Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Disponibilizado vídeo sobre o Projeto Cauã

16 de Abril de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

16-04-2013_project_caua

Foi disponibilizado um vídeo de apresentação do Projeto Cauã, Fase 1, que tem a frente Jon Maddog Hall como um de seus idealizadores. Maddog já fez inúmeras palestras apresentando o produto e como ele irá revolucionar a área do entretenimento doméstico, além de possibilitar empreendedores individuais a terem renda nos mais diversos mercados.

O vídeo pode ser visualizado abaixo:

Importante ressaltar que, segundo o projeto, esta seria a primeira fase do Projeto Cauã no Brasil e América Latina, atuando no mercado de entretenimento doméstico, através da comercialização de serviços e também do Raspberry Pi.

Para mais informações sobre o Projeto Cauã, visite http://projectcaua.org/



Lançado Stoq 1.7

15 de Abril de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

10-03-2013_stoq

A equipe de desenvolvimento do Stoq informa que a versão 1.7 já está disponível. O Stoq é um sistema de gestão comercial open source voltado para pequenas e médias empresas. Ele controla tudo: pontos de venda, impressoras fiscais, financeiro, ordens de produção, ordens de serviço, estoque, fornecedores, funcionários, impressão de boletos, carnês e relatórios e mais.

O Stoq é um software livre! Isso mesmo, você pode obtê-lo gratuitamente no site, usá-lo, ler o código, modificá-lo e até redistribuí-lo!

Tudo bem, mas qual é o diferencial? O Stoq tem alta usabilidade, é rápido e confiável e evolui muito rápido. Pelo código aberto, qualquer um pode desenvolver e alterar suas funcionalidades para atender suas próprias necessidades. Por essas características, ele é a solução perfeita de ERP para pequenas e médias empresas: um sistema completo, estável, funcional, absolutamente gratuito e que escala e evolui junto com a sua empresa. A gestão comercial verdadeiramente livre.

Recentemente, foi lançada a versão 1.7 do Stoq, a versão mais completa e estável do sistema!

Alguns destaques desse lançamento:

* Novo aplicativo de ordem de serviço;
* Novo relatório anual para o aplicativo financeiro, com tudo que foi registrado no ano;
* Suporte para ECF Elgin K Fiscal;
* Melhor controle para quando duas vendas concorrentes tentam vender as últimas unidades do mesmo produto;
* Nova infraestrutura de relatórios, com a possibilidade de alterar a orientação da página e a fonte utilizada antes da impressão (experimental).

Confira a lista completa de mudanças em http://www.stoq.com.br/novidades.

Traga a sua empresa para a liberdade: http://www.stoq.com.br.

Com informações de Stoq.



Aplicativo para Android hackeia aviões virtuais

15 de Abril de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

15-04-2013_android

Hugo Teso é um especialista em segurança, bem como um piloto experiente. Na conferência sobre segurança “Hack in the Box“, em Amsterdam, Teso demonstrou o que acontece quando alguém combina esses dois campos e conduz três anos de pesquisa. Ao analisar os sistemas de comunicação normalmente utilizados no controle de tráfego aéreo, o pesquisador identificou diversas vulnerabilidades que o permitiu assumir o controle de aviões virtuais em uma configuração de laboratório. Teso disse que usou suas descobertas para desenvolver um framework completo, com aplicativo Android inclusive, que permite aos usuários hackear e assumir o controle de aviões.

O pesquisador analisou implementações como o da Aircraft Communications Addressing and Report Systems (ACARSs), utilizadas em diferentes sistemas de vôo (Flight Management Systems – FMSs). As ACARSs são usadas ​​para alimentar as cabines de vôo com informações como dados meteorológicos ou alterações de plano de vôo. Aparentemente, os mecanismos do protocolo de segurança são inadequados. Os FMSs ajudam pilotos a navegar e fornecer dados para o piloto automático.

Para sua prova de conceito, Teso montou um sistema de componentes de hardware e software que criavam simulações realistas da comunicação entre aviões e sistemas de controle em terra. O pesquisador disse que comprou os componentes de hardware de avião genuínos necessários do eBay e de lojas que vendem sucata. As vulnerabilidades identificadas permitiram que Teso injetasse seu framework de ataque SIMON, especialmente desenvolvido para esse fim, no FMS. O pesquisador explicou que o código injetado permite enviar instruções de controle para o computador de bordo a qualquer momento, embora os comandos sejam executados somente quando o piloto automático está ativado.

O ataque é atualmente apenas bem sucedido em condições de laboratório, mas pode, em teoria, ser também utilizado ​​para hackear aviões reais. Teso afirma que a comunicação ACARS com um avião pode ser implementada localmente através de um software de sistema de rádio ou globalmente via um dos dois grandes fornecedores ACARS: ARINC e SITA. O pesquisador acrescentou que uma vulnerabilidade precisaria ser encontrada nos fornecedores.

