A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Intel lança no Brasil tablet com Android para uso em sala de aula
12 de Novembro de 2013, 15:56 - sem comentários aindaA Intel anunciou neste sábado, durante o Intel Press Summit, em Florianópolis, a chegada de um tablet educacional projetado pela Intel Education Solutions ao Brasil. O equipamento é equipado com sistema operacional Android 4.0 e conta com um hardware robusto e sensores voltados para a educação, além de softwares específicos para uso em sala de aula.
O equipamento tem tela de 10 polegadas, processador Intel Atom de 1,6 GHz, 1 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento. O aparelho conta com acessórios como lente de aumento para ser acoplada à câmera de 2 megapixels e um sensor de temperatura para realizar experiências em sala de aula, além de uma caneta para fazer anotações na tela.
Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios para Educação da Intel no Brasil, Ed Paoletti, as iniciativas da empresa na área de educação querem capacitar os alunos para as exigências do século XXI. “É um momento de transição em que os alunos deixam de ser meros receptores e passam a promover a colaboração em sala de aula, mas ainda tendo o professor como centro. O cenário ideal é termos no futuro o aluno como centro, e o professor como o guia”, disse.
O tablet projetado pela Intel conta com softwares projetados para uso em sala de aula, como um aplicativo para pesquisas científicas e análise de dados, pintura e gravação de imagens. Esse grupo de aplicativos inclui, por exemplo, uma câmera de lapso de tempo, que grava vídeos em alta velocidade e pode, por exemplo, mostrar ao aluno como se dá o desenvolvimento de uma experiência tradicional em sala de aula: a germinação de feijão no algodão.
Empresas como CCE, MGB, Philco, Positivo e SpaceBR estão habilitadas para fabricar o equipamento e atender a demanda de escolas públicas e privadas no País. Além do equipamento de 10,1 polegadas mostrado no evento, a Intel também projetou uma versão de 7 polegadas do dispositivo.
Com informações do Terra.
“Cristais de memória do Superman” armazenam até 360TB por 1 milhão de anos
12 de Novembro de 2013, 15:54 - sem comentários aindaUma equipe de cientistas da Universidade de Southampton, da Inglaterra, criou um cristal capaz de armazenar informações digitais em cinco dimensões — as três dimensões do espaço e duas dimensões extras das nanoestruturas — e com possibilidade de atingir 360TB de dados guardados (o equivalente a cerca de meio milhão de CDs convencionais) por até 1 milhão de anos, de acordo com cientistas.
Os pesquisadores utilizaram nanoestrutura de vidro para demonstrar os processos de gravação e recuperação de dados digitais através de laser Femtosecond (tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos). Os dados são gravados por meio de nanoestruturas auto-montadas criadas em quartzo fundido.
Chamado carinhosamente de “cristal de memória do Superman” (a tecnologia lembra os cristais de memória do filme do Super-Homem), que o herói usava para armazenar arquivos de dados de seus pais.
O professor Pete Kazansky, supervisor da equipe que desenvolveu a tecnologia, explica que é “emocionante pensar que foi criado o primeiro ‘documento’ capaz de sobreviver à raça humana”. Segundo ele, “esta tecnologia pode armazenar as últimas evidências da civilização: tudo o que foi aprendido não será esquecido”.
Com informações do CNET, Independent e RT.com e Terra.
Participe do sorteio de exemplares do livro Linux para Servidores
12 de Novembro de 2013, 14:31 - sem comentários aindaQue tal ganhar um exemplar do livro “Linux para Servidores: Da instalação à Virtualização”? Pois é muito fácil!
Basta preencher este formulário que você estará participando do sorteio. E quanto mais mensagens sobre esta promoção você publicar nas redes sociais, maiores são suas chances de ganhar.
O livro é voltado para aqueles que desejam configurar ou dar manutenção em seu proprio servidor Linux. Abrange a instalação do Linux; a configuração de diversos serviços como Dhcp, DNS, Squid, Apache, Mysql, Iptables, Samba, Tomcat e NFS; a virtualização dedicada com Xen e também a programação Shell Script. A melhor opção custo/beneficio para o professor e para os profissionais que desejem ingressar na áŕea. Os autores são Luciano Andress Martini e Gustavo Turin Maieves.
Quer saber mais sobre o livro? Visite o site da Editora Viena.
Participe! O sorteio acontece em dezembro. A data oficial do sorteio será publicada aqui no site da Revista Espírito Livre.
Agradecimento especial ao Luciano Andress Martini por nos ter cedido os exemplares para sorteio.
As 100 mais inspiradoras inovações digitais com impacto social
12 de Novembro de 2013, 13:30 - sem comentários aindaKickstarter, Bitcoin, Mozilla Firefox, Avaaz e Creative Commons – esses são alguns dos projetos que integram a inédita lista das 100 mais inspiradoras inovações digitais que geram impacto social.
Divulgada no final de semana passada, em Londres, a escolha foi realizada por um jurado formado, entre outros, por especialistas em tecnologia da informação da BBC, Financial Times e Universidade de Oxford.
Anualmente serão feitas novas escolhas de projetos que vão alimentar um guia destinado a mostrar soluções digitais para áreas como saúde, desenvolvimento local, meio ambiente, educação e participação comunitária.
A lista completa pode ser conferida no site http://socialtech.org.uk.
Com informações de Catraca Livre e Social Tech.
Lançado Pear OS 8 para PC e, se conseguir financiamento, para tablets
11 de Novembro de 2013, 17:15 - sem comentários aindaDepois de seis meses de desenvolvimento anuncia-se a nova versão do Pear OS, a distribuição da pêra que tenta disponibilizar o sistema da maçã como nem sequer o elementary se atreveu a fazer. O Pear OS 8, em todo caso, vem com várias novidades que não são as que se espera, isso seguro (a imagem sobre estas linhas pode você dar uma ideia).
Para começar, não espere ler a típica lista de componentes básicos que do sistema, porque me foi impossível localizar essa informação. Já que Pear OS 7 baseava-se em Ubuntu 12.10, então supomos que o Pear OS 8 deve ser baseado em Ubuntu 13.04 ou Ubuntu 13.10. Os requisitos mínimos recomendados podem ser consultados aqui.
As novidades deste lançamento seguem outras frentes: chegam o Pear Cloud e o Pear ID, ou a nuvem do Pear OS e a conta para essa nuvem, respectivamente, com 2 GB de espaço gratuito para armazenar e sincronizar arquivos e um plano de preços para ampliar o armazenamento. Parece, ainda que não se indique em nenhum lugar, que a nuvem do Pear OS é baseada no ownCloud.
O Pear OS 8 Tablet Edition é a outra novidade que acompanha este lançamento. Como seu nome aponta, se trata de uma versão do Pear Os destinada para funcionar em tablets ou dispositivos de interface táctil, tanto para arquitecturas ARM como x86, com dispositivos como o Surface da Microsoft ou Galaxy da Samsung, Nexus do Google, etc.
No entanto, Pear OS 8 Tablet Edition só se fará realidade se o projeto conseguir financiar através do Indiegogo. A campanha teve início dia 21 de outubro e se concluirá no próximo dia 20 de dezembro. Dos 10.500 euros que esperam arrecadar, têm conseguido 50.
Se interessa vocês experimentar o Pear OS 8, na página de download tem imagens para 32 e 64 bits.
Com informações de Pear OS e Muylinux.