Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Nei Lisboa fala sobre internet e a música

15 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1384 vezes

Domingo de sol, 14 de junho em Porto Alegre aconteceram shows no lançamento da Jornada Contra a Violência na Redenção, o parque mais visitado pela população da cidade.

rede

Nei Lisboa (http://www.neilisboa.com.br/ ) e Richard Serraria com o show Vila Brasil estiveram presentes no palco além de Revolução RS, Dante Ramon Ledesma e Eraci Rocha, que fizeram seus shows.  Os articuladores do Movimento Música Para Baixar no RS, Richard Serraria e Everton Rodrigues aproveitaram a oportunidade para