O aplicativo “PlaneSploit” oferece vários recursos que são tão interessantes de brincar como perigosos: por exemplo, o FlightRadar permite que invasores selecionem um avião nas proximidades como seu alvo. Teso explicou que os movimentos são detectados por meio do giroscópio dos smartphones, e depois convertidos em sinais de controle. Aparentemente, o aplicativo também permite que invasores definam novos waypoints e até mesmo derrubem o avião usando o recurso “Visit ground”.

Em um comunicado, a fabricante de sistemas de vôo Honeywell apontou que os problemas de segurança identificados em seus produtos referem-se a versões de software de PC, e que estas versões diferem das implementações de hardware utilizadas ​​em aviões. Até que ponto os problemas poderiam se aplicar também a implementações de hardware é algo que sendo investigado, acrescentou a empresa.

Teso revelou que, em aviões modernos, o software pode ser corrigido a partir de uma atualização relativamente simples. Com dispositivos mais antigos, que têm estado em uso desde a década de 1970, no entanto, uma atualização seria difícil ou totalmente impossível, disse o pesquisador.

Com informações de The H Online



Walt Disney Animation Studios com vagas abertas para especialista Linux

15 de Abril de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

slice_walt_disney_animation_studios_01

A Walt Disney Animation Studios está com vagas abertas para administração de sistemas Linux. É necessário ter mais de 2 anos de experiência com administração de sistemas Linux, conhecimento de linguagens de programação, instalação, configuração, administração, solução de problemas, monitoramento e procedimentos de segurança, ambiente desktop e servidor, alta performance, missão crítica e outros.

Além disso, é desejável experiência com Red Hat Enterprise Linux ou uma distribuição derivada, experiência em com Python e scripts Bash, puppet, personalização de repositório RPM e virtualização.

Ficou interessado?! Informações detalhadas sobre a vaga, podem ser conferidas diretamente no site.



Mozilla Corporation anuncia que seu CEO deixará o cargo

15 de Abril de 2013, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

15-04-2013_mozilla

Mozilla anunciou que ainda este ano, Gary Kovacs, CEO da Mozilla Corporation, deixará 0 cargo que ocupa desde outubro de 2010. Ele vai tomar um assento no conselho de administração. A organização irá começar a procura por um substituto a altura do cargo imediatamente. Enquanto isso, Mitchell Baker, presidente da Mozilla Foundation irá expandir suas funções para se tornar Presidente Executivo e ter maior controle das atividades do dia-a-dia na Mozilla Corporation. Vale lembrar que Baker já foi CEO da Mozilla Corporation, entre 2005 e 2008, e reflete sobre esses assuntos no seu Blog comentando sobre as atuais mudanças de gestão.

Kovacs disse a AllThingsD que “Após três anos de muitas mudanças para acelerar a organização, eu quero voltar a fazer algo mais comercial”, mas que seu trabalho ajudou a empresa a mudar. Kovacs também afirma que “Essa é realmente uma Mozilla diferente”.

A Mozilla afirmou que trouxe Kovacs em 2010 para liderar um movimento que tornaria a organização mais próxima de dispositivos móveis no mercado. A ideia é focar os esforços onde as pessoas poderiam estar interagindo com a web aberta no futuro — em smartphones e tablets. Durante seu mandato, tanto o Firefox OS quanto as aplicações em HTML5 e o Firefox para Android foram lançados e levaram “DNA móvel de forma profunda na organização”. O anúncio da companhia afirma que seu desenvolvimento continuado do navegador para desktop e serviços adjacentes, combinados a sua posição de defensor de confiança dos consumidores em debates sobre políticas públicas, criaram uma “fundação sólida” e que a organização sem-fins lucrativos e a corporação já estão se movendo em direção a nova fase de desenvolvimento com o lançamento de dispositivos móveis com seus parceiros ao redor do mundo.

A saída de Kovacs também desencadeou algumas mudanças de pessoal. Jay Sullivan, que tem sido o SVP de Produtos, agora se torna o Chief Operating Officer da Mozilla. Um novo papel de SVP para Negócios e Assuntos Jurídicos foi criado, com Harvey Anderson, que já foi o primeiro conselheiro interno, preenchendo essa vaga. O foco da Mozilla em dispositivos móveis agora será levado por Li Gong que foi apontado para o cargo de SVP para Dispositivos Móveis. Brendan Eich permanece no cargo de CTO da Mozilla e SVP de Engenharia.

Com informações de The H Online.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource