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Comunidade da Revista Espírito Livre

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.

A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.


Montando partições automaticamente na inicialização do Ubuntu

19 de Janeiro de 2016, 14:28, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Se você precisa montar partições automaticamente na inicialização do Ubuntu, veja aqui como fazer isso de um jeito bem simples.

Embora o Ubuntu atualmente monte a maioria das partições, nem sempre isso acontece. Nessa hora, é preciso ajustar o sistema e este rápido tutorial irá lhe mostrar como fazer montar partições automaticamente na inicialização do Ubuntu. O processo a seguir, feita a configuração inversa, também serve para desativar a inicialização automática de partições.

Como montar partições automaticamente na inicialização do Ubuntu

Para montar partições automaticamente na inicialização do Ubuntu, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Clique no Dash e digite a palavra discos. Quando aparecer o item “Discos”, clique nele para executá-lo.

Passo 2. Na tela do utilitário “Discos”, clique no ícone do disco que contém a partição que será montada automaticamente.

Passo 3. Clique na partição que será montada automaticamente e em seguida, no ícone das engrenagens que fica abaixo do nomes das partições. No menu que aparece, clique na opção “Editar opções de montagem…”.

Passo 4. Na janela que aparece, ative o item “Opções automáticas de montagem”, clicando no botão de chavear que fica depois da descrição. Se necessário, marque a opção “Montar ao inicializar” e desmarque “Exibir na interface do usuário” e “Exigir autorização adicional para montar”. Também deixe os campos “Nome de exibição”, “Nome do ícone”, Nome do ícone simbólico” vazios. Todo o resto é opcional, portanto, clique no botão “OK” para confirmar e fechar a janela de configuração da partição.

Passo 5. Por fim, será pedida a senha de administrador para efetuar as alterações. digite-a e confirme, clicando no botão “Autenticar”.

Pronto! Agora o Ubuntu irá montar automaticamente a partição que você configurou. Lembrando que apesar de existir a opção de editar o arquivo fstab, o procedimento acima é voltado para quem quer justamente evitar isso.

Com informações de UbuntuHandbook e Blog do Edivaldo Brito.



GNOME Software já está disponível para o Ubuntu 16.04 LTS através de um novo PPA

19 de Janeiro de 2016, 14:24, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Os desenvolvedores da Canonical disponibilizaram um novo PPA para a versão de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS para que os usuários que estejam testando esta versão do SO da empresa possam experimentar o GNOME Software, aplicação que pretende substituir a Central de programas do Ubuntu, também conhecida como Ubuntu Software Center.

Uma das coisas mais interessantes anunciadas no último Ubuntu Developer Summit foi o fato de que a Canonical queria substituir o Ubuntu Software Center pelo GNOME Software, decisão que foi muito bem recebida pela comunidade.

Na verdade, os usuários têm se perguntado por que o GNOME Software ainda não está disponível nas build diárias de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS. O lançamento deste sistema operacional está previsto para o mês de abril de 2016, de modo que não resta muito tempo. Acontece que a Canonical vem trabalhando nessa transição, mas não é tão simples como se poderia pensar e ainda há muitas coisas pendentes.

GNOME Software disponível via PPA

Os desenvolvedores do Ubuntu ainda não estão prontos para disponibilizar o GNOME Software modificado para o ramo principal do Ubuntu 16.04 LTS e ainda há alguns problemas que precisam ser corrigidos antes que isso aconteça.

“Como você já deve saber, estamos procurando fazer a mudança do Ubuntu Software Center para o GNOME Software no Ubuntu 16.04 LTS. […] Estamos impedidos de disponibilizar isso diretamente para o arquivo [imagem ISO] do Xenial, mas esperamos ter algum progresso sobre isso em breve. […] Eu ainda estou trabalhando no suporte ao Ubuntu One para que seja possível postar comentários – de preferência utilizando [a biblioteca] libaccounts, mas parece que isso não está funcionando mais no desktop Ubuntu”, explica o desenvolvedor Robert Ancell.

Caso você esteja testando a versão de desenvolvimento do Ubuntu 16.04 LTS e queira experimentar o GNOME Software, você terá que adicionar o PPA GNOME Software em seu sistema operacional. Para isso, abra o seu Terminal (use o atalho de teclado Ctrl+Alt+T no Unity) e execute o comando abaixo, basta copiar, colar e pressionar Enter. Não se esqueça de informar sua senha (a senha root) quando for solicitada no Terminal.

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-desktop/gnome-software && sudo apt-get update && sudo apt-get install gnome-software -y

Vale ressaltar que, como a aplicação ainda está em desenvolvimento, erros são esperados. Caso você seja um testador do Ubuntu 16.04 LTS e pretende experimentar o GNOME Software, compartilhe com a galera suas impressões deixando um comentário.

Com informaçoes de Softpedia, Ubuntu e LinuxBuzz.



Atualização OTA-9 do Ubuntu Touch entra em seu estágio final de desenvolvimento

19 de Janeiro de 2016, 14:18, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Łukasz Zemczak, da Canonical, publicou mais um de seus relatórios diários na última sexta-feira (15) para nós informar que, como foi prometido, a atualização OTA-9 do Ubuntu Touch já entrou em seus estágios finais de desenvolvimento, algo que os desenvolvedores costumam chamar de “final freeze”. Isso também significa que nem um novo recurso será implementado, mas apenas correções de bugs.

Há algum tempo já vinhamos escrevendo sobre as novidades implementadas na nova atualização, então você já deve ter uma noção do que está vindo para o Ubuntu Touch neste mês. Porém, ainda vamos escrever um artigo sobre o que há de novo no OTA-9, isto é, quando for lançado oficialmente, em 27 de janeiro.

Até então, os desenvolvedores do Ubuntu Touch estão trabalhando para corrigir os últimos problemas pendentes e, de acordo com Zemczak, o dia 15 de janeiro trouxe uma nova atualização para o aplicativo Camera, junto com o pacote QtUbuntu Camera, mais correções para o componente dbus-cpp e agora a equipe está esperando uma nova versão do app Music.

“Feliz dia final freeze! Dito isto, nós ainda não estamos totalmente prontos para o lançamento com pelo menos 4 silos adicionais necessários antes que possamos obter um candidato [a lançamento] que seja aprovado. Também estamos esperando uma nova versão do app music – ainda há [1] que precisa de atenção. Pelo que eu sei, está agora nas mãos da QA [quality assurance – garantia da qualidade]”, diz Łukasz Zemczak.

Agora, os desenvolvedores pretendem liberar a primeira versão RC (Release Candidate) da nova atualização OTA-9, quatro RCs no total para testes até que seja possível lançar uma versão estável para os usuários em todo o mundo. Além disso, após o lançamento do OTA-9, a Canonical está planejando uma nova build apenas com correções, o OTA-9.5.

Mais detalhes podem ser conferidos no relatório oficial de Łukasz Zemczak, através deste link.

Com informações de Softpedia, Launchpad e LinuxBuzz.



NVIDIA decide falar um pouco mais sobre a API Vulkan e seus planos para um suporte inicial

19 de Janeiro de 2016, 14:17, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Através de uma postagem escrita por Christoph Kubisch, em seu blog oficial, intitulada Engaging the Voyage to Vulkan, a NVIDIA decidiu expressar suas expectativas sobre o Vulkan, principal concorrente da solução criada pela Microsoft, o DirectX 12, e quais são os seus planos para proporcionar um suporte inicial para a nova API. De acordo com a empresa, Vulkan complementa o OpenGL e ambas as APIs possuem suas vantagens.

“A NVIDIA acredita firmemente que Vulkan complementa o OpenGL e que ambas as APIs têm suas próprias virtudes. Os pontos fortes do Vulkan está na capacidade de controles explícitos e multi-threading que por design nos permitem enviar mais comandos para a GPU em menos tempo de CPU e tem um controle com ajustes mais precisos. OpenGL, no entanto, continua fornecendo um mais fácil de usar acesso ao hardware. Isto é especialmente importante para aplicações que não são limitadas à CPU. Tecnologias atuais da NVIDIA, como “bindless”, NV_command_list e as técnicas de núcleo OpenGL “AZDO”, podem conseguir um excelente desempenho de single-thread”, diz o post no blog oficial da NVIDIA.

Aparentemente, para games AAA ou títulos que exigem muito da máquina, a API Vulkan será a escolha certa, mas para jogos indie menores, o OpenGL provavelmente permanecerá sendo a melhor opção por ser mais fácil de usar, além dos desenvolvedores já estarem mais familiarizados.

Nova API, coisas novas para se aprender

O texto também aborda a apresentação de comando e o uso de CommandBuffers, objetos comuns para renderização e gestão de alocação. Por fim, como sugerimos no parágrafo acima, o texto conclui que a chegada de uma nova API pode parecer um tanto complexo, como acontece com todas as coisas novas onde se leva um tempo para aprender, mas a empresa garante que está trabalhando para facilitar a vida dos desenvolvedores.

“Iniciando com uma nova API pode envolver muito trabalho, pois utilitários comuns podem ainda não estarem disponíveis. A NVIDIA, portanto, irá fornecer algumas extensões Vulkan, de modo que você, desenvolvedor, possa desfrutar de menos obstáculos em seu caminho envolvendo o Vulkan”, afirma o texto.

O OpenGL também estará presente

Diferente do que muita gente possa imaginar, o OpenGL ainda estará presente nesse suporte inicial ao Vulkan. De acordo com a postagem, será possível executar o Vulkan dentro de um contexto OpenGL, apresentando Imagens Vulkan dentro dele. Isso permitirá que os desenvolvedores possam utilizar suas bibliotecas de janelas e de interface do usuário favoritas. A NVIDIA garante que algumas de suas demonstrações funcionarão da mesma maneira e será possível comparar perfeitamente o OpenGL e Vulkan.

“Usando Vulkan dentro do OpenGL e usando GLSL diretamente dentro de Vulkan são as extensões que eu quis dizer”, afirma Christoph Kubisch em resposta ao site GamingOnLinux no Twitter, quando questionado se a NVIDIA pretende executar o Vulkan dentro do OpenGL.

Quando novamente questionado na rede social se a NVIDIA futuramente oferecerá suporte total ao Vulkan, ou seja, sem que o OpenGL esteja necessariamente presente, Christoph Kubisch deixa claro a liderança da empresa com o seu driver OpenGL e que por conta disso, ao menos por enquanto, não há planos de deixar o OpenGL de lado: “Até agora a NVIDIA tem uma boa reputação no fornecimento de driver com lançamentos de versões do OpenGL, pretendo mantê-lo em relação ao Vulkan”.

Realmente será muito bom ver o Vulkan sendo utilizada no desenvolvimento de jogos. Porém, os desenvolvedores ainda terão que aprender a utilizar a nova API para que possam tirar o melhor proveito da tecnologia, mas, se depender da NVIDIA, está claro que a companhia fará de tudo para facilitar a vida de todos.

Contudo, quem sabe já não estamos prestes a ver um game da Valve utilizando o Vulkan, como Dota 2, que teve uma demo apresentada há um tempo atrás. Ainda não há informações de quando a nova API será oficialmente lançada para o público em geral, mas há esperanças de que seja no fim do primeiro ou no início do segundo trimestre de 2016.

Para conferir mais detalhes, acesse a postagem publicada no blog oficial da NVIDIA, através deste link.

FONTE: Phoronix, GamingOnLinux, NVIDIA, Twitter[1] [2] e LinuxBuzz.



toicon, coleção de ícones gratuitos representando ações

18 de Janeiro de 2016, 21:17, por Revista Espírito Livre - 0sem comentários ainda

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Volta e meia mostramos por aqui uma ou outra coleção interessante de imagens, fonte e ícones. Agora ampliaremos as opções mostrando uma interessante coleção de ícones gratuitos representando dierentes ações, que pode ser encontrada em toicon.com.

toicon é um projeto que nasceu em 2015 em Amsterdam, quando uma empresa trabalhava para um cliente no setor de impressão 3D e necessitava de ícones que representassem conceitos “diferentes”, como pré-aquecer, por exemplo.

Com esse problema em mãos, começaram a desenhar ícones representando ações, verbos como ler, atualizar, apagar… e criaram várias séries desenhadas a 32px e cuidadas até o último desenho, embora seja possível encontrar alguns de 64px.

Foram usadas formas e cores, embora os tons e paletas possam ser editados para se adaptarem a qualquer desenho que tenhamos em mãos.

Vale frisar que todo material disponível é único e com licença Creative Commons.

Na verdade, conseguiram lançar o projeto graças a kickstarter, e agora oferecem todo o material de forma gratuita, devendo, apenas, mencionar seus autores.

Para começar usar os ícones, basta navegar por suas categorias ou digitar um verbo (em inglês) no buscador da página principal, que obterá, dessa forma, uma ampla lista de ícones, tanto coloridos como em preto e branco, e todos com a opção de download e informações sobre o autor e série.

Com informações de toicon e Wwwhat’s New.



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