Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Encontro Nacional da comunidade Openstack Brasil

13 de Abril de 2014, 0:55, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

17-03-2013_openstack.

A comunidade Openstack Brasil e o Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal tem o prazer de convidar a todos para o encontro nacional da comunidade Openstack Brasil.

Local: o evento será transmitido por videoconferência e pela internet no endereço: assiste.serpro.gov.br/cisl/

As palestras serão realizadas a partir de várias localidades e também será possível assistir presencialmente ao evento nas regionais do SERPRO listadas abaixo. Aos interessados em assistir nos auditórios do Serpro solicitamos enviar e-mail para cisl@serpro.gov.br com os dados (nome e cpf) para autorizarmos a entrada na portaria das regionais.

Maiores Informações: softwarelivre.gov.br/eventos/encontro-nacional-da-comunidade-openstack-brasil/

Programação:

Data: 17/04/2014

Abertura – 9:40~10:00
Local: Brasília-DF e Porto Alegre-RS
Palestrante: Deivi Kuhn e Marcelo Dieder

Palestra 1: A Fundação Openstack (5 a 10 minutos) – 10:00~11:00

Palestra 2: Como gerenciar uma nuvem pública ou privada utilizando a plataforma Openstack (45 minutos)
Local: Porto Alegre-RS
Palestrante: Marcelo Dieder

Palestra 3: Controle de acesso baseado em papéis – 11:00~12:00
Local: Porto Alegre-RS
Palestrante: Andrey Brito

Palestra 4: Uma Introdução Relâmpago ao OpenStack Neutron – 14:00~15:00
Local: Rio de Janeiro-RJ
Palestrante: Adolfo Brandes

Palestra 5: Uma proposta e solução de nuvem para implantação com Openstack – 15:00~16:00
Local: Belo Horizonte-MG
Palestrante: Guilherme Maluf Balzana

Palestra 6: Por dentro do Openshift – 16:00~17:00
Local: Curitiba-PR
Palestrante: Alexandre Souza Aguiar

Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste – Vídeo Streaming Livre do Serpro.

Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/

Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail cisl@serpro.gov.br, diáspora – https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr, twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr. Reveja as palestras técnicas editadas no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/user/CISLGov .

 



Rede Espírito Livre completa 5 anos de existência

12 de Abril de 2014, 21:09, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Rede_EspiritoLivre

A Rede Espírito Livre, iniciativa que abriga vários projetos relacionados a tecnologia, software livre, código aberto, inclusão digital e cultura livre, completa hoje, dia 12 de abril, 5 anos de existência. Isso mesmo, até parece que foi ontem. Mas o tempo passou, novos projetos surgiram, problemas surgiram, pessoas amadureceram e os projetos continuam mais vivos do que nunca.

No dia 12 de abril lançamos nossa primeira edição da Revista Espírito Livre, primeiro projeto e ainda um dos mais importantes. Com o tema Computação em Nuvem, a nossa primeira edição contou, já em seu primeiro número, com uma entrevista internacional e a participação de inúmeros ícones da comunidade de software livre do Brasil e a partir daí não parou mais. A Revista Espírito Livre desde 2009 já disponibilizou mais de 40 edições com materiais de qualidade em língua portuguesa e que em breve estará também em espanhol. É, estamos desbravando novos idiomas.

Novos projetos surgiram como o Fórum Espírito Livre que, inicialmente, tinha como próposito levar aos leitores uma interação ainda maior com os autores do materiais divulgados na revista. O projeto evoluiu e agora não atente apenas aos leitores da Revista Espírito Livre mas de todos os projetos da rede. Ao todo já foram 5 eventos e com a sexta edição já agendada para 29 e 30 de maio de 2014. Temos a expectativa de termos outras edições ainda em 2014.

Um outro projeto que surgiu em 2013 foi a TV Espírito Livre. Através dela, conseguimos atingir pessoas que nem sempre tem tempo para ler a Revista Espírito Livre. Com vários programas lançados e novos em processo de produção, a TV Espírito Livre já se consolidou como mídia livre e direcionada à difusão do conhecimento e do compartilhamento de informações.

Novos projetos continuam surgindo e, com eles, a necessidade de novos colaboradores. Percebemos ao longo desta caminhada que estes projetos não existiram se não fossem o envolvimento dos voluntários colaboradores que sempre estão a disposição para nos ajudar. A estes o nosso muito obrigado, sem vocês, a rede ainda seria apenas um esforço individual como era lá em 2009.

Desta forma, gostaria de agradecer publicamente a todos os colaboradores voluntários que estiveram envolvidos em algum de nossos projetos. Todos são importantes. Todos são relevantes e talvez por isso fizemos a diferença no cenário de software livre no Brasil. Talvez esse seja o motivo por ainda estarmos aqui, de pé, erguidos e prontos para os novos desafios que certamente aparecerão.

Uma coisa eu sei: surgimos do nada. E, depois de 5 anos, o que aconteceu? Milhares de leitores mensais da revista, milhares de visitantes em nosso canal de TV, milhares de participantes nas edições dos fóruns.

Um abraço forte a todos e o convite para que você venha [continuar a] fazer parte da Rede Espírito Livre continua de pé! Mais uma vez agradeço a todos que participaram seja com um ou com trinta textos, seja fazendo animações, artes ou editando vídeos. Você que participa não é só um colaborador, você é parte de grande projeto que impacta na vida de milhares de pessoas. E isto, certamente não é pouca coisa.

Paz e bem.



Evento: V Seminário de Inovação em Governo Eletrônico

12 de Abril de 2014, 17:54, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

seminario_inov_gov_eletronico

O evento tem por objetivo debater o uso da TIC para aproximar o Estado e o cidadão, com economia de tempo e recursos, ampliando serviços e informações.

As novas tecnologias apresentam-se como oportunidades de aproximar cada vez mais o Governo e o cidadão, melhorando a qualidade de vida das pessoas, modernizando serviços e facilitando a sua participação nas decisões sobre políticas públicas.

O Seminário abordará ainda outras iniciativas inovadoras, na área da Tecnologia da Informação, que trarão impacto no dia a dia das pessoas.

Para se inscrever: http://ruthers.com.br/egov/inscricoes

Fonte: http://curta.cc/515



Brasil vai propor Marco Civil mundial

12 de Abril de 2014, 17:49, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

demi-getschko-estadao-nilton-fukuda1

Depois da aprovação do Marco Civil da Internet na Câmara Federal, os defensores da democratização e da maior segurança na rede já falam em um projeto ‘global’. Ontem, durante um encontro em São Paulo, o Comitê Gestor da Internet (CGI.br) concluiu o texto que será apresentado no evento NETmundial, marcado para os dias 23 e 24 de abril na capital paulista.

Segundo o conselheiro do CGI, Demi Getschko, o conteúdo do projeto é inspirado no Decálogo do CGI.br, documento que descreve os princípios “para a governança e uso da internet no Brasil” e que serviu de base para a construção do Marco Civil da Internet brasileiro. “A chance de criarmos uma legislação única para a internet é pequena”, diz Getschko. “Por isso, estamos propondo uma versão mais simples do Decálogo.”

Conselheiro e veterano da implementação da internet no Brasil, Getschko se encontrou, ontem, com o deputado federal e relator do projeto brasileiro Alessandro Molon (PT-RJ) durante um evento promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais e pela Prospectiva, em São Paulo, para debater os impactos econômicos da regulação na internet.

Molon comemorou mais uma vez a aprovação do projeto na Câmara, e se diz confiante quanto à validação do texto no Senado. “Pedi para votarem antes da NETmundial. Fiz o apelo e encontrei boa acolhida”, diz o deputado. Depois de três anos tramitando na Câmara, a expectativa é de que o projeto fique apenas 20 dias no Senado. “Mesmo que eles possam contribuir, o Marco Civil teria de voltar para a Câmara e aí seria impossível tê-lo em lei antes do evento.”

Segundo Molon, Aloysio Nunes (SP), líder do PSDB e da terceira maior bancada no Senado, “que é um defensor da neutralidade, aliás”, garantiu que não pretende impedir a votação do projeto.

