A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Lançado PCLinuxOS 2013.10
25 de Outubro de 2013, 14:00 - sem comentários aindaBill Reynolds, a frente de sua equipe desevolvedora, anunciou o lançamento do PCLinuxOS 2.013.10, sendo esta a última etapa de atualizações de manutenção para as edições “KDE”, “MiniMe” e “LXDE”: PCLinuxOS KDE 2.013,10 (32/64-bit) já está disponível para download, trazendo kernel do Linux 3.4.64, KDE 2.013.10, com todas as adições de Minime, e foi construído para proporcionar um ambiente de computação desktop “general-purpose”.
O novo DVD inclui ferramentas populares para escritório, áudio, vídeo, gráficos e aplicações da Internet, incluindo o popular LibreOffice 4.1.2, o editor GIMP, Skype, Dropbox, VirtualBox, bem como drivers e ferramentas adicionais para configurar o hardware (placa de vídeo, rede, impressora, scanner, etc…).
Com informações de PCLinuxOS e Under-Linux.
Lançado Rebellin Linux 2.0 “Sinergy”
25 de Outubro de 2013, 13:00 - sem comentários aindaTendo à frente o desenvolvedor Utkarsh Sevekar, a equipe do Rebellin Linux anunciou o lançamento de Rebellin Linux 2.0, o que lhes dá uma imensa satisfação de anunciar a mais recente versão intitulada “Synergy v2.0″, caracterizada por ser um sistema moderno e eficiente, concedendo maior estabilidade para a distribuição. Rebellin Synergy é baseado em Debian “Wheezy” com backports; top-notch com suporte ilimitado, que dura por toda a vida útil do produto – maior facilidade de uso e integração com o GNOME Shell, juntamente com a eficiente concepção do Gnome 2.x.
Rebellin Linux é uma distribuição comercial desenvolvida para usuários iniciantes no mundo Linux. Ela é bastante amigável, sendo baseada no Debian GNU/Linux. O projeto oferece duas edições distintas – “Sinergy” que se baseia na mais recente versão estável do Debian e “Adrenalin”, que é derivada do ramo instável do Debian. Ambas as edições fornecem uma interface de usuário personalizada com GNOME 3.
Com informações de Rebellin Linux e Under-Linux.
Conheça o BlackPantherOS: uma distribuição GNU/Linux baseada no Mandriva, Fedora e Ubuntu
25 de Outubro de 2013, 12:00 - sem comentários aindaBlackPanther OS é uma distribuição Linux de origem húngara, que empresta os melhores recursos existentes a partir de outros grandes projetos, incluindo o Mandriva Linux (ferramentas de configuração gráfica), Fedora (graphical user interface) e o popular Ubuntu (gerenciamento de drivers). A distribuição foi projetado para uso doméstico, na escola e no trabalho, pois contém aplicativos para a realização de tarefas comuns diárias, tais como gerenciamento do tempo, utilização nos trabalhos de escritório ou em tarefas de reprodução de mídia.
A distribuição traz como ambiente desktop padrão o KDE, e seu último release estável foi liberado no ano de 2011, com a versão 11.1, que veio sob o codinome “Darkness”. Mesmo estando com o status ativo, seus desenvolvedores até o momento, não se pronunciaram quanto a liberação de uma próxima versão.
Com informações de BlackPantherOS e Under-Linux.
Lançado Vine Linux 6.2
25 de Outubro de 2013, 11:00 - sem comentários aindaO desenvolvedor Daisuke Suzuki, anunciou o lançamento do Vine Linux 6.2, uma distribuição GNU/Linux de origem japonesa de propósito geral, que vem com o GNOME 2.30 como o ambiente desktop padrão. Vine Linux 6.2 “Haut Bailly” não é uma versão comercial. Esta edição contém FTP Anthy e fontes TrueType livres, além de trazer atualização para a sua coleção de software, atualização do kernel Linux 3.4.65 (última LTS do kernel); implementação mais recente de software – com Firefox 24, Thunderbird 24, LibreOffice 4.1, dentre outros.
Vine Linux é uma distribuição de origem japonesa, com o ambiente integrado para desktop e notebooks. O projeto Vine foi fundado por seis membros do Project Japanese Extension (JPE) em 1998 e tem vindo a desenvolver Vine Linux com a ajuda de muitos membros e voluntários. Vine Seed, a versão de desenvolvimento do Vine Linux, é um repositório de software público, para o qual todos os desenvolvedores são convidados a participar e contribuir.
Com informações de Vine Linux e Under-Linux.
Conheça MAX: Madrid_Linux: distribuição espanhola baseado em Debian e Ubuntu
25 de Outubro de 2013, 10:00 - sem comentários aindaMadrid_Linux ou MAX, é uma distribuição GNU / Linux criada pelo Conselho de Educação de Madri, na Espanha. É um sistema operacional que opera em modo Live baseado no Ubuntu. Além da capacidade de inicializar o sistema operacional a partir de qualquer computador, a distribuição inclui um instalador gráfico, com uma opção para redimensionar partições FAT ou NTFS e criar espaço para a instalação MAX em um disco rígido.
A última versão estável de MAX foi lançada em novembro de 2012, e uma atualização para alguns pacotes de software da distribuição foi liberada no dia 21 de junho deste ano de 2013.
Com informações de Madrid_Linux e Under-Linux.