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Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Devs do projeto Mesa anunciam driver para hardware Intel com suporte à API Vulkan

19 de Fevereiro de 2016, 1:17, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Logo após a chegada oficial da API Vulkan na última terça-feira (16), Jason Ekstrand, da Intel, teve o grande prazer de anunciar um novo driver com suporte inicial à API Vulkan para GPUs integradas da empresa. O driver, que ainda está em sua fase beta, é open source e foi desenvolvido pela mesma equipe responsável pela biblioteca de gráficos 3D Mesa e pelo atual driver de vídeo da Intel.

O novo driver de vídeo da Intel para Linux possui oficialmente suporte apenas para os processadores Core a partir da quinta e sexta geração, ou seja, hardwares que possuem as arquiteturas Broadwell ou Skylake, onde se passa com conformidade a suíte de teste Vulkan 1.0. Contudo, uma implementação experimental para CPUs mais antigas também está disponível.

“Vamos trabalhar em cima de fluxo contínuo no driver nas próximas semanas e esperamos ter tudo pronto a tempo para o mesa 11.3 (mesa 12?). Nesse meio tempo, o driver pode ser encontrado no ramo “Vulkan” do repositório mesa git no freedesktop.org”, diz Jason Ekstrand em seu anúncio.

O novo driver está em desenvolvimento desde o ano passado e a equipe Intel Mesa promete acompanhar o trabalho realizado de muito perto e, em seguida, lançar uma versão final, como parte da próxima biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.3 ou 12, qualquer versão que os desenvolvedores do Mesa estejam planejando após o lançamento da série Mesa 11.2.x.

No entanto, quem manja do assunto já pode pegar o código fonte mais recente do próximo driver Vulkan para hardware Intel do ramo “Vulkan” no repositório principal Mesa Git. Usuários das distribuições Red Hat, Fedora e Ubuntu também pode instalá-lo usando as instruções fornecidas pela Intel no site oficial, clicando aqui.

Com informações de Softpedia, Freedesktop.org e LinuxBuzz.



O sistema de arquivos ZFS estará disponível no Ubuntu 16.04 LTS e terá suporte da Canonical

19 de Fevereiro de 2016, 1:12, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Dustin Kirkland, da Canonical, escreveu hoje (17) sobre uma das coisas impressionantes que serão implementadas por padrão no próximo sistema operacional da companhia. Estamos falando do ZFS, o sistema de arquivo robusto que estará disponível no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus).

O melhor de tudo, a Canonical prometeu oferecer suporte a longo prazo para o sistema de arquivos ZFS no sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS, que receberá os patches de segurança e atualizações de software por cinco anos, até abril de 2021, e ao que podemos ver, o ZFS será o sistema de arquivos padrão para contêineres no Ubuntu 16.04 LTS.

“O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial) está apenas a poucas semanas de distância e com ele vem um dos novos recursos mais interessantes que o Linux tem visto em um tempo muito longo… ZFS – preparado diretamente para o Ubuntu – suportado pela Canonical”, diz Dustin Kirkland.

Porque o ZFS é importante para o Ubuntu?

Caso você não esteja muito ligado no assunto, vamos aproveitar esta oportunidade para lembrar a você que o ZFS (também conhecido como Z File System) é um sistema de arquivos inovador, projetado originalmente para o sistema operacional Solaris. É uma mistura de um sistema de arquivos como o Btrfs, EXT4 ou XFS e um gerenciador de volume, como LVM (Logical Volume Management).

Contudo, o desenvolvimento open source dos recursos do ZFS está presente nos dias de hoje através do projeto OpenZFS, que a Canonical disponibilizará em cada sistema operacional Ubuntu. E com recursos como snapshots, reparo automático, compressão de dados mais eficiente e clonagem “copy-on-write”, fazendo do ZFS o sistema de arquivos perfeito para contêineres.

Se você está interessado em saber que tipo de suporte a Canonical irá fornecer para o ZFS no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e como você pode começar a usá-lo desde o primeiro dia do lançamento, recomendamos a leitura do post de Dustin Kirkland, onde é detalhado com exemplos uso do sistema de arquivos.

Com informações Softpedia, Dustin Kirkland Blog e LinuxBuzz.



Microsoft leva Red Hat Enterprise Linux para o Azure

19 de Fevereiro de 2016, 1:07, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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A Microsoft começou a vender licenças Red Hat Enterprise Linux. Desde ontem, você consegue implantar o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) a partir do Azure Marketplace e obter apoio da Microsoft e da Red Hat para suas implementações.

Além disso, a Microsoft anunciou que está oferecendo imagens BitNami certificadas no Azure Marketplace, que agora suporta o OneOps, a plataforma open source de gerenciamento de ciclo de vida de aplicativos do Walmart. Até ontem, o OneOps apenas oferecia uma imagem de máquina para a plataforma AWS da Amazon.

Ver as palavras Microsoft e Linux juntos em uma única sentença ainda pode parecer um choque para algumas pessoas, mas a Microsoft diz que mais de 60% das imagens no Azure Marketplace agora são baseadas em Linux.

Red Hat e Microsoft também anunciaram previamente a parceria que resultou no release de ontem, de modo que o fato de que agora você pode subir máquinas virtuais RHEL no Azure não deve ser uma surpresa completa.

Também é importante notar que os usuários RHEL já foram capazes de portar suas licenças existentes para o Azure, mas agora ninguém será capaz subir uma máquina RHEL no Azure (por um preço adicional em cima do custo padrão de uma máquina virtual básica) e obter suporte total da Microsoft e da Red Hat.

Como Mike Ferris, diretor sênior de arquitetura de negócios da Red Hat, e Corey Sanders, diretor de gerenciamento de programa da Microsoft para Azure, disse no início desta semana, as duas empresas também estão trabalhando juntas suporte para clientes que optam por usar o route RHEL no Azure. Red Hat e especialistas de suporte da Microsoft estão realmente unidos para responder às perguntas de seus clientes, o que é uma novidade para ambas as empresas.

Como Ferris e Sanders destacaram, já há quase 100% de sobreposição entre as duas bases de clientes da empresa. Dado o foco da Microsoft em implementações de nuvem híbrida, dar a esses clientes a capacidade de executar o mesmo sistema operacional, tanto on-premise como em sua nuvem, é um movimento óbvio.

RHEL 6.7 e 7.2 e as imagens do RHEL estão agora disponíveis em todas as regiões Azure, com exceção da China e da plataforma Azure do governo dos Estados Unidos.

Com informações de TechCrunch e Imasters.



O emulador de Playstation Portátil PPSSPP terá suporte à API Vulkan

19 de Fevereiro de 2016, 0:59, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Como você já deve saber, a Vulkan foi oficialmente lançada nesta terça-feira (16) e agora diversos projetos open source estão planejando oferecer suporte à nova API. Entre eles, está a equipe de desenvolvimento do melhor emulador de PSP (PlayStation Portátil), o PPSSPP, que anunciou no Twitter que irá adicionar suporte para a Vulkan em versões futuras do aplicativo, melhorando assim o desempenho geral.

O anúncio vem como uma boa notícia para todos os fãs do projeto PPSSPP, pois será possível ver algumas melhorias gráficas durante as jogatinas de games do PlayStation Portátil (PSP) em computadores ou dispositivos móveis.


“A nova API 3D Vulkan está aqui! PPSSPP vai suporta-la em versões futuras, para um melhor desempenho quando disponíveis.”

O emulador PPSSPP não é apenas um projeto de código aberto, mas também multiplataforma, conhecido por ser executável em quase todos os sistemas operacionais populares disponíveis, incluindo, mas não limitado ao Linux, OS X, Windows, Android, iOS, Blackberry 10 e Symbian.

O PPSSPP 1.2.1 chega muito em breve

No último domingo (14) publicamos uma notícia sobre o lançamento oficial da versão estável PPSSPP 2.0. Agora, em outro tweet publicado na rede social, os desenvolvedores prometeram que a primeira atualização de manutenção para a série 1.2.X estará disponível muito em breve. Estamos falando do PPSSPP 1.2.1, que contará com correções específicas para o Android.

Com informações de Softpedia, PPSSPP/Twitter e LinuxBuzz.



Já está oficialmente disponível a especificação e SDK da API gráfica Vulkan 1.0

17 de Fevereiro de 2016, 23:52, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Um nova era no mundo dos jogos acaba de começar. Isso porque o Khronos Group lançou oficialmente na manhã desta terça-feira (16) a especificação da Vulkan 1.0, juntamente com o SDK open source desenvolvido pela LunarG com versões para Linux e Windows. A nova API é baseada no Mantle, da AMD, e chega com o objetivo de fornecer uma API gráfica multiplataforma e de baixo nível que possa ser utilizada por qualquer pessoa e que vire padrão em toda a indústria.

Vulkan também chega como a principal concorrente do DirectX 12 (da Microsoft) e Metal (da Apple), APIs que por sua vez são limitadas apenas ao Windows e OS X, respectivamente. Já a solução apresentada pelo Khronos Group, possui suporte para as plataformas Linux, Windows (nas versões 7, 8.1 e 10), Android e OS X, além de também poder estar presente nos consoles.

Entre as companhias envolvidas no desenvolvimento e no suporte ao Vulkan, podemos citar a Valve, Intel, AMD, Qualcomm, Imagination, NVIDIA, Electronic Arts e muito mais. Contudo, ao que pudemos ver desde o início, quando o desenvolvimento da API foi anunciado, a empresa de Gabe Newell é uma das que possuem um maior envolvimento neste empreendimento e não é uma coincidência que ele é o primeiro a ter algo a dizer sobre a Vulkan 1.0.

“Estamos extremamente satisfeitos com a execução rápida da iniciativa Vulkan API”, afirmou o cofundador e diretor da Valve, Gabe Newell. “Devido à disponibilidade em várias plataformas, alto desempenho e ecossistema aberto saudável, esperamos ver sua adoção rápida por desenvolvedores em um ritmo que supera a adoção de APIs semelhantes que estão limitadas a sistemas específicos.”

O OpenGL não vai acabar

Como já foi dito muitas vezes que a Vulkan é a tão aguardada sucessora do OpenGL, é comum que muitos de vocês venham acreditar que com a chegada desta nova API, o OpenGL já esteja com os seus dias contados, sendo descontinuado com o tempo.

Porém, a Vulkan não é a sucessora do OpenGL, mas complementa as APIs gráficas já existentes OpenGL e OpenGL ES, fornecendo aos desenvolvedores controle direto sobre a aceleração da GPU para um desempenho maximizado e previsibilidade com a sobrecarga da CPU minimizada.

Existe também rumores de que será adicionado o suporte ao SPIR-V no OpenGL, além de ser implementado outras melhorias nessa frente. O Khronos Group não está anunciando oficialmente hoje quaisquer novas especificações ou atualizações para o OpenGL, mas fique ligado para mais novidades ainda este ano.

Drivers, SDK e hardware suportado

O Khronos Group também criou um repositório no GitHub com todos os projetos de código aberto do consórcio, inclui também todos os tipos de ferramentas que são específicas para a nova API Vulkan.

Além disso, como você pode imaginar, os fabricantes de hardware já estão planejando fornecer drivers específicos com suporte à API Vulkan. Contudo, ao menos por enquanto, apenas a AMD e NVIDIA disponibilizaram drivers de vídeo em versões beta, mas apenas parao Windows.

A boa notícia é que o suporte para outras plataformas está sendo planejado, especialmente desde que agora também tem o Vulkan SDK: “LunarG lançou o primeiro Vulkan SDK para Windows e Linux simultaneamente com a especificação Vulkan 1.0. O SDK inclui camadas de validação para garantir o uso adequado da API Vulkan e melhorar a portabilidade entre plataformas e de hardware de gráficos. Camadas adicionais estão disponíveis para tirar screenshots, o rastreio da atividade da API e para executar outras tarefas de depuração “, diz o anúncio oficial do Khronos Group.

Para usufruir de todas as vantagens fornecidas pela API Vulkan, você terá que possuir uma placa de vídeo compatível. No caso da AMD, isso inclui uma APU e GPU Radeon baseada na arquitetura GCN (Graphics Core Next) a partir da série HD 7000 e superior. Por outro lado, quem prefere os produtos da NVIDIA, vai precisar de uma GPU baseada na tecnologia Kepler ou Maxwel (a partir da série GeForce GTX 600 e superior).

Talos Principle é o primeiro jogo com suporte ao Vulkan

A desenvolvedora Croteam anunciou nesta terça-feira (16) no Steam que também liberou um patch para Talos Principle que adiciona ao jogo um suporte beta para a Vulkan, fazendo do título o primeiro a ter suporte à nova API. Outro game do estúdio que também deve receber a novidade futuramente é Serious Sam 4.

Em breve estarão surgindo mais informações sobre a nova API Vulkan, por isso, para mais novidades, fique ligado no LinuxBuzz.

Com informações de PCWorld, Softpedia, Phoronix, Khronos Group, NVIDIA, Steam e LinuxBuzz.



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