O relator do Marco Civil da Internet disse que visitou esta semana o Senado para garantir a aprovação do projeto, que considera passível de ser aprimorado, mas não agora. “Lei perfeita não existe, eu acredito em trabalho progressivo. O processo legislativo permite isso durante o seu trâmite, mas também a partir do primeiro dia da sua aprovação podem surgir novos projetos para alterar o texto e corrigir problemas que não tenham sido vistos antes.”

Neutralidade
Demi Getschko considerou “feliz” a mudança no texto do Marco Civil que diz que para casos de exceção ao princípio da neutralidade a Anatel e o CGI.br deverão ser consultados. “Por essa e outras razões, nós não estamos só refletindo o que acontece lá fora, nós estamos à frente”, afirmou.

Rodrigo de la Parra, vice-presidente para América Latina da Icann, entidade que faz a gestão técnica da web nos EUA, também compareceu ao evento e chamou de “histórico” o momento pelo qual passa a internet no mundo hoje.

“O modelo multissetorial do CGI é único no mundo; o Marco Civil, lei da maior importância, também é único. Juntos, mostram a maturidade do Brasil e, justificam o por que de o NETmundial acontecer aqui”, disse.

Parra contou que a escolha do Brasil para sediar o evento – que tem entre seus objetivos, a definição de novas estruturas de governança para a internet – se deu após uma consulta à Organização das Nações Unidas, que acabou indicando o País como melhor anfitrião. “O Brasil hoje é visto como o intermediador de visões extremas que pedem a liberação geral ou a gestão por governos”, diz. “A NETmundial é produto de um processo que deve seguir avançando. E a Icann estará lá, mostrando estar disposta a conversar.”

Fonte: LINK



Heartbleed pode afetar cerca de 90 milhões de gadgets com Android

12 de Abril de 2014, 16:47, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

android_heartbleed

Segundo publicação da própria Google em um de seus blogs oficiais, a falha de segurança batizada de Heartbleed pode afetar aparelhos com Android. Se você possui um gadget com a plataforma do robozinho verde mantenha a calma, pois não são todas as versões do sistema que apresentam essa vulnerabilidade.

De acordo com a Gigante das Buscas, a brecha é percebida somente na versão 4.1.1 do Android — também conhecida como Jelly Bean e que foi lançada em julho de 2012. Contudo, levantamentos estatísticos também da própria companhia alertam que o problema pode ser bem grave.

Conforme o Developer Android, site da empresa voltado para desenvolvedores, o Jelly Bean representa 34,4% de todos os dispositivos com o SO da companhia ativos no mundo, os quais totalizam cerca de 900 milhões de smartphones e tablets. Se levarmos esses dados em conta, chegaríamos ao cálculo de quase 309,6 milhões de gadgets vulneráveis.

Contudo, em comunicado dirigido ao site Bloomberg, Christopher Katsaros, porta-voz da Google, alega que menos de 10% do total de dispositivos em funcionamento com Android estão suscetíveis a essa falha, ou seja, algo em torno de 90 milhões de eletrônicos.

Por fim, a companhia afirma que já está encaminhando relatórios e memorandos com informações sobre a atuação do Heartbleed no Jelly Bean para as fabricantes que ainda distribuem produtos com essa versão do sistema.

Ameaça real

O Heartbleed consiste em uma brecha que permite a pessoas mal intencionadas monitorar e coletar os dados trocados durante a troca de chaves que servem como certificações de segurança por meio de um pacote de código aberto chamado  OpenSSL.

A situação se agrava quando consideramos que os hackers podem aprender como essa comunicação de certificados acontece. Dessa forma, os cibercriminosos seriam capazes de, por exemplo, simular um processo de compra na internet, induzindo as pessoas a fornecerem seus dados de cartões de crédito sem desconfiar de nada.

Outra bomba relacionada a essa falha surgiu recentemente, quando fontes anônimas do Bloomberg asseguraram que a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) conhece esse problema há pelo menos dois anos e pode ter usufruído dele para espionagem.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource