A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
Instalando o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu
18 de Janeiro de 2016, 19:46 - sem comentários aindaSe você procura uma ferramenta para criar e editar pinturas no seu PC, veja como instalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu Linux e derivados.
O programa de pintura digital MyPaint é uma ferramenta ágil e fácil para os pintores digitais. Ele permite que você se concentre na arte, em vez do programa. Você trabalha em sua tela com um mínimo de distrações, trazendo a interface somente quando você realmente precisa dela.
O programa possui um suporte básico de camadas, uma interface de usuário simples e minimalista, além ter sido projetado para o uso em tablets sensíveis à pressão, como as feitas pela Wacom e muitos dispositivos semelhantes.
Ele vem com uma grande coleção de pincéis, incluindo carvão e tinta para emular um pincel real, mas o engine de pincéis é versátil e altamente configurável, e fornece ferramentas produtivas úteis. Isso permite experimentar seus próprios pincéis e muito mais.
Para saber mais sobre esse programa, clique nesse link.
Como instalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e seus derivados
Para instalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T).
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:
sudo add-apt-repository ppa:achadwick/mypaint-testing
Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa:
sudo apt-get install mypaint mypaint-data-extras
Como instalar o programa de pintura digital MyPaint manualmente ou em outras distros
Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa nesse link e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).
Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite programa
no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB).
Desinstalando o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e derivados
Para desinstalar o programa de pintura digital MyPaint no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal.
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:achadwick/mypaint-testing –remove
sudo apt-get remove mypaint mypaint-data-extras
sudo apt-get autoremove
Com informações de UbuntuHandbook e Blog do Edivaldo Brito.
Valve disponibiliza para todos no GitHub o SDK completo do Steam Link
18 de Janeiro de 2016, 19:41 - sem comentários aindaA Valve acaba de disponibilizar no GitHub o SDK completo do Steam Link para qualquer pessoa que possa se interessar, abrindo caminho para os desenvolvedores e para a galera da comunidade para que possam desenvolver seus próprios aplicativos nativos para o dispositivo.
A ideia por trás do Steam Link é realmente boa. O usuário pode conecta seu PC gamer à TV por meio do dispositivo, através da rede. Isso significa que você não precisa adquirir necessariamente uma Steam Machine, caso já possua um computador potente em casa, por exemplo. A Valve quer dominar a sala de estar, independentemente de como isso vai acontecer.
Divulgado os detalhes de hardware do Steam Link
Algumas informações sobre o hardware existente no Steam Link já tinha sido divulgado na internet há algum tempo atrás, mas agora que o SDK já está disponível no GitHub, a Valve decidiu divulgar oficialmente os detalhes dos componentes internos do dispositivo, além do software que está sendo executado.
“O hardware do Steam Link é um processador single core ARMv7 usando o hard-float ABI, rodando a 1 GHz, com suporte a instruções neon. Tem cerca de 256 MB de memória RAM disponível e 500 MB de armazenamento flash utilizável”, revela a Valve no GitHub.
O dispositivo também está executando um firmware personalizado com base no Linux Kernel 3.8 e glibc 2.19, com suporte para OpenGL ES 2.0, Qt 5.4 e SDL 2.0.
Isso abre uma série de possibilidades muito interessantes, como a criação de aplicativos nativos para o Steam Link. O fato do SDK está agora aberto vai oferecer à comunidade a oportunidade de dar vida nova para o hardware, além do que a Valve já tem originalmente planejado para o dispositivo.
É interessante notar também que o firmware para o Steam Link não é freeware e não foi disponibilizado, o SDK é a exceção, disponível através deste link.
Com informações de Softpedia, GitHub, Engadget e LinuxBuzz.
O Ubuntu 16.04 LTS agora conta com o Linux Kernel 4.4 LTS
18 de Janeiro de 2016, 19:37 - sem comentários aindaOs desenvolvedores do Ubuntu anunciaram na última terça-feira (12) que o kernel do Ubuntu 16.04 LTS foi atualizado para o Linux Kernel 4.4 LTS, a última versão estável disponível, lançada por Linus Torvalds apenas há alguns dias atrás, mas a equipe por traz do Ubuntu foi rápida em integra-lo ao sistema operacional, ou seja, nas builds diárias de desenvolvimento.
Os desenvolvedores e mantenedores do Linux Kernel já começaram a fazer as coisas um pouco diferente, anunciando antecipadamente que a versão do kernel será um LTS, antes mesmo do lançamento. Eles geralmente fazem isso depois que algumas versões de manutenção já tenham sido liberadas, mas sabendo disso antes do tempo, só facilita a vida de quem quer implementar um LTS em sua distribuição Linux, como é o caso da Canonical.
