A Revista Espírito Livre é uma iniciativa que reune colaboradores, técnicos, profissionais liberais, entusiastas, estudantes, empresário e funcionários públicos, e tem como objetivos estreitar os laços do software livre e outras iniciativas e vertentes sócio-culturais de cunho similar para com a sociedade de um modo geral, está com um novo projeto neste ano de 2009.
A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, mas sempre tendo como plano de fundo o software livre. A publicação já se encontra na terceira edição. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.
2º Café Hacker do Planeja Sampa acontece no próximo dia 22
21 de Janeiro de 2014, 16:10 - sem comentários aindaNo próximo dia 22 de janeiro, quarta-feira, a partir das 9h30, será realizado o segundo Café Hacker sobre o Planeja Sampa, o site participativo da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla). Na pauta, a apresentação da primeira fase dessa plataforma – a do conhecimento das metas, que já está no ar – e a exposição da proposta para a nova etapa – a do seu monitoramento. Nesse segundo encontro, o ponto de partida será o debate de algumas experiências e o recebimento de sugestões para tornar o acompanhamento das metas mais acessível à população.
Assim como em sua edição inicial, ocorrida em 9 de outubro de 2013, este Café Hacker contará com a organização da Sempla, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da Controladoria Geral do Município (CGM). Naquela ocasião, o site, que está sendo construído de forma participativa com a sociedade civil, recebeu a colaboração de membros de entidades como a Rede Nossa São Paulo, do GPOPAI-USP, Open Knowledge Foundation, Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP), Plone Foundation e a Transparência Hacker.
No encontro do dia 22, será apresentado um balanço do primeiro fórum, com a explicação dos critérios usados para a seleção e incorporação das sugestões recebidas.
O segundo Café Hacker do Planeja Sampa terá transmissão ao vivo pela Internet, com participação online pelo blog Café Hacker SP. Após sua realização, os interessados poderão enviar suas dúvidas e sugestões, até o dia 2 de fevereiro, por meio de formulário disponível no Planeja Sampa.
As inscrições estão abertas por meio do link. As vagas são limitadas!
Veja abaixo a programação completa.
Serviço
Data: 22 de janeiro de 2014
Horário: 9h30 – 12h30
Local: Auditório da Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – Centro)
Programação
– Abertura: Apresentação do evento, da pauta e da metodologia
Por Fernanda Campagnucci (CGM)
1 – Exposição sobre o Café Hacker anterior, as sugestões apresentadas e o que está no ar
Por Vinicius Russo (SMDU)
2 – Monitoramento das metas: a nova etapa do Planeja Sampa.
Por Pedro Marin (Coplan/Sempla) e Vinicius Russo (SMDU)
Com informações do PlanejaSampa.
Workshop Segurança Expresso – 28 a 30 de janeiro – ESAF/DF
21 de Janeiro de 2014, 16:05 - sem comentários aindaO Serpro e a Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia convidam para o Workshop de Segurança da Informação. O objetivo do evento é criar uma comunidade para propor melhorias de segurança no correio Expresso.
O debate terá convidados considerados referência nas áreas de criptografia e segurança da informação. Confira, no Portal do Serpro, informações sobre o encontro e o projeto, além da documentação e notícias do Expresso.
O workshop terá grupos técnicos que serão divididos pelos temas: criptografia e mobilidade; arquitetura de segurança; segurança no desenvolvimento; e homologação, produção e auditoria.
As discussões ocorrerão de forma simultânea em salas distintas.
Programação:
Primeiro dia: Contextualização
- Mesa de abertura;
- Expresso V3: uma visão geral;
- Apresentação: agenda dos trabalhos;
- Apresentação das universidades. Tema: experiência na implantação de sistemas de comunicação segura (correio eletrônico, videoconferência, voip, entre outros.)
Segundo dia: Grupos técnicos
- Criptografia e mobilidade: sistema moveis; cripto x auditoria, interceptação legal e aspectos de tecnologia; cripto ssl; validação da arquitetura usada no expresso; assinatura de arquivo ICP (documento).
- Segurança no desenvolvimento: assinatura de código; testes automatizados; repositório de código; pen test; API para validação de entrada/saída de dados.
- Arquitetura de segurança: seguranca ssl; ativos de seguranca; armazenamento; transmissão; virtualizacão; relay; alta disponibilidade; gestão de continuidade de negócios; metadiretorio.
- Homologação, produção e auditoria: assurance; privacidade do usuário; teste de conformidade; requisitos mínimos de produção; criptografia x auditoria, interceptação legal e aspectos de processo.
Terceiro dia: Consolidação das propostas dos grupos de trabalho
- Apresentação dos resultados dos grupos de trabalho
- Estruturação do documento final
- Definição dos próximos passos
Data: 28, 29 e 30 de janeiro
Horário: 9h às 17h30
Local: Escola de Administração Fazendária – Esaf
Transmissão: Serviço Assiste – videostreaming livre do Serpro. O link estará disponível no Portal do Serpro
Com informações do CISL.
Hacker usa placa Arduino para transformar mouse óptico em webcam
21 de Janeiro de 2014, 15:48 - sem comentários aindaVocê sabia que o sistema utilizado pelos mouses ópticos também podem ser utilizados como câmeras de vídeo? Pois é: por mais estranho que pareça, o conjunto de luz LED vermelha, lente e sensor CMOS é perfeitamente capaz de transmitir imagens em uma resolução baixíssima caso sejam utilizadas da maneira apropriada.
Para provar isso (e também para gastar seu tempo livre), o desenvolvedor web conhecido como Franci Kapel resolveu utilizar uma placa Arduino para transformar seu velho Logitech RX 250 em uma webcam funcional com “modestos” 15 pixels de resolução.
Kapel ainda fez questão de publicar um guia passo a passo em seu blog pessoal para quem estiver disposto a repetir o feito e criar sua própria “mousecam”. Tudo o que você precisa é de um mouse velho, uma placa Arduino (qualquer modelo), um shield de ethernet, um resistor Ohm de 10k e algumas habilidades de solda. Muito bacana, não?
Com informações de Franci Kapel e Tecmundo.
Criador da Wikipedia se torna chefe de operadora de telefonia filantrópica
21 de Janeiro de 2014, 15:41 - sem comentários aindaSe você já acessou a Wikipedia, provavelmente já viu o rosto de Jimmy Wales, o criador da enciclopédia virtual. Agora, Wales empresta seus serviços para outra causa que pode ajudar várias pessoas no Reino Unido, na forma de uma operadora de telefonia que ajuda instituições de caridade.
Jimmy Wales se tornou o presidente da The People’s Operator, uma operadora que funciona desde 2012 e que doa 10 por cento de toda conta de telefone para uma entidade da escolha do usuário.
A esperança da TPO é que o envolvimento de Wales ajude o serviço a crescer. Em entrevista ao site The Verge, o criador da Wikipedia disse que vários projetos são mostrados a ele, alguns com boas ideias, mas sem um plano certo para funcionarem no mundo real, e outros bem planejados, mas que não são interessantes ou inspiradores. A The People’s Operator teria sido a primeira que juntou uma ideia que inspira a todos, além de ser um ótimo modelo de negócios.
O serviço aluga a cobertura de algumas operadoras maiores, como a Orange e a O2, mas Wales acredita que a TPO pode oferecer algo a mais ao consumidor. No momento, a The People’s Operator funciona apenas no Reino Unido, mas já existem planos de expansão para outros países.
e Tecmundo.
Campus Party Brasil 2014, em São Paulo, será a maior realizada no país
21 de Janeiro de 2014, 15:39 - sem comentários aindaComo já ocorre há sete anos, o mês de janeiro traz a expectativa de mais uma edição da Campus Party, o maior evento de tecnologia e cultura digital do mundo, que desembarca em 2014 novamente no Brasil, entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, no Anhembi Parque, em São Paulo. Como em suas últimas edições, a Campus Party Brasil (CPBR) cumpre a promessa de expandir suas atividades e tornar-se a maior já realizada em solo brasileiro e uma das maiores do mundo.
A Futura Networks, organizadora do evento, informou que este foi o primeiro ano em que as inscrições foram esgotadas com 70 dias de antecedência e com público recorde. Serão oito mil campuseiros (como são chamados os participantes) vindos de todo o Brasil, que irão acampar em uma área maior e, promete a organização, também mais organizada que a da última edição.
A CPBR 2014 vai receber milhares de seus campuseiros em caravanas. Este ano serão 64 vindas de 22 estados. Os que mais terão caravanas no evento serão Bahia (11), Minas Gerais (9) e São Paulo (7). Em comparação, a edição 2013 recebeu 46 caravanas de 19 estados brasileiros.
Como é de costume, além da área principal destinada a quem comprou ingressos, a CPBR7 terá uma área aberta ao público. Dessa vez chamada de Open Campus, ela não só reunirá empresas de tecnologia como expositoras, mas será também um local dedicado a assuntos de caráter formativo e empreendedor para as mais de 160 mil pessoas esperadas durante o evento. A média de visitantes na área gratuita chega, portanto, a mais de 26 mil por dia – o primeiro dia é dedicado somente à imprensa.
Lá será instalada a Startup & Makers Camp, uma espécie de vitrine para jovens empreendedores brasileiros mostrarem seu talento para possíveis investidores do mundo da tecnologia. Serão 300 startups impulsionadas, que terão a chance de apresentar seus projetos e buscar financiamento, que pode chegar a R$ 2 milhões.
Além disso, o espaço vai oferecer oportunidade para formação de dez mil pequenas e micro empresas, que poderão receber informações para tornarem-se sustentáveis e competitivas em seus respectivos setores de atuação.
Mais uma vez, a Campus Party também vai superar seus números em termos de conteúdo. Em 2014, serão mais de 500 horas de palestras, em 18 temáticas diferentes, realizadas em 13 cenários. Entre os convidados, o destaque vai para Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, que falará sobre sua experiência como empreendedor na área de aviação.
Estão também confirmados Marcelo Ballona, cofundador do site de e-commerce Submarino, Leo Johnson, cofundador da Sustainable Finance, conselheiro em sustentabilidade e colunista de CNN e Washington Post; o economista e psicoterapeuta Maickel Melamed, embaixador da Boa Vontade da ONU na Venezuela; Mark Levalle, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e estratégia da PayPal; e Sean Carasso, empreendedor social e fundador do projeto Falling Whistles, que faz uma grande campanha pela paz no Congo.
Para comportar todo esse volume de atividades e visitantes diários, juntos às oito mil pessoas inscritas, a Campus Party acontece mais uma vez no Anhembi Parque, uma das maiores estruturas para convenções existentes na América Latina.
Somados os pavilhões norte/sul e oeste, o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque conta com incríveis 76,3 mil m² de área, maior até que o Estádio do Morumbi, cuja área reservada para o público mede 62,4 mil m². Não é de surpreender, portanto, que o Anhembi Parque, seja responsável por cerca de 30% de todos os eventos de grande porte da capital paulista.
Apesar das dimensões do local, a organização do evento já teve problemas no passado para acomodar confortavelmente todos os participantes no camping. Porém, promete, em 2014, uma nova estrutura que dê conta do aumento do número de pessoas, ao mesmo tempo em que melhora a logística de acampamento.
A melhor novidade até agora com relação à infraestrutura do evento, porém, não diz respeito ao espaço. A conexão à internet, disponível via cabo pela Telefônica-Vivo, será 30% mais rápida, passando dos 30 Gbps da edição 2013 para 40 Gbps na CPBR7.
A Rede Espírito Livre estará presente no evento com vários colaboradores participando da grade de palestras e workshops. Esperamos por você lá!
Com informações de TechTudo.