Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Linus Torvalds anuncia o Linux Kernel 4.5 RC5, as coisas ainda continuam calmas

22 de Fevereiro de 2016, 14:34, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

19-02-2013_tux

Antecipando um dia antes o lançamento, Linus Torvalds anunciou no último sábado (21) o quinto RC (Release Candidate) do próximo Linux Kernel 4.5. Segundo Torvalds, parece que as coisas se manteve calmas para esta nova versão do kernel ainda em desenvolvimento, com exceção de um pequeno problema relacionado com a arquitetura de hardware s390 e VM THP (Transparent Huge Pages).

“As coisas continuam parecendo normais e têm sido bastante calmas. Sim, a limpeza do VM THP parece ainda ser problemática no s390, mas não há nada de particularmente preocupante. Então, mais uma semana, outro rc. O patch parece muito normal, com cerca de 55% de drivers (os drivers drm e clk se destacam, mas não estão sozinhos) e quase 20% são atualizações de arch [arquiteturas] (arm, m68k, powerpc, s390, x86)”, explica Linus Torvalds.

“O restante está distribuído – sistemas de arquivo (ext4, efi, cifs), algumas alterações no núcleo do kernel e nos arquivos de cabeçalho. E algumas atualizações de documentação. Tudo muito pequeno”, concluiu.

Para quem se importa ou simplesmente está curioso, mas detalhes sobre todas as melhorias implementadas podem ser encontrados no anúncio oficial, através deste link. Caso você queira fazer download dos arquivos para realizar seus testes, clique aqui para baixar o Linux Kernel 4.5 RC5.

Com informações de LKML, Softpedia e LinuxBuzz.



Ubuntu estará presente nos dispositivos Sony Xperia Z1 e OnePlus One

22 de Fevereiro de 2016, 14:28, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

111285.185787-Ubuntu

O Ubuntu entrou em cena durante a Mobile World Congress 2016 não apenas pelo lançamento do Aquaris M10, o primeiro tablet do mundo equipado com o sistema operacional da Canonical, mas também pelo anúncio de que a experiência de convergência do sistema está confirmada para os dispositivos Sony Xperia Z1 e OnePlus One.

Ambos os dispositivos receberão uma ROM que permitirá que os usuários possam transformá-los em uma área de trabalho ao conectar um monitor e periféricos neles. Os dois smartphones ainda serão mostrados nesta semana durante a MWC rodando o Ubuntu OS.

De acordo com a Canonical, o projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a OnePlus e com a comunidade Sony Open Devices. Essas parcerias, segundo a organização, irão garantir que os usuários de dispositivos Ubuntu recebam todas as ferramentas e informações que precisarem para usufruir da experiência ao máximo.

A experiência de convergência do Ubuntu significa, em poucas palavras, que o sistema irá rodar exatamente da mesma forma em smartphones, tablets e em desktops. Em teoria, a interface irá se adaptar aos aparelhos dependendo dos dispositivos que serão conectados a eles, como já se pode ver no Aquaris M10.

Em breve, a Canonical irá disponibilizar o sistema no site direcionado a desenvolvedores do Ubuntu.

Com informações de Ubuntu e Canaltech.



Banco de dados do fórum oficial do Linux Mint foi comprometido

22 de Fevereiro de 2016, 13:17, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

linux-mint-logo

Clement Lefebvre, líder do Linux Mint, confirmou que o banco de dados do fórum do Linux Mint foi comprometido durante o ataque sofrido no fim de semana, sendo que os atacantes tiveram acesso a uma cópia do banco de dados. Então, se você tiver uma conta no forums.linuxmint.com, altere sua senha em todos os sites sensíveis, logo que possível.

O banco de dados contém as seguintes informações sensíveis:

– Seu nome de usuário nos fóruns;
Uma cópia criptografada de sua senha dos fóruns;
O seu endereço de email;
Qualquer informação pessoal que você pode ter colocado em sua assinatura / perfil / etc,
Qualquer informação pessoal que você pode escrito nos fóruns (incluindo tópicos privados e mensagens privadas).

As pessoas que correm mais risco são as pessoas cuja senha dos fóruns é a mesma que a sua senha de e-mail ou como a senha que eles usam em sites populares ou sensíveis. Embora as senhas não possam ser decifradas, elas podem ser descobertas através de “força-bruta” (encontrado por meio de tentativas) se elas forem simples o suficiente ou ainda se elas se referirem a informações pessoais.

Por precaução, é recomendado a todos os usuários dos fóruns alterarem suas senhas.

Com informações de The Linux Mint Blog.



Pesquisa aponta Red Hat como líder entre pacotes de Software de Nuvem

22 de Fevereiro de 2016, 1:29, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

redhat-logo

A Red Hat, Inc. (NYSE: RHT), líder mundial em fornecimento de soluções open source, destacou-se em dois relatórios de pesquisa da Forrester, que classificam pacotes de softwares de nuvem privados e soluções de gestão de nuvem híbrida.  Os relatórios “The Forrester Wave™: Private Cloud Software Suites, Q1 2016” e “The Forrester Wave™: Hybrid Cloud Management Solutions, Q1 2016” avaliaram fornecedores em suas ofertas, presença no mercado e estratégia atuais, sendo que a Red Hat foi colocada na liderança em ambos os relatórios.

“Red Hat… lidera a avaliação com seu poderoso portal, recursos superiores de governança e uma estratégia elaborada em torno de integração, open source e interoperabilidade. Ao invés de tentar construir uma abordagem personalizada para realizar as funções em torno de operações, governança ou automação, a Red Hat oferece um pacote de alta modularidade que tira proveito de uma mistura de padrões de mercado e open source em acréscimo ao seu próprio desenvolvimento”, observou o relatório “The Forrester Wave™: Private Cloud Software Suites, Q1 2016”.

De acordo com a Forrester, o mercado de nuvem privada “está crescendo porque mais profissionais de I&O veem a nuvem privada como a plataforma que viabiliza a transformação da experiência de seus clientes. Ao escolher uma solução, empresas procuram velocidade para o fornecimento, controle do acesso e APIs totalmente publicadas.” Em “The Forrester Wave™: Hybrid Cloud Management Solutions, Q1 2016”, a Forrester indicou que “Sessenta e cinco por cento [das pessoas entrevistadas] afirmaram já utilizar mais de uma plataforma pública e/ou privada de plataforma de nuvem, indicando que a nuvem híbrida é hoje uma realidade”.

Para o relatório “The Forrester Wave™: Private Cloud Software Suites, Q1 2016”, a Forrester realizou uma avaliação de 40 critérios dos nove mais importantes fornecedores de nuvem privada. Cada fornecedor avaliado vende uma solução de software único que permite automação e gestão completas do processo de provisionamento de infraestrutura de nuvem. A Red Hat “recebeu notas máximas em automação de vida útil de fluxo de trabalho, ‘usabilidade’ e experiência de portal administrativo, permissões, controle de conformidade, monitoramento de capacidade, APIs de plataforma, ITSM & ferramentas do desenvolvedor e integração de ferramenta de gestão de configuração.”

O RedHat CloudForms também foi mencionado como líder no relatório “The Forrester Wave™: Hybrid Cloud Management Solutions, Q1 2016.” Para essa descrição, a Forrester avaliou os fornecedores de gestão de nuvem híbrida segundo 32 critérios e os agrupou em três níveis: ofertas, estratégia e presença de mercado atuais.  A Red Hat foi citada como uma das “melhores escolhas para as equipes de desenvolvedores e DevOps preocupadas principalmente com a criação de aplicativos executados em várias nuvens, com uma forte preferência por plataformas de nuvem pública.”

O portfolio de nuvem privada e gestão de nuvem da Red Hat foi objeto de um impulso significativo durante o ano passado. A última versão de sua plataforma de gestão de nuvem híbrida, Red Hat CloudForms 4, foi lançada em dezembro de  2015 e trouxe maiores capacidades, incluindo suporte para o Microsoft Azure. Esta inclusão foi um marco fundamental à parceria recentemente anunciada entre Red Hat e Microsoft – uma colaboração que visa possibilitar que clientes adotem uma computação em nuvem híbrida por meio de fornecimento de maiores escolhas e flexibilidade para o desenvolvimento de soluções da Red Hat no Microsoft Azure. A Red Hat também atualizou seu portfolio de infraestrutura de nuvem em 2015, introduzindo a Red Hat Cloud Infrastructure 6 com um instalador unificado para proporcionar uma implementação mais suave de uma nuvem privada completa, abrangendo plataformas de infraestrutura e gestão.

“À medida que nuvens e pacotes para seu desenvolvimento e implantação continuam a amadurecer, acreditamos que as capacidades e marcos de soluções da Red Hat em gestão de nuvem e nuvem privada estão sendo reconhecidas por empresas de pesquisa por oferecerem minúcia, integração e valor para o cliente. Tais oferecimentos de soluções do Red Hat fornecem os blocos de construção de Iaas, PaaS e gestão para uma nuvem híbrida em escala empresarial, trazendo inovações provenientes de um forte núcleo na comunidade de open source upstream. A estrutura dessas soluções também reflete a direção estratégica estabelecida para nosso trabalho com parceiros, permitindo que mais parceiros adotem uma gestão de nuvem open source que abrange suas diversas plataformas e estilos de implementação.” Tim Yeaton, Vice-Presidente Sênior, Grupo de Negócios de Infraestrutura, Red Hat

Com informações da Assessoria da Red Hat.



Lançado Kodi 16 “Jarvis” – Conheça as novidades!

21 de Fevereiro de 2016, 16:04, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

kodi4-720x491

A equipe de desenvolvimento do Kodi está orgulhosa de anunciar o lançamento do Kodi 16.0. Kodi 16 vem com significativas melhorias que merecem ser mencionadas e por isso reproduzimos parte do anúncio de lançamento logo abaixo. Eis algumas das novidades:

Registro de eventos: O primeiro grande passo no sentido de tornar Kodi melhor na comunicação com você, o usuário, é a adição de registo de eventos. Com este recurso você sempre tem uma lista em constante atualização de todas as coisas mais importantes que o Kodi tem feito recentemente, junto com pequenos problemas que você pode corrigir.  Você também terá uma lista constante de todos os add-ons atualizados recentemente, por isso, se houver uma recente quebra de atualização, você saberá a atualização em que aconteceu e pode facilmente reverter.

Long Press: Mais e mais empresas de hardware estão saindo com controles remotos com um conjunto de botões muito limitado. Em particular, todas as TVs Android atuais estão faltando um botão dedicado menu de contexto completamente. Para lidar com isso, temos tido uma página do UX touchscreen e adicionou um recurso de Long Press para controles remotos. Agora, se você pressionar e segurar o botão OK / Enter por alguns segundos, você vai puxar para cima o menu de contexto. No futuro, o Long Press pode ser prorrogado por mais funcionalidades. Para uma melhor visualização do que isso significa, veja o vídeo abaixo:

4:3 Non-linear Stretch: É talvez um pouco tardia, mas Kodi finalmente suporta alongamento conteúdo 4: 3 para 16: 9 de uma forma que não deformar o conteúdo que está ocorrendo no centro da tela. Finalmente, você vai poder assistir amigos, Seinfeld, Cheers, e Duck Tales em tela cheia, sem a tela estranha que se estende.

Mudanças no gerenciador de Add-ons: Na busca contínua para melhorar o gerenciador de add-on, várias mudanças foram feitas no tratamento global de cada add-on.

Melhorias no Music Library: A biblioteca de música raramente recebeu o mesmo apoio como biblioteca de vídeo do Kodi, e este lançamento começa a mudar isso. No passado, para adicionar músicas à biblioteca do Kodi eram necessários passos adicionais, ao invés de simplesmente apontar o Kodi para as pastas de música. Agora o Kodi tentará verificar automaticamente os arquivos de música na biblioteca de música. Para arquivos de música serem digitalizados corretamente, eles deverão estar com MP3 tags.

Existem melhorias quanto a DirectX 11, Kodi para Windows, reprodução UHD ou 4K, Android e muito mais.

Além dos diversos itens mencionados acima, tem havido uma grande quantidade de trabalho realizado em todas as áreas do código fonte, removendo código antigo e dividindo as partes em pedaços mais lógicos e tornando tudo mais resistente a mudanças futuras. Todas estas mudanças são parte de uma lista enorme de mudanças que só fazem sentido para os desenvolvedores que realmente sabem o que o código-fonte faz. Para o usuário, os desenvolvedores que apenas que o Kodi funcione excelentemente bem.

Download: Para atualizar a partir de qualquer compilação anterior, basta instalar em cima de sua versão atual. Se você tiver instalado Kodi do Google Play, você deve estar recebendo uma notificação de atualização automática no dia seguinte ou dois. 

Para conhecer as diferentes versões deste último lançamento ou para saber mais sobre o Kodi, visite o site oficial.

Com informações de Kodi.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource