Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Lançado HandyLinux 1.9

22 de Abril de 2015, 15:30, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

handy

Os desenvolvedores responsáveis pelo HandyLinux, uma distribuição nova no mundo Linux porém muito amigável, anunciou a disponibilidade de sua versão 1.9. A nova versão é baseada no Debian Wheezy e em sua maior parte se concentra em pequenas melhorias e correções de bugs, em relação a versão 1.8. As compilações 486 e 686 foram fundidas, removendo a necessidade de selecionar a imagem ISO correta para sua arquitetura de 32-bit. Instalando o cliente Skype VoIP agora deve ser mais fácil para a interação dos usuários em relação ao sistema. Além disso, um path de atualização do HandyLinux 1.8-1.9 foi introduzido e a maioria dos usuários deve ser capaz de fazer a atualização necessária, usando um utilitário gráfico simples. A versão de lançamento também apresenta uma nova ferramenta para alterar a interface do desktop.

HandyLinux, para os que ainda não conhecem, é uma distribuição francesa que foi projetada para usuários novatos no mundo Linux. Ele é baseado na última versão estável do Debian GNU/Linux e utiliza o ambiente de desktop Xfce. A principal característica da distribuição é um menu “Iniciar” personalizado com aplicativos e marcadores da Internet, que são agrupados em abas. Além disso, HandyLinux integra as últimas versões do navegador Chromium, a suíte de escritório LibreOffice, Skype para realizar conferências e cliente de mensagens, vídeo player VLC e outros aplicativos populares com a base estável do Debian.

Com informações de HandyLinux e Under-Linux.



Lançado elementary OS 0.3

22 de Abril de 2015, 15:27, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

elementary

Os desenvolvedores do elementary OS anunciaram o lançamento de uma nova versão estável, que vem sob o codinome “Freya”. A nova versão traz suporte UEFI, melhoria das notificações interativas, um novo utilitário de firewall, utilitários administrativos desenvolvidos e uma tela de login/lock unificada. Além disso, o time do elementary está muito orgulhoso em anunciar a versão estável do Elementary OS “Freya”. Depois de um ano e meio de desenvolvimento, mais de mil correções de bugs e inúmeras linhas de código, os desenvolvedores pode, finalmente, dizer que o trabalho para esta versão foi cumprido.

O elementary OS é uma distribuição desktop baseado no tradicional e popular Ubuntu. Algumas de suas características mais interessantes incluem um novo tema GTK e ícone para GNOME, o navegador Web Midori, novos aplicativos desenvolvidos internamente (por exemplo, Dexter, um livro de endereços e Poster, um cliente de e-mail) além do Nautilus Elementary, um gerenciador de arquivos simplificado.

Com informações de elementaryOS e Under-Linux.



Google lança recurso que permite download de todo seu histórico de buscas

22 de Abril de 2015, 15:13, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

64310.97545-Google

O gigante americano do mercado de buscas, o Google, disponibilizou um novo recurso que possibilita aos usuários  realizarem downloads de todo seu histórico de buscas. Esta ferramenta permitirá que os usuários consultem suas pesquisas em dias específicos. Certamente as informações pesquisadas têm um grande valor para distinguir os interesses dos usuários na internet.

Sua coleção de palavras-chave pesquisadas no buscador pode revelar muito sobre seus interesses e atitudes, como a última vez que estava doente, se está à procura de uma mudança em sua carreira profissional, qual o destino onde pretende passar sus férias ou ainda se você está procurando uma solução para determinado problema. Os dados de suas pesquisas são muito valiosos para revelar seu comportamento, conforme você pode verificar ao analisar seu histórico.

Para fazer o download do seu histórico e buscas, basta ir até https://history.google.com/history/ e acessar sua conta Google. Após isso você irá clicar na engrenagem ao lado direito da tela e selecionar “Fazer download”.

Depois disso, uma janela será exibida. Leia as instruções e clique em “Criar arquivo”. Um link com as informações em formato JSON será enviado para a sua conta Gmail. Será possível acessar o arquivo no Google Drive ou baixá-lo em formato .zip.

Com informações de Google System e Canaltech.



Gartner diz que falhas de segurança acontecem mesmo com grandes investimentos

22 de Abril de 2015, 15:10, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

82131.132153-seguranca

Não importa quanto empresas invistam em soluções de segurança, as falhas sempre acontecerão em larga escala. Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo Gartner, uma das mais importantes quando o assunto é pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia.

Estes ataques já vêm impactando e preocupando os membros do corpo diretivo das empresas, que estão redobrando a atenção com as questões de segurança e dobrando o investimento no setor e focando, principalmente, na intensificação de ações contra os perigos da rede.

Para Eric Ahlm, diretor de pesquisas do Gartner, “a detecção de falhas está no topo da lista entre as prioridades dos executivos de TI e a preocupação dos compradores de produtos de segurança atingiu o nível mais alto de todos os tempos”.

Ahlm também diz que “as plataformas de Security Analytics se esforçam para trazer uma consciência situacional por meio da coleta e análise de um grande número de dados, de modo que os acontecimentos que representam maior prejuízo a uma organização sejam encontrados e priorizados com maior precisão”, finaliza o diretor.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site do Gartner.

Com informações de Gartner e Canaltech.



Brincadeira de 1º de abril do Google criou uma grave falha de segurança

22 de Abril de 2015, 15:07, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

88427.142305-google

Aproveitando o famoso dia de 1º de Abril, quando muitas empresas fazem brincadeiras com o “Dia da Mentira”, o Google lançou uma versão espelhada do site de buscas. O elgooG, que podia ser acessado pelo endereço “com.google”, permitia que os usuários fizessem normalmente suas buscas, porém, com todas as informações invertidas.

No entanto, este brincadeira aparentemente inocente criou uma falha de segurança grave no buscador. Segundo a equipe do NetCraft, a brincadeira necessitou que o Google desabilitasse um header via código frame. Por conta disso, o site ficou vulnerável por várias horas permitindo que maliciosos executassem uma técnica chamada de “clickjack”, que permite que o hacker modifique remotamente as preferências do usuário, inclusive desabilitando os filtros do SafeSearch de um usuário. Na prática, isso significa que crianças, por exemplo, ficassem expostas à pornografia ou outros usuários fossem enganados a visitar sites maliciosos e de baixa segurança.

O X-Frame-Options é um header que impede que hackers anexem a home do Google em seus próprios sites. A desabilitação do header gerou uma brecha de segurança bem séria, segundo revelou um teste da NetCraft. Segundo a companhia inglesa, era possível que um site de terceiro exibisse configurações do Google Search em suas páginas. O hacker só precisava mascarar o conteúdo para poder conseguir se aproveitar de várias vítimas sem grandes dificuldades.

Apesar do Google ter sido notificado do problema e dito a NetCraft que a questão foi resolvida, ainda não se sabe realmente qual foi o tamanho do prejuízo que os usuários tiveram por estarem suscetíveis a esta falha.

Com informações de NetCraft e Canaltech.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource