A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Treinamento do CISL – Shell Script com Júlio Neves
16 de Abril de 2014, 13:13 - sem comentários aindaOs scripts em Shell são a base do sistema de inicialização do Linux, são utilizados em todo tipo de ferramenta de configuração e vários outros tipos de aplicativos. Você sabia que todos os utilitários de boot e configuração do Debian, Slackware e praticamente todas as distros são scripts em Shell, e que quase todos os pacotes do Debian e de todas as principais distribuições são gerados de forma semi automática graças a eles?
Um bom admin, precisa ao menos conhecer a sequencia de boot do Linux. Como é possível isso desconhecendo-se o Shell?
É possível escrever programas elaborados em Shell script, substituindo aplicativos que demorariam muito mais tempo para ser escritos em qualquer outra linguagem. Seus scripts podem tanto seguir a velha guarda, com interfaces simples de modo texto, quanto possuir interfaces gráficas elaboradas, escrita em YAD, zenity, kommander ou em kdialog. Isso contraria a ideia que muitas pessoas, incluindo até mesmo usuários Linux tarimbados possuem, pois seu uso pode ir muito além de simples scripts de configuração. Você pode desenvolver programas bastante complexos se usar as ferramentas certas.
Este curso objetiva fornecer uma visão aprofundada dos recursos e lógica do Shell, ensinando como desenvolver scripts complexos, mergulhando fundo no mundo das Expressões Regulares e dando uma rápida visão das interfaces gráficas.
Período: 19 a 23 de maio de 2014
Horário: 09h às 18h
Carga Horária: 40h
Vagas: 7
Pré-requisitos:
- Mandatório: Conhecimentos e prática em alguma linguagem de programação
- Desejável: Conhecimentos básicos de linux
Local: sala 02 do prédio 04 do Serpro – Rio de Janeiro – Horto
Endereço: Rua Pacheco Leão, 1.235 Fundos – Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
Instrutor: Julio Neves
Minicurrículo: Julio Neves atualmente trabalha junto à Diretoria do SERPRO e é professor universitário.
Engenheiro de produção da UFRJ, pós-graduado em informática pelo IBAM, Analista de Suporte de Sistemas desde 1969.
Trabalha com Unix desde 1980, quando fez parte da equipe que desenvolveu o SOX, sistema operacional Unix-Like, da Cobra Computadores.
Autor dos livros “Programação Shell – Linux” que está em sua 9ª edição e do recém lançado “Bombando o Shell”, e também escreve para publicações técnicas como as revistas Linux Magazine, Libre Office Magazine e Espírito Livre, além de diversos sites técnicos de Software Livre.
Inscrição: Enviar os dados (nome, CPF, e-mail, telefone, instituição e CNPJ da instituição) para o endereço eletrônico: cisl@serpro.gov.br até o dia 18/04/2014. As vagas serão alocadas por ordem de chegada dos pedidos, respeitando a divisão de vagas entre os órgãos.
Encaminharemos a confirmação ou não da vaga no treinamento no dia 21/04/2014.
Software de Governança CITSMART é disponibilizado no Portal do SPB
16 de Abril de 2014, 12:54 - sem comentários aindaO Citsmart é uma ferramenta centralizadora que prima pela manutenção da qualidade e eficiência que fazem parte do alto padrão de gestão exigido pelo mercado e por qualquer segmento nele inserido. Partindo dos princípios provindos das diversas certificações de gestão de segurança e qualidade, propostas no ITIL e no Padrão ISO 20.000, o Citsmart eleva o nível no cumprimento dos quesitos mais exigentes presentes nos planos de ação empresarial de nossos clientes.
A ferramenta, certificada em 9 processos PinkVerify, foi disponibilizada pela empresa Central IT Governança Corporativa.
A liberação oficial do software aconteceu ontem, dia 15 de abril de 2014 num evento promovido pela ofertante, e contou com a presença do Diretor do Departamento de Governança e Sistemas de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Luis Felipe Coimbra, e do Diretor Executivo da Central IT, Sr. Carlos Alberto Freitas, que juntos, realizaram a assinatura da carta de lançamento do software.
Para acessar o CITSMART é necessário estar cadastrado no Portal do Software Público e, em seguida, entrar na comunidade clicando no seguinte link: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=98687140.
Com informações do Portal do Software Público Brasileiro.
Evento: Chamada de Trabalhos Flisol Floripa
16 de Abril de 2014, 8:00 - sem comentários aindaO Associação de Software Livre de Santa Catarina, Solisc, está aceitando propostas de palestras para o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) 2014, a ser realizado na UFSC, Florianópolis, no dia 26/04.
Você pode enviar a sua proposta de apresentação atendendo os seguintes requisitos:
Os trabalhos propostos devem ser sobre software livre;
As palestras terão duração de 55 minutos, incluindo tempo para perguntas;
Os palestrantes serão voluntários;
Para submeter propostas de palestras, acesse http://flisol.info/FLISOL2014/Brasil/Florianopolis e clique em Submissão de Trabalhos, com os seguintes dados, até o dia 16/04:
Título da palestra
Resumo da palestra (1 parágrafo)
Nome do palestrante
Mini-currículo (1 parágrafo)
Contato para retorno (e-mail)
Caso tenha alguma observação, especifique-a no e-mail.
Nos vemos em Floripa.
Google quer rastrear compras físicas a partir de sua busca
15 de Abril de 2014, 14:56 - sem comentários aindaO Google quer rastrear as compras físicas que são feitas após as pessoas clicarem em links publicitários de um produto ou loja do buscador.
De acordo com o Wall Street Journal, a companhia de tecnologia já teria feito parcerias com empresas de dados digitais, são elas a Acxiom e a DataLogix.
Ao cruzar dados de usuários anônimos com informações apresentadas por cookies de rastreamento, a companhia poderá mostrar quantos produtos foram comprados em lojas físicas a partir da navegação em sua plataforma.
Um teste de rastreamento será realizado com seis empresas, incluindo a loja de artesanato Michaels. A atual ferramenta publicitária do Google, a AdWord, já possui 40% do mercado de publicidade digital dos Estados Unidos.
Fonte: Terra
Receita Federal do Canadá é a primeira vítima do Heartbleed
15 de Abril de 2014, 14:55 - sem comentários aindaHeartbleed teve seu ataque confirmado pelo governo do Canadá nesta segunda-feira, segundo com a Receita Federal do país, a falha permitiu aos hackers a deleção de 900 números de pagantes da previdência social. Neste primeiro momento, o Fisco está analisando os dados de o que foi apagado, que teve vítimas entre pessoas físicas e pessoas jurídicas (empresas) canadenses.
Em documento assinado pelo comissário da Receita Federal do Canadá, Andrew Treusch, a instituição afirma que fechou o site logo após o Heartbleed ser descoberto, no dia 8 de abril. Contudo, os hackers aproveitaram uma brecha que deixou o sistema no ar durante seis horas antes de ser retirado por completo.
Treusch ainda afirma que o não há indicio de roubos anteriores e que o fisco canadense enviará uma carta a cada pessoa afetada pelo ataque. A instituição ainda deixou um número gratuito para os cidadãos poderem tirar suas dúvidas.
Heartbleed
O Heartbleed é uma falha no OpenSSL, linguagem mais popular do mundo para criptografar, em sites e serviços online, o nome de acesso e senha dos usuários. Seus certificados digitais podem ser encontrados em serviços de e-mails, redes sociais e sistema bancário.
Com o bug, hackers podem visualizar senhas, os nomes de acesso e documentos criptografados dos usuários, além de permitir que a armazenem as chaves de criptografia. A falha foi encontrada por um analista do Google, Neel Mehta, e está sendo analisado pelo Open SSL para correção.
Fonte: Terra