Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Comunidade do Movimento Música para Baixar - MPB

20 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Movimento Música para Baixar - MPB é uma inciativa para conectar diversas áreas relacionadas como: música, arte tecnologia e comunicação colaborativa e espalhar suas propostas para o âmbito de diversos territórios, levando suas propostas para o maior numero de pessoas, extrapolando as fronteiras de um determinado gênero musical.

 


Direto Autoral em debate: Está na hora de flexibilizar?

19 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

por Pedro Jatobá - Jornal iTEIA

Você conhece o direito autoral? Grande parte das pessoas que afirmam conhecer a presença deste ao usufruírem de uma música,  ao assistir um filme ou instalar um software no seu computador.  A  lei do direito autoral surgiu nas nossas vidas para garantir a sustentabilidade artística e proteger que as criações artísticas ou intelectuais não sofressem . Neste raciocínio a lei 9.610/98 que completou este ano 11 anos de existência considerada de vanguarda por contemplar difusão em cabo, satélite ou via rede, se mostra ao mesmo tempo antiquada no seu trato a execução, cópia e outros direitos que deveriam estar assegurados a qualquer cidadão. Na tentativa de proteger os criadores o que temos na lei em vigor se torna um gargalo na divulgação da arte e ao mesmo tempo a criminalização de atos sociais como copiar músicas que seu vizinho escutou  na sua casa.

Em tempos de popularização da internet em escolas, centros de cultura e telecentros , as incoerências da lei autoral se tornam ainda mais agravadas: como freiar a troca de informações pelas pessoas ou impedir que conhecimentos circulem livremente pela rede? Quantos criadores de fato utilizam esta proteção autoral para sua sustentabilidade artística? No cenário tupiniquim quem são os verdadeiros beneficiários destes direitos? A indústria cultural ou o criador independente?

A disseminação da informação, interpretada pelo legislador como uma ameaça à criação e à sustentabilidade do criador, pode ser nos tempos atuais a sua principal aliada. Através da internet os artistas tem como garantir um espaço de visibilidade, difundir seu trabalho e ser conhecido por seu público.

Para conseguir atingir estes benefícios  sem criminalizar seu público os artistas precisavam flexibilizar os entraves da lei, dando liberdade ao autor para os fins que o mesmo considera apropriado a determinada obra. Esta necessidade fez surgir as licenças autorais, contratos entre artista e usuário que libera usos específicos. Dentre os mais conhecidas estão o Creative Commons, GNU Public Licence e a Free Art Licence.

No século XXI as licenças ganharam força no mundo e se ramificaram mais fortemente no Brasil com a criação do projeto Creative Commons Brasil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  A inserção desta pauta pela fundação dentro do cotidiano acadêmico e a participação do projeto em eventos culturais e tecnológicos fez com que muitos artistas apostassem no novo modelo para gerir sua arte.

A aposta da classe artistica fez com que surgissem os primeiros casos de sucesso. Um dos mais contados é o do artista carioca Bnegão que liberou suas músicas no Centro de Mídia Independente e foi pego de surpresa com casas lotadas em sua primeira turnê pela Europa. Convidado posteriormente a participar de palestras e eventos sempre afirma a importância desta iniciativa na sua carreira. Assim como ele outros artistas nacionais, da cena alternativa como o Mombojó de Pernambuco ou tradicionais como o ex-ministro e músico Gilberto Gil também liberaram obras fortalecendo este movimento.

Entre os casos está o de Fabricio Noronha integrante da banda Sol na Garganta do Futuro e um dos criadores do Cine Falcatrua. “Além do meu trabalho audiovisual, desenvolvo outros trabalhos na área de artes visuais e literatura (como por exemplo o livro “Sangue Som Fogo”). “Mesmo em trabalhos coletivos, como no caso do Cine Falcatrua e do Sol na Garganta do Futuro, temos o licenciamento livre como uma premissa” afima Noronha.

O sucesso de artistas que adotam este caminho alternativo levanta o debate se a lei aprovada em 98 já não se encontra obsoleta para os tempos atuais.  Alvaro Santi, membro do Conselho Nacional de Política Cultural (CNpc) já acompanhou 3 seminários sobre este tema promovidos pelo Ministério da Cultura. Relator do Plano Nacional de Cultura formulado por este conselho precisou mergulhar em pesquisa e estudo sobre o tema para nortear seu trabalho. “Em 2005, a Câmara Setorial de Música, ligada à FUNARTE, com participação de músicos integrantes do Forum Nacional de Música de 12 estados, elaborou um documento contendo diagnóstico inédito sobre a área do direito autoral. Nesta reunião, ficou clara a ruptura entre esta representação dos músicos e as associações que formam o ECAD, as quais não são reconhecidas como representantes dos interesses da maior parte dos músicos brasileiros”. Entre as possíveis mudanças Santi coloca a criação de um órgão estatal regulador da atividade de arrecadação e distribuição que hoje é exercida pelo ECAD em regime de monopólio sem qualquer supervisão ou conrole público, o que é uma distorção única no mundo. “Creio ainda que  podem ser incorporadas à lei brasileira de imediato  as exceções e limitações ao direito de autor já previstas nas convenções internacionais, como a cópia privada, o chamado cânon digital, e o uso para fins didáticos, por exemplo. Sobre isto existe um estudo bastante completo da FGV publicado no site do MinC” complementa.

Dando continuidade a este debate sobre as licenças autorais, gestão coletiva de obras e que mudanças a lei brasileira precisa ser submetida, o Movimento Música para Baixar organiza no próximo dia 25 julho dentro das atividades do Fórum Música para Baixar organizado durante a décima edição do FISL em Porto Alegre. Entre os participantes da mesa estão José Vaz (Diretoria de Direitos Intelectuais), Ronaldo Lemos (Coordenador do Creative Commons Brasil), Alvaro Santos (Fórum Permanente de Música do RS) e Fernando Anitelli (Teatro Mágico).

A atividade mediada por Fabrício Noronha é um convite a artistas e criadores interessados em saber qual a melhor forma de proteger sua obra e usufruir dos benefícios das licenças na difusão de suas obras. Se você acredita que seguindo as leis atuais sua obra não saiu ainda da gaveta, participe, a entrada é livre.

Resumo:

Tema: Formas de licenciamento, gestão coletiva e proposta de mudança na legislação autoral

Data: 25 de junho

Horário: 17h

Local: Casa dos Bancários - Rua General Câmara, 424 - Centro

Contatos:

Richard Serraria – serraria@gmail.com / 51 9104 7759

Everton Rodrigues – everton@softwarelivre.org / 51 8485 0299

Blog: www.musicaparabaixar.org.br



Coyote Guará com o MPB

19 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

cg_logo011

Estaremos presentes no I Fórum Radical de Mídia e Juventude, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, no sábado, que já servirá de “esquenta” para o MPB em Porto Alegre, de 24 a 28/06.

Também faremos dois shows neste final de semana, hoje em Planaltina (Pistão.com) e amanhã no Balaio Café (Asa Norte), onde mais uma vez falaremos do MPB.

Estive no Rio de Janeiro esta semana e várias pessoas que conversei gostaram muito do que estamos realizando e mais ainda de tudo que pretendemos fazer.

Saudações e grandes uivos!!

Coyote Guará



Shows da Primeira Mostra do Movimentos Música para Baixar

18 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Pra quem chegar a Porto Alegre na semana que vem,  apresento um breve recorte da alma encantadora das ruas dessa cidade,  a cidade estará essa semana e continuará na semana do FISL e MPB. É bom saber desde já o que está acontecendo pois a cidade e as pessoas vivem intensamente essa relação apaixonada com seus clubes do coração, logo mais haverá a final da Copa do Brasil e o Grêmio decide semifinal da Libertadores 2009… eis que a Popular, assim como a Geral, irá entupir os estádios a fim de ver os jogos também em grande parte de quase todas as casas, bares e rádios de carros e ruas, arquibancadas na frente das TVs espalhadas pela Restinga, Cidade Baixa, Morro da Cruz, Vila Nova, Ponta da Serraria, Beco das Moças, Santo Agostinho, Abertas dos Morros, Santana, Lomba do Pinheiro, Clarão da Lua, Chácara da Fumaça, Morro do Osso, Quilombo do Sopapo, Cristal.

Enfim,  semana que vem quando ela vier e trouxer junto pelo primeiro ano o êMiPêBê, vai ser retruque repique rebolo dessa sequência de dias, quarta da próxima semana quando chegares a Porto Alegre também ao FISL 10, quem aqui chegar vai experienciar sem dúvida uma cidade ensandecida pela sombra das chuteiras imortais que habitam os dois templos da nobre arte da bola.

Mas vai acontecer muito mais em Porto Alegre de 24 a 28 de junho: Como acreditamos que não basta apenas fazer shows, irás encontrar também espaços para  reflexão crítica, partilha de shows, oficinas e debates, criações coletivas, compartilhamento de saberes, espírito de coletividade, jogos de aprender, quem sabe gritos de gol, foguetes no céu à noite com certeza e mais uma edição do FISL além do nascimento oficial do MPB. Semana cheia, pode chegar chegando, a casa é nossa!

Espie a programação dos shows

MOSTRA MPB (programação de shows)

Quarta-Feira, dia 24 junho às 19h

- Vanessa Longoni (RJ)
- GOG e Ellen Oléria (DF)
Participações: DJ Madruga e Rapper Big (Grupo tr.o.pa - trovadores originais de porto alegre)

- Bataclã FC (RS)
Participações: Fernando Anitelli (Teatro Mágico - SP), Andrea Cavalheiro, Nei Lisboa, Grupo Alinka (rappers Carla e Nani)
Local: Teatro CIEE - Rua Dom Pedro II, 861
Entrada livre!

Quinta-Feira dia 25 junho às 19h

- Sol na Garganta do Futuro (ES)
Participações: Juca Culatra (Juca Culatra & Power Trio - PA), Eduardo Ferreira (OsViralata - MT) e Rapper Nego Prego (POA)

- Sombrero Luminoso (RS)
Participação de Bebeto Alves (RS)
Local: Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861)
Entrada livre!

Quinta-Feira dia 25 junho às 23h

- O Teatro Mágico (SP)
Local: Bar Opinião
Ingressos: 1º lote: R$20,00 2º lote: R$25,00 3º lote: R$30,00

Sábado dia 27 junho às 21h
- Sol na Garganta do Futuro (ES)
- Coyote Guará (DF)

Local: Bar Cultura Rock Club (Rua Olavo Bilac, 251)
Ingressos:  R$ 10,00

Domingo dia 28 junho às 20h

- Bataclã FC (RS)
- Coyote Guará (DF)
Local: Bar Long Play (Rua Sarmento Leite, 880)
Ingressos:  R$ 10,00



Movimento Música para Baixar ganha espaço de destaque em fórum de mídia e juventude

17 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

forumjpg

No próximo sábado, dia 20 de junho, a Fundação Athos Bulcão, em parceria com a Griô Produções, realizará o I Fórum Radcal de Mídia e Juventude, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília. A idéia é Mobilizar as/os jovens para compreender, pautar e a atuar no processo de transformação dos meios de comunicação. Apresentar vias de contribuição para uma mídia inclusiva, comprometida e democrática. E o Movimento Música para baixar terá uma sala com espaço permanente de discussão.

A programação trará debates importantes. Como a intervenção do Intervozes com o GT Conferência Nacional de Comunicação. Ou os debates sobre mídia e diversidade, com a participação da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial e a Associação Lésbica Feminista de Brasília, Coturno de Vênus. Além disso, serão ministradas oficinas de comunicação com a Agência ViraRadcal de Notícias, a Cipó Comunicação Interativa, de Salvador, Oficina de Imagens, de Belo Horizonte, Radialistas do Futuro, DF, e oficina de rimas com MC Hadda.

A abertura está prevista para as 10h, com a participação do repórter Rafael Cortez, do programa CQC.

Um dos temas mais presentes em todas as discussões será a internet, pela aproximação com a juventude, democratização e possibilidades de organização social. O fluxo das informações pela net e apropriação das ferramentas por parte dos/as jovens. Nesse sentido, o Movimento Música para Baixar foi convidado a encabeçar o debate com espaço-destaque, onde estarão diversas/os artistas da capital. Entre el@s o mc e poeta do rap nacional, GOG, Nanan Matos, do grupo de percussão Ayê, a banda Rebordosa, a cantora Ellen Oléria e vários dj, batendo um papo sobre liberdade na rede, direitos autorais e, claro, música para baixar. Serão exibidos vídeos sobre o movimento e contra o AI5-Digital, o Projeto de Lei 84/99 do senador Azeredo.

O quê? Fórum Radcal de Mídia e Juventude

Quando? Sábado, dia 20 de junho

Onde mesmo? Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul

Que horas? Das 10 às 18h

Muita formação e informação, muitas idéias rolando. Participe!



Depois dos debates… música!

17 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Não poderia ser diferente, a programação do Fórum MPB está recheada de música! Serão 4 noites de shows, em 4 palcos diferentes da cidade, envolvendo artistas dos quatro cantos do país que viajarão à Porto Alegre especialmente para o evento. Na programação, um passeio por estilos e propostas variadas e a oportunidade de encontros musicais inéditos que acontecem graças a articulação conjunta dos artistas em torno do MPB. Clique nos links ao lado do nome dos artistas e conheça um pouco dos trabalhos!

MOSTRA MPB (programação de shows)

Quarta-Feira, dia 24 junho às 19h

Vanessa Longoni (RJ)  - ouça
GOG e Ellen Oléria (DF) - ouça ele e ouça ela

com participações:

DJ Madruga e Rapper Big (Grupo tr.o.pa - trovadores originais de porto alegre)

Bataclã FC (RS) - ouça

com participações:

Fernando Anitelli (Teatro Mágico - SP), Andrea Cavalheiro (ouça), Nei Lisboa (ouça) , Grupo Alinka (rappers Carla e Nani)

Local: Teatro CIEE - Rua Dom Pedro II, 861
Entrada livre!

Quinta-Feira dia 25 junho às 19h

Sol na Garganta do Futuro (ES) - ouça

com participações:

Juca Culatra (Juca Culatra & Power Trio - PA), Eduardo Ferreira (OsViralata - MT) e Rapper Nego Prego (POA)

.

Sombrero Luminoso (RS) - ouça

com participação de Bebeto Alves (RS) - ouça

Local: Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861)
Entrada livre!

Quinta-Feira dia 25 junho às 23h

O Teatro Mágico (SP) - ouça

Local: Bar Opinião
Ingressos: 1º lote: R$20,00 2º lote: R$25,00 3º lote: R$30,00

Sábado dia 27 junho às 21h

Sol na Garganta do Futuro (ES) - ouça
Coyote Guará (DF) - ouça

Local: Bar Cultura Rock Club (Rua Olavo Bilac, 251)
Ingressos:  R$ 10,00

Domingo dia 28 junho às 20h

Bataclã FC (RS) - ouça
Coyote Guará (DF) - ouça

Local: Bar Long Play (Rua Sarmento Leite, 880)
Ingressos:  R$ 10,00

clique e acesse a programação dos debates do Fórum MPB

Fiquem atentos a mudanças na programação no link no canto superior do site.



Tags deste artigo: cultura livre música p2p