Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Evento: 2º Encontro Nacional de Dados Abertos

6 de Novembro de 2013, 12:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

encontro-nacional-de-dados-abertos

Para aprofundar a discussão sobre dados abertos governamentais e atrair novos públicos, o Ministério do Planejamento (MP), em parceria com o Escritório Brasileiro do Consórcio World Wide Web (W3C Brasil), realiza o 2º Encontro Nacional de Dados Abertos. O evento será realizado entre os dias 21 e 22 de novembro, na Escola de Administração Fazendária (Esaf ), em Brasília.

Publicados abertamente, os dados estão disponíveis para qualquer pessoa utilizar e republicar da maneira que achar melhor. A proposta conecta o governo ao cidadão e permite que sejam criados melhores serviços em benefício da sociedade a partir desses dados. A política tem ganhado relevância internacional não só sob a ótica da inovação tecnológica, mas também como uma estratégia de modernização da gestão pública.

A Política Brasileira de Dados Abertos sempre levou o conceito da participação social em seus princípios. Desde o começo, as reuniões de planejamento e construção do Portal de Dados Abertos (dados.gov.br) foram abertas para qualquer cidadão interessado. O dados.gov.br já está publicado há mais de um ano e neste momento, o desejo é ampliar o horizonte da política.

O evento contará com convidados nacionais e internacionais para falar sobre Política de Governo e Dados Abertos. Participe, dê sua contribuição, ajude a mudar a cultura de divulgação de informações governamentais e transforme esta ação numa política de Estado. Inscreva-se aqui: http://2.encontro.dados.gov.br/cadastro.html

Anote na agenda:

2º Encontro Nacional de Dados Abertos



Controlando o Youtube no PS3 através de computador

6 de Novembro de 2013, 11:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

youtube

Uma dica para quem tem o PS3 ligado na internet é poder assistir os vídeos do Youtube direto no PS3. Para isto é necessário somente instalar o Youtube que pode ser facilmente obtido no market da sony. Não tem custo.

Após isto é interessante sincronizar o Youtube com a tua conta no google, e com isto vai ser possível controlar o Youtube do PS3 diretamente através do teu computador. Siga o roteiro fornecido no software do Youtube do PS3. É facil e tranquilo

Agora é só selecionar o vídeo no computador que ele será executado no PS3.

Aproveitando uma dica anterior, é só entrar no computador na url: www.youtube.com/disco e fazer uma busca da tua banda favorita, que ele irá tocar toda a sequência de músicas na tua televisão, sendo que o computador será responsável por controlar toda a sequência de vídeos escolhidos.

Por Claudio da Silva Junior.

Com informações de Dicas-L.



Pela segurança nacional, Governo impõe rede própria de Telecom

6 de Novembro de 2013, 10:30, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

18-05-2013_bandeira-do-brasil

A presidenta Dilma Rousseff cumpriu o que estava prometendo. Nesta última terça-feira, 05/11, foi publicado no Diário Oficial da União, o Decreto 8135, que estabelece, de fato, a criação de um e-mail nacional para uso da Administração Pública Federal. E essa exigência já tem que ser cumprida a partir de hoje. Mas não fica claro se essa exigência é para a comunicação interna – entre os próprios órgãos da administração – ou também se aplica à comunicação externa, onde os órgãos usam sistemas de Microsoft ou do Google.

O decreto 8135 também atinge em cheio as operadoras de telecomunicações. O artigo 1º diz textualmente: As comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão ser realizadas por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista da União e suas subsidiárias”.

A Administração pública terá 120 dias para se adequar à regra e o Decreto diz que a ‘dispensa de licitação será justificada quanto ao preço pelo órgão ou entidade competente pela contratação”. Os serviços de telefonia móvel e fixa ficam fora dessa determinação.

O decreto 8135 também impõe o armazenamento local de dados. Segundo o artigo 4º, “o armazenamento e a recuperação de dados a que se refere o caput deverá ser realizada em centro de processamento de dados fornecido por órgãos e entidades da administração pública federal”.

Com informações de Convergência Digital.



Evento: X Workshop NPT – Recursos Educacionais Abertos educam?

6 de Novembro de 2013, 10:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

rea

O X Workshop NPT, esse ano, traz para discussão e aprofundamento o seguinte tema:.”Recursos Educacionais Abertos educam?” Este é um evento realizado anualmente, promovido pelo NPT – Research Group. Este evento já está na sua décima edição.

O X Workshop ocorrerá no dia 8 de Novembro, na Sala da Congregação da FEA-USP (em São Paulo) e está programado para 150 participantes, entre alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área.

O objetivo do evento é enriquecer a formação dos profissionais da área, através de palestras e discussões. Para tanto, contaremos com a presença de renomados profissionais, convidados de diversos institutos e universidades do estado de São Paulo e do Brasil. Este evento é destinado a estudantes e profissionais da área que buscam atualização e excelência na área e demais interessados.

A realização do X Workshop tem como objetivo a participação e incentivo a eventos científicos na área tecnológica e educacional.

Detalhes em http://workshop.npt.com.br.



Tecnologia Educacional e Inclusão – Meios Caminhos

6 de Novembro de 2013, 9:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

01-05-2013_educacao

Durante algum tempo na escola em que lecionava, trabalhei com crianças com necessidades especiais. Este grupo de mais ou menos 20 crianças, tinham os mais variados problemas. Desde a mais simples dificuldade física até as mais graves e complicadas. Mesmo sem ter qualificação para tal trabalho, resolvi tomar algumas atitudes. Tinha em mãos um laboratório de informática, equipado, e comecei por observar e analisar as necessidades daquelas crianças. Achei muito pouco o trabalho em conjunto que fazia com as turmas e queria resultados melhores com elas.

Após concluir minhas observações e chegar a algumas conclusões, resolvi tomar algumas iniciativas. A primeira delas foi garimpar entre os programas que tinha os que trouxessem melhores resultados aos problemas que havia observado. A segunda iniciativa foi criar um momento, ou horário que fosse mais adequado ao atendimento delas. E a terceira iniciativa foi conseguir de meus colegas e direção da escola liberação para fazer isto durante as aulas, o que foi mais fácil.

Com tudo isto em mãos e com um projeto, iniciei os trabalhos. Tive como base inicial a dificuldade destas crianças em empunhar um simples lápis e movimentá-lo. Como muitas delas não conseguiam ter o “movimento de pinça” (indicador e polegar) bem definido, usei alguns jogos de manipulação de mouse para isto. O mouse sendo maior, facilita os movimentos e faz com que a criança tenha uma melhora consideravel nesta habilidade. Como resultado elas tiveram uma boa progressão, algo observado pelos professores de sala de aula. Os jogos usados nestas atividades foram os jogos do GCompris, na parte de manipulação de mouse, clique simples e clique duplo. Além de ser divertido, transformou com o tempo, movimentos bruscos e pesados em movimentos suaves e leves e os professores reproduziram em sala as atividades oriundas do laboratório de informática, também com grande progresso e sucesso.

Outro jogo utilizado foi o ZORELHA, software de ensino musical criado na UNIVALI de Itajaí/SC. Aqui eu usei o referido software para aprimorar a audição e identificação de sons e instrumentos. Além disso, levei a estas crianças músicas infantis que não são agressivas aos ouvidos. Elas aprenderam também o ritmo e a visão de músicas do nosso cotidiano infantil. O resultado disto, foi um aprimoramento na interpretação dos sons e reconhecimento de músicas e instrumentos. Fora a grande alegria delas ao ouvir músicas que lhes agradavem aos ouvidos. Os professores de sala de aula notaram uma maior participação nas aulas em que se apresentavam músicas, cada uma de seu jeito, sendo respeitadas suas dificuldades.

O terceiro jogo foi o Tux Paint, jogo certamente conhecido por todos os que usam software livre. Ele foi usado para que as crianças tivessem iniciativa de criação. Mas não apenas para isto, a pintura e criação livre faz com que ela demonstre melhor sua visão do mundo. Em muitas ocasiões vimos crianças que usavam apenas uma cor, vimos crianças que gostavam de criar foto montagens, outras gostavam apenas dos carimbos que emitiam algum som. E, muitas apenas ficam pintando indefinidamente. Isto nos deu base para muitas interpretações, e muitos dos problemas de relacionamento entre estas crianças ditas “especiais” foram solucionadas com uma boa análise e adequação dos trabalhos em sala, junto com o que foi adquirido no laboratório de informática.

Bem, além deste atendimento, sempre nas aulas de informática incentivamos o compartilhamento de informações e coleguismo. Assim conseguimos superar adversidades e preconceitos.

Um caso que marcou em minha vida foi a de um menino que não queria de forma alguma ficar em sala de aula com uma menina que tinha necessidades especiais. Com muito tato consegui convencê-lo a ajudá-la nas aulas. Como resultado, este menino virou um marco no auxílio a esta menina. E quando sai da escola ele era o “esteio” dela em “todas” as atividades.

Com todas as informações que adquiri mostrei meu trabalho em uma palestra intitulada “Integrando Crianças com Necessidades Especiais com SLE” que foi apresentada no COALTI e no Latinoware em 2012. Nela tenho todo o relato com videos e opinião dos professores de todo o trabalho executado e seus reais resultados.

Enquanto esperamos soluções milagrosas para os problemas educacionais e, para os problemas de inclusão, podemos fazer nossa parte ajudando os professores com as ferramentas que temos em mãos.

Todos os programas usados podem ser baixados gratuitamente pois fazem parte de uma ação conjunta em prol da educação com uso de Software Livre.

Isto não significa que apenas podem ser usados por escolas ou pessoas que usem Software Livre. Eles estão também disponíveis para usuários de Software Proprietário.

Disponibilizo os links abaixo para download dos softwares que usei neste projeto.

Por Prof. Marcos S. Vieira

Com informações de Dicas-L.



Tags deste artigo: publicação código aberto software livre revista espírito livre revista opensource