Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Supostas imagens do Firefox OS 2.0 mostram interface reformulada

10 de Abril de 2014, 21:46, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

firefox-os_20

Desenvolvedores chineses que já tiveram a chance de testar o Firefox OS 2.0 divulgaram na internet algumas imagens da nova versão do sistema operacional que revelam detalhes sobre sua nova interface. Ao que tudo indica, a Mozilla decidiu se inspirar nas concorrentes para realizar suas mudanças e é possível notar semelhanças tanto com o Android quanto com o iOS 7, da Apple.

Vale notar que, embora as imagens pareçam verossímeis, a falta de informações quanto à forma como elas foram obtidas traz certo grau de dúvida quanto à sua autenticidade — logo, é preciso encará-las com certo ceticismo. Atualmente, o Firefox OS está em sua versão 1.3 e a maioria dos desenvolvedores interessados na plataforma já está trabalhando com uma versão preliminar de sua versão 1.4.

A galeria pode ser vista aqui.

Com informações de G for Games, Phone Arena e Tecmundo.



NASA vai abrir código de mais de 1 mil softwares

10 de Abril de 2014, 21:22, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

nasalogo_twitter_400x400

A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) vai tornar públicos os códigos de mais de 1 mil softwares criados desde a década de 1970. Inicialmente, a agência publicará um catálogo, online a partir de quinta-feira (10 de abril), que trará a descrição dos programas. Os usuários poderão acessar o catálogo e solicitar quantos códigos desejarem da lista.

Alguns programas, apesar de livres, não serão liberados para qualquer pessoa. Por exemplo, códigos de direcionamento de foguetes serão repassado apenas a cidadãos estadunidenses credenciados. Mesmo assim, os códigos poderão ser usados gratuitamente por empresas ou pesquisadores.

O catálogo, que será publicado neste site, reúne também códigos criados e usados por outras agências governamentais dos EUA. Entre os programas listados haverá soluções de gerenciamento de dados, design, processamento de imagem, robótica. Em 2015, a NASA pretende publicar todos os códigos em um repositório semelhante ao GitHub.

Fonte: ARede



Passo Fundo lança escola de hackers durante o Senid

10 de Abril de 2014, 21:19, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

scratchday_logo

A prefeitura de Passo Fundo, a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Faculdade Meridional (Imed) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense lançam em 30 de abril, um projeto para levar o ensino de programação a alunos do oitavo e nono anos das escolas municipais. A data marca o Scratch Day e o encerramento do Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid).

A ideia do Escola de Hackers, como foi batizada a iniciativa, é formar turmas de 15 alunos em cada uma das 36 escolas geridas pela prefeitura. Esses grupos vão se reunir semanalmente ao longo do ano e no contra turno escolar para desenvolver programas usando Scratch, linguagem de programação com finalidade educacional desenvolvida pelo Massachussets Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

“A gente está construindo uma apostila com as atividades de cada encontro. Vamos ter um site para escolas de outras cidades replicarem o material se quiserem. A ideia é que os estudantes possam se apropriar de forma criativa da tecnologia, desenvolver raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas, entre outras coisas”, explica um dos responsáveis pelo projeto, o professor Adriano Canabarro, da UPF.

As escolas serão convidadas a participar. “Por experiência, sabemos que impor uma iniciativa assim não dá certo”, conta. Os professores responsáveis pelos laboratórios de informática e os diretores receberão o convite. A escola que participar deverá cadastrar o professor responsável em um curso sobre o tema, que será ministrado também semanalmente na biblioteca da cidade.

Os professores acompanharão as oficinas, que vão ser ministradas por estudantes dos cursos de tecnologia da informação das instituições de ensino superior parceiras do projeto. Esses estudantes receberão bolsa da prefeitura. A estimativa é que ao menos quatro bolsistas sejam contratados.

Além das apostilas, a prefeitura está produzindo materiais que explicam o que significa ser hacker. “Há o conceito comum de que é ruim, cometem crimes digitais”, diz Canabarro. Esses folders serão entregues aos pais de alunos para incentivá-los a concordar com a participação dos filhos.

Olimpíadas de Programação

A ideia da Escola de Hackers nasceu das Olimpíadas de Programação de Computadores de Passo Fundo, realizada pela primeira vez em 2013. A deste ano já está rolando. O período de inscrições da segunda edição termina hoje, quinta-feira (10). Na disputa, jovens devem completar desafios semanais usando Scratch. No próximo sábado, 12 de abril, os inscritos receberão treinamento, no qual os organizadores explicarão as regras e darão as contas online do Scratch onde os programas criados deverão ser armazenados. A competição acontece em 14 de junho. Podem participar estudantes de Passo Fundo e região.

Fonte: ARede



Lançamento do Programa Conexão Digital com Gilberto Sudré na TV Espírito Livre

10 de Abril de 2014, 9:56, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Conexao-Digital_00_apresentacao

A TV Espírito Livre começou o início de seus trabalhos na democratização da informação através de vídeos relacionados com tecnologia e software livre no ano de 2013. Um dos primeiros programas a serem lançados foi o Vida Digital, que era apresentado pelo especialista em tecnologia Gilberto Sudré, trazendo em seus programas, entrevistas, notícias sobre tecnologia e o que mais orbitar no universo do software livre e das tecnologias abertas.

O programa amadureceu e agora se chama Conexão Digital, trazendo a mesma temática do anterior Vida Digital.

Este é o episódio de estreia. Gilberto Sudré apresenta como será o novo programa Conexão Digital.

Todos os outros episódios estão hospedados no Youtube e também no Internet Archive.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os nossos programas? Então saiba mais sobre a TV Espírito Livre em nosso site oficial.

Abaixo você confere o episódio do Programa Conexão Digital:



Rede Espírito Livre participa do FISL Amazônia em Belém

10 de Abril de 2014, 9:31, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

pre_FISL_belem

Em 2014, finalmente, o Fórum Internacional Software Livre chega oficialmente à região norte do país, mostrando que o Software Livre é paixão nacional do Oiapoque ao Chui.

O evento é um aquecimento para a 15ª edição do FISL em Porto Alegre, que acontece entre 7 e 10 de maio.

Estreando em Belém, o FISL Amazônia acontece em 10 e 11 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Você que mora na região está convidado a participar de mais edição do FISL.

A participação da Rede Espírito Livre se dará através de uma mesa redonda no dia 10 de abril, que tratará de publicações digitais, contando ainda com a participação de Eliane Domingos da Revista LibreOffice Brasil.

No dia 11 de abril participaremos de uma oficina de Scribus e Gimp. Todos estão convidados.

Informações sobre a grade de programação e inscrições podem ser acessadas em http://softwarelivre.org/fislamazonia.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource