A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
WikiLeaks começa a publicar documentos do e-mail pessoal do diretor da CIA
24 de Outubro de 2015, 1:30 - sem comentários aindaNesta última quarta-feira (21) o WikiLeaks começou a disponibilizar publicamente o conteúdo de vários e-mails da conta pessoal do diretor da CIA, John Brennan. As informações são referentes ao poder do Irã e as novas técnicas para interrogar terroristas.
A CIA denunciou a prática, definindo-a como ataque cibernético, depois que o WikiLeaks divulgou vários dos documentos do diretor da agência. “Não há qualquer indício de que os documentos publicados até agora tenham classificação ‘confidencial'”, argumentou a CIA em comunicado.
A agência também explicou que o ataque teve “intenções maldosas” e que trata-se de um delito em que o criminoso deve ser detido. Tanto a CIA como o FBI e outros serviços secretos de segurança dos Estados Unidos investigam se um adolescente foi responsável por ter invadido o e-mail pessoal de Brennan e do secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson. Ambos haviam trocado informações e arquivos de segurança em contas que não estavam sob o cuidado da CIA.
O WikiLeaks revelou nesta quarta-feira seis documentos supostamente oriundos da conta de Brennan durante o período entre 2007 e 2009, sendo portanto antes de sua chegada como diretor da agência em 2013. “Hoje, 21 de outubro de 2015, e durante vários dias, o WikiLeaks vai publicar documentos provenientes de um dos e-mails não-governamentais do chefe da CIA, John Brennan”, publicou a organização em seu site.
Juntamente com informações ligadas à agência, há documentos pessoais do diretor da CIA, incluindo um de 48 páginas onde encontram-se várias informações pessoais que foram necessárias durante o processo de verificação dos seus antecedentes a fim de ter autorização para aceder às informações sensíveis.
John Brennan já havia trabalhado para a CIA entre 1980 e 2005, antes de assumir o cargo de diretor em 2013. Em 2009, Brennan foi conselheiro de Barack Obama na Casa Branca para assuntos referentes à segurança nacional e à luta contra o terrorismo.
Com informações de WikiLeaks e Canaltech.
Red Hat anuncia compra da Ansible, líder em automatização de TI e DevOps
24 de Outubro de 2015, 1:28 - sem comentários aindaA Red Hat, especializada em soluções open source, anunciou nesta quarta-feira (21) um acordo definitivo para adquirir a Ansible, um provedor de soluções potentes de automatização de TI pensadas para ajudar as empresas a conseguir uma TI ágil e simplificada.
A Ansible possui um dos projetos de automatização open source mais populares em GitHub e conta com uma comunidade ativa muito comprometida com aproximadamente 1.200 colaboradores. Sua tecnologia já é utilizada por várias empresas presentes na lista da Fortune 100 e recebeu diversas premiações. Entre elas o Prêmio Bossie da InfoWorld, que reconhece o melhor banco de dados open source e software de nuvem.
Com a aquisição, a Red Hat acredita que será possível ajudar seus usuários a reduzir os custos e a complexidade que implica implementar e gerenciar tanto aplicativos originados em nuvem como os tradicionais em ambientes híbridos (privados e públicos). Além disso, espera que, a partir da aquisição, seus clientes acelerem a provisão de serviços através de iniciativas DevOps e simplifiquem as instalações e atualizações de OpenStack.
“Estamos muito contentes que a Red Hat tenha escolhido a Ansible para encarar o futuro da automatização de TI e a gestão de sistemas”, destaca Said Ziouani, cofundador e diretor geral da Ansible. “Este é um verdadeiro reconhecimento de que a simplicidade, a base de clientes empresariais e a sólida comunidade da Ansible estão à frente da automatização da TI empresarial, desde a computação e a conexão de redes até a nuvem e os contêineres”, complementa.
Por meio da incorporação da Ansible, as soluções de nuvem híbrida aberta e de gestão de TI da Red Hat incluirão três serviços principais. O primeiro é o Red Hat CloudForms, uma plataforma de gestão aberta que provê a organização, administração e controle com base em políticas em todas as nuvens híbridas, facilitando o auto provisionamento e a gestão de recursos, bem como o cumprimento de cotas, a medição e o faturamento ao solicitante do serviço (chargeback).
Outro serviço é o Red Hat Satellite, uma solução de gestão integral durante o ciclo de vida com provisionamento de infraestruturas integradas, distribuição de software, gestão de patches e funções de auditoria. Por fim, temos o Ansible e Ansible Tower, uma plataforma de automatização de TI e DevOps que facilita a implementação de aplicativos de diversos níveis e uma automatização de TI em nuvens híbridas notavelmente simplificadas.
O fechamento da operação entre a Red Hat e a Ansible está previsto para o mês de outubro de 2015, sujeito às condições habituais. Os valores da negociação não foram revelados.
Com informações de Canaltech.
Kickass Torrents volta a ser bloqueado no Chrome e Firefox
24 de Outubro de 2015, 1:27 - sem comentários aindaO Kickass Torrents vem enfrentando problemas com a política de softwares indesejados do Google novamente. Desde o início desta semana, os usuários dos navegadores Chrome e Firefox estão sendo impedidos de acessar o site porque o algoritmo de navegação segura da gigante das buscas sinaliza a plataforma como “software indesejado”, o que muitas vezes acontece devido a anúncios maliciosos de terceiros.
O Google afirmou, anteriormente, que a política de software indesejado é aplicada a todos os sites, mas que as plataformas de torrent são os alvos mais comuns neste tipo de ataque. A companhia ainda disse que os avisos devem desaparecer automaticamente quando o site for sinalizado como seguro.
Como diz a mensagem, os atacantes podem aproveitar o site de torrents para enganar os usuários e instalar programas que prejudicam a experiência de navegação.
Até o momento, o aviso continua sendo exibido ao tentar acessar o portal em ambos os navegadores.
Com informações de Torrent Freak e Canaltech.
Versão para web do Popcorn Time é tirada do ar após ameaça de processo
21 de Outubro de 2015, 15:46 - sem comentários aindaAinda ontem falamos sobre o novíssimo Browser Popcorn, versão web do serviço de streaming de vídeos Popcorn Time, criado por um desenvolvedor de apenas 15 anos de idade para que fosse possível assistir a seus filmes e séries diretamente pelo navegador. No entanto, o jovem Milan Kragujevic acabou decidindo tirar o site do ar nesta quarta-feira (21) após receber uma notificação da MPAA, associação que representa os interesses dos estúdios de Hollywood, solicitando o encerramento do serviço.
O grupo também procurou o fornecedor do domínio e o provedor contratatos pelo desenvolvedor, fazendo com que o jovem sérvio trocasse o endereço do site nesta terça-feira (20), mas a mudança não deu certo. As questões legais fizeram com que Kragujevic desistisse de continuar com seu novo serviço, fechando o site permanentemente.
“Eu me distanciarei de qualquer desenvolvimento futuro do Browser Popcorn”, afirmou seu criador, que não pretendia entrar em uma batalha pela pirataria, mas sim fazer um experimento com a tecnologia de streaming. A partir de agora, Kragujevic deseja substituir o Browser Popcorn por um serviço legal de recomendações de filmes, não descartando a possibilidade de abrir o código do site para que outros programadores continuem o projeto, se tiverem a garra de enfrentar os poderosos estúdios hollywoodianos.
Com informações de The Verge e Canaltech.
Agora é possível silenciar abas individuais no Chrome
21 de Outubro de 2015, 15:44 - sem comentários aindaSabe quando você abre vários links em diversas abas e de repente algum vídeo começa a tocar automaticamente em uma delas? Você deseja ler a notícia mais tarde, mas o autoplay daquela propaganda não para? Pois a partir de agora usuários do Google Chrome têm um recurso que vai acabar com o problema: o “mute” em abas individuais.
No ano passado, o Google já ajudou muito implementando um ícone na aba que estava executando áudios, tornando possível saber exatamente qual link aberto que tem aquela propaganda inconveniente. Agora, o recurso “Mute tab”, ou “Desativar som da guia” na versão em português, vem para complementar esse recurso.
O Google vinha testando o recurso desde o segundo semestre deste ano e acaba de disponibilizá-lo para todos os usuários do Chrome no Windows, Mac e Linux. Basta clicar na aba barulhenta com o botão direito, selecionar a opção e voilá, aba silenciada.
Com informações de The Verge e Canaltech.