Durante algumas semanas, o novo kernel permanecerá nos repositórios instáveis, até que os desenvolvedores possam planejar lançar como estável até o final do mês: “Nós baseamos nossa repo instável do kernel para v4.4 e seguirá o mesmo caminho em nosso repositório Xenial em breve e faremos o upload dos arquivos. Por favor fique atento”, diz o anúncio oficial.
Caso você esteja curioso e queira experimentar as builds diárias de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS, é possível fazer download através deste link.
Com informações de Softpedia, Ubuntu e LinuxBuzz.
Lançada a segunda versão beta do driver de vídeo NVIDIA 361.xx
18 de Janeiro de 2016, 19:32 - sem comentários aindaA NVIDIA anunciou na última quarta-feria (13) a segunda versão beta do seu driver de vídeo da série 361.xx, o NVIDIA 361.18 Beta. Diferente do esperado, a atualização não traz grandes novidades, mas apenas suporte para dois novos modelos de GPU, a GeForce 940MX e Quadro M500M.
Como de costume, os desenvolvedores também colocaram os requisitos mínimos para a nova versão do driver, mas não chega a ser nada fora do comum. O NVIDIA 361.18 Beta deve funcionar em qualquer sistema que tenha, pelo menos, o Linux Kernel 2.6.18, X.Org 1.0, glibc 2.0 e libvdpau 0.2, já que esta série do driver não traz mais as bibliotecas VDPAU libvdpau_trace.so.1 e libvdpau.so.1, que foram removidas em favor da utilização dos componentes VDPAU open source disponíveis nos repositórios da maioria das distribuições Linux.
Outra novidade que foi implementada na série NVIDIA 361.xx é a biblioteca OpenGL Vendor-Neutral Driver, também conhecida como GLVND, permitindo que vários drivers OpenGL diferentes possam coexistir no mesmo sistema.
Isso significa que, com este novo formato, os diferentes drivers proprietários não irão substituir um ao outro, nem causar estragos nos arquivos da biblioteca de gráficos 3D open source Mesa. Isto é, enquanto os outros drivers OpenGL para Linux também optar pelo projeto GLVND.
Você pode encontrar os link para download de ambas as versões 32 e 64 bits do novo driver de vídeo NVIDIA 361.18 Beta no anúncio oficial, através deste link.
Com informações de Softpedia, NVIDIA e LinuxBuzz.
Biblioteca de JavaScript mais popular do mundo, jQuery completa 10 anos em 2016
18 de Janeiro de 2016, 19:14 - sem comentários aindaHá 10 anos, o desenvolvedor John Resig participava de um evento chamado BarCamp NYC, em Nova Iorque, Estados Unidos, para falar sobre alguns de seus projetos. Entre eles estava o jQuery, que atualmente é a biblioteca de JavaScript mais utilizada em todo o mundo. De acordo com o site Built With, atualmente a jQuery está presente em 70% das 10 mil páginas mais visitadas do mundo. Quando olhamos para toda a internet, a popularidade é ainda maior: 77,8% de todos os sites usam o pacote criado por Resig.
Neste mês, portanto, o pacote celebrou uma década de vida em alta, com uma história de sucesso e que foi possível graças à versatilidade do produto. Quando ele foi lançado, a web era obviamente bem menos diversificada do que hoje, mas as diferenças substanciais entre os navegadores da época faziam com que desenvolvedores quebrassem a cabeça para fornecer conteúdo compatível com tudo. O jQuery deixa a tarefa bem menos árdua.
Desde 2012, a biblioteca conta com a sua própria fundação, a jQuery Foundation, responsável por administrar e dar sequência ao desenvolvimento do projeto iniciado há dez anos. Apesar de estar atualmente na versão 2.2.0, as estatísticas indicam que a maioria dos sites (95%) com a jQuery ainda estão parados na versão 1, porque ela ainda apresenta suporte para navegadores antigos.
Apesar do sucesso estrondoso, muitos críticos apontam que simplesmente não há a menor necessidade de recorrer à jQuery, afinal o JavaScript puro pode oferecer as mesmas funcionalidades. De qualquer maneira, espera-se que a versão 3.0 do pacote seja disponibilizada ainda neste ano e é pouco provável que ele seja abandonado tão cedo.
Com informações de jQuery, Built With e Canaltech.