m
Passo 4. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome SweetHome3D.tgz:
wget -O SweetHome3D.tgz http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/sweethome3d/SweetHome3D/SweetHome3D-4.6/SweetHome3D-4.6-linux-x86.tgz
Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome SweetHome3D.tgz:
wget -O SweetHome3D.tgz http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/sweethome3d/SweetHome3D/SweetHome3D-4.6/SweetHome3D-4.6-linux-x64.tgz
Passo 6. Depois de baixar, execute o comando abaixo para descomprimir o pacote baixado, para a pasta /opt/.
sudo tar -zxvf SweetHome3D.tgz -C /opt/
Passo 7. Renomeie a pasta criada e o executável (se ocorrer um erro na execução dos comando abaixos, pule este passo).
sudo mv /opt/SweetHome3D*/ /opt/sweethome3d
sudo mv /opt/sweethome3d/SweetHome3D /opt/sweethome3d/sweethome3d
Passo 8. Finalmente, crie um atalho para facilitar a execução do programa.
sudo ln -sf /opt/sweethome3d/sweethome3d /usr/bin/sweethome3d
Passo 9. Se seu ambiente gráfico atual suportar, crie um lançador para o programa, executando um editor de texto com o comando (se for preciso, use outro editor de textos e substitua “gedit” por ele):
sudo gedit /usr/share/applications/sweethome3d.desktop
Passo 10. Copie o conteúdo abaixo e cole ele no arquivo aberto. Em seguida, salve e feche o arquivo;
[Desktop Entry]
Version=1.0
Type=Application
Terminal=false
Name=sweethome3d
Exec=/opt/sweethome3d/sweethome3d
Icon=/opt/sweethome3d/jre1.6.0_45/lib/images/icons/sun-java.png
Categories=Application
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite sweethome3d em um terminal, seguido da tecla TAB. Já se a sua distribuição suportar, coloque o atalho na sua área de trabalho e use-o para iniciar o programa.
Para remover o Sweet Home 3D no Linux, basta fazer o segundo passo do procedimento anterior.
Com informações do Blog do Edivaldo Brito.
Lançado MidnightBSD 0.6
10 de Maio de 2015, 21:55 - sem comentários ainda
No último dia 28 de abril, os desenvolvedores do MidnightBSD lançaram a sua versão 0.6, que é uma nova versão estável do sistema operacional derivado de FreeBSD, projetado principalmente para uso em desktop. Esta versão é primariamente uma versão ferramenta de correção de segurança e “mport package tool”. OpenSSL – a recepção de uma mensagem de handshake DTLS especificamente concebida pode fazer com que haja consumo de grandes quantidades de memória; a recepção de um pacote DTLS especificamente concebido para essa finalidade, poderia causar vazamento de memória. Todas as mudanças implementadas nesta nova versão, assim como as falhas de segurança que foram corrigidas podem ser consultadas em detalhes em seu Change Log.
MidnightBSD é um sistema operacional com bases no FreeBSD, como seu próprio nome sugere. Um objetivo fundamental do projeto é criar um ambiente de desktop que seja fácil de usar com o gerenciamento de portas gráficas, e que seja feita configuração do sistema usando GNUstep. A grande maioria do sistema operacional manterá uma licença BSD. Para quem não sabe, MidnightBSD surgiu como um fork do FreeBSD 6.1 beta.
Com informações de MidnightBSD e Under-Linux.
Lançado MakuluLinux 9 “XFCE”
10 de Maio de 2015, 21:53 - sem comentários aindaNa semana que passou, foi lançada uma nova versão do MakuluLinux. A nova versão, MakuluLinux 9 “Xfce”, está disponível em duas edições, Normal e Lite. “MakuluLinux libera a série 9 com o ambiente Xfce. Os recursos da edição Normal trazem toda a magia do Makulu e os usuários adoraram as novidades implementadas. O ambiente desktop é muito bonito e apresenta facilidade de usar e de navegar; ele vem embalado com a coleção de software pronta para usar “fora da caixa”, caracterizado pela rapidez e estabilidade. A edição Lite ostenta o mesmo estilo que a edição Normal traz, mas vem com quase nenhum software instalado, apenas com todos os elementos básicos de back-end já configurados.
MakuluLinux é uma distribuição baseada no Debian, que vem proporcionando uma experiência de usuário com um toque elegante, suave e estável, podendo ser usada em qualquer computador. Ele inclui codecs multimídia pré-instalados, drivers de dispositivos e software para o uso diário.
Com informações de MakuluLinux e Under-Linux.