Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Instalando a última versão do Eclipse no GNU/Linux

15 de Março de 2015, 19:39, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

eclipse-no-linux

Eclipse é uma IDE para desenvolvimento Java, porém suporta várias outras linguagens a partir de plugins como C/C++,PHP,ColdFusion, Python, Scala e plataforma Android. Ele foi feito em Java e segue o modelo open source de desenvolvimento de software.

Nesse tutorial, você verá com instalar a última versão do Eclipse no Linux manualmente, que deve funcionar na maioria das distribuições Linux.

Para saber mais sobre esse programa, visite o site do Eclipse.

Para instalar a última versão do Eclipse no Linux, faça o seguinte:

Passo 1. Se você não tem o Java instalado em seu sistema, primeiro instale-o.

Passo 2. Abra um terminal;

Passo 3. Se você já tiver feito uma instalação manual do programa, use os comandos abaixo para apagá-la;

rm -RF /opt/eclipse/

rm -RF /usr/share/applications/eclipse.desktop

Passo 4. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 5. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve o arquivo com o nome eclipse.tar.gz;

wget -O eclipse.tar.gz http://eclipse.c3sl.ufpr.br/technology/epp/downloads/release/luna/SR2/eclipse-java-luna-SR2-linux-gtk.tar.gz

Passo 6. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve o arquivo com o nome eclipse.tar.gz;

wget -O eclipse.tar.gz http://eclipse.c3sl.ufpr.br/technology/epp/downloads/release/luna/SR2/eclipse-java-luna-SR2-linux-gtk-x86_64.tar.gz

Passo 7. Depois de baixar, execute o comando abaixo para descomprimir o pacote baixado, para a pasta /opt/;

sudo tar -zxvf eclipse.tar.gz -C /opt/

Passo 8. Agora crie um lançador para a última versão do Eclipse, executando um editor de texto com o comando:

sudo gedit /usr/share/applications/eclipse.desktop

Passo 9. Com arquivo aberto, copie o conteúdo abaixo, cole no arquivo e salve-o;

[Desktop Entry]
Name=Eclipse 4
Type=Application
Exec=/opt/eclipse/eclipse
Terminal=false
Icon=/opt/eclipse/icon.xpm
Comment=Integrated Development Environment
NoDisplay=false
Categories=Development;IDE;
Name[en]=Eclipse

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite eclipse no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).
Desinstalando o Eclipse no Ubuntu e derivados.

Para desinstalar o Eclipse no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;

Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

rm -RF /opt/eclipse/

rm -RF /usr/share/applications/eclipse.desktop

Com informações do Ubuntu Handbook e Blog do Edivaldo Brito.



Entrevista com Klaibson Ribeiro na TV Espírito Livre sobre o livro LibreOffice para Leigos

15 de Março de 2015, 18:02, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

klaibson-ribeiro-libreoffice-para-leigos

A TV Espírito Livre esteve presente na Campus Party Brasil 8, em São Paulo.

Conversamos com Klaibson Ribeiro, que falou sobre a campanha de arrecadação de fundos para o lançamento do seu livro sobre o LibreOffice para Leigos..

Você encontra este e todos os programas lançados pela TV Espírito Livre no Internet Archive.

A seguir você confere a entrevista:

 

 



Entrevista com Klaibson Ribeiro na TV Espírito Livre sobre o livro LibreOffice para Leigos

15 de Março de 2015, 18:02, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

klaibson-ribeiro-libreoffice-para-leigos

A TV Espírito Livre esteve presente na Campus Party Brasil 8, em São Paulo.

Conversamos com Klaibson Ribeiro, que falou sobre a campanha de arrecadação de fundos para o lançamento do seu livro sobre o LibreOffice para Leigos..

Você encontra este e todos os programas lançados pela TV Espírito Livre no Internet Archive.

A seguir você confere a entrevista:

 

 



Falha de software faz Google expor informações pessoais de donos de sites

14 de Março de 2015, 12:46, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

6853.116914-Dados-Roubados-de-Computador

Uma falha de software fez com que o Google expusesse dados pessoais como nomes, endereços, e-mails e números de telefone usados no registro de sites e que deveriam ser privados.

De acordo com o PC World, a violação de privacidade aconteceu no banco de dados WhoIs, que armazena as informações de contato de pessoas que adquiriram nomes de domínio. No momento do cadastro, os usuários podem optar se desejam ou não que as suas informações se mantenham privadas e, algumas vezes, é necessário até mesmo pagar uma taxa extra para isso.

Craig Williams, líder técnico sênior do grupo de pesquisa da Cisco’s Talo, responsável por descobrir a falha, diz que o problema torna mais fácil a vida dos cibercriminosos, que podem criar e-mails de phishing para enganar as vítimas divulgando informações ou induzindo cliques em links maliciosos.

Em uma nota oficial em seu blog, a Cisco afirma que quase 283 mil domínios foram afetados. Williams “esbarrou” no problema no mês passado, quando estava realizando uma pesquisa em domínios associados com malwares. “Eu soube imediatamente que era realmente estranho. Quase todo mundo hoje em dia é muito cuidadoso com a sua presença online”, comenta.

Mesmo sendo bem intencionado, o WhoIs pode ser um recurso sem muita utilidade, visto que muitos cibercriminosos acabam comprando domínios com cartões de créditos de terceiros e inserindo informações falsas. Mas William diz que, ainda assim, esses dados falsos podem ajudar a controlar as campanhas de malware, pois os malfeitores acabam usando os mesmos dados falsos por preguiça.

Com informações de PC World, Cisco e Canaltech.



Internet a baixo custo: a chave para que 4 bilhões de pessoas saiam da pobreza

14 de Março de 2015, 12:43, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

71400.124015-internet

Por Sebastián Siseles*

Cerca de 60% da população do mundo, o que representa mais de 4 bilhões de pessoas, não têm acesso à internet. Essas pessoas vivem com US$ 10 por dia e muitos outros, infelizmente, com muito menos. Sem acesso à internet, a maioria dos países em desenvolvimento terá que melhorar radicalmente a sua taxa de conectividade para ter uma vida mais sustentável e melhor para seus habitantes. Por sua vez, isso tem um efeito de longo prazo sobre o PIB.

Uma série de iniciativas como Internet.org e o projeto Google Loon já iniciaram o caminho para que mais pessoas estejam conectadas. Por sua vez, Richard Branson e a OneWeb querem conseguir que isso aconteça mais rapidamente. A OneWeb construirá, lançará e operará a maior rede de satélites do mundo. Sua missão será levar o acesso à internet a todo o mundo e tem o objetivo de oferecer um serviço de internet rápida nas zonas rurais e emergentes.

Isso é muito positivo, mas o que as pessoas vão fazer quando finalmente tiverem internet?

O primeiro passo será encontrar a maneira de fazer dinheiro com essa nova possibilidade de se conectar com milhões de pessoas em todo o mundo. É neste momento que os mercados online entram em ação e as plataformas para comprar e vender produtos e serviços se convertem no melhor caminho para sair da pobreza.

A transformação para o bem do mundo em desenvolvimento será a proliferação do acesso à internet a baixo custo. Tendo o acesso, não importa onde a pessoa viva e sua origem socioeconômica, é possível ter acesso ao conhecimento humano, à educação. Além disso, a internet é a ferramenta mais democrática que existe em que todos, em condições iguais, podem fazer a compra e venda de produtos e serviços – entendendo por serviços suas habilidades e conhecimentos – a qualquer pessoa em qualquer lugar e a um só clique de distância. Em países emergentes, em que existe grande habilidade, conhecimento e capacidade de adaptação em todas as circunstâncias, somando internet a baixo custo com plataformas de trabalho online podem realmente melhorar o status econômico da população.

Trabalhando com freelancers do mundo inteiro, vemos cada vez mais pessoas aderindo a este tipo de trabalho, desde desenvolvimento de software, redação, banco de dados, design até engenharia, ciências, marketing digital, contabilidade e serviços legais.

Nunca antes foi tão fácil encontrar um trabalho e aumentar a capacidade das empresas de realizarem seus trabalhos oferecidos. Freelancers em países como Índia, Paquistão, Bangladesh, Argentina, Brasil, Colômbia e México, entre muitos outros têm se beneficiado por conseguirem ganhar mais de US$10 por hora. Com mais pessoas tendo acesso à internet nos próximos anos, vamos ter um mundo mais inteligente e mais conectado, onde todos tenham oportunidade de ganhar um salário mais digno.

*Sebástian Siseles é formado em Direito, pela Universidad de Buenos Aires, e em Marketing, pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, com MBA pela University of Pittsburg, Sebastian é diretor do Freelancer para a América Latina, responsável pela expansão do site na região. Especialista em finanças corporativas e práticas gerais de negócios, o executivo também fundou em 2009 a Weemba.

Com informações de Canaltech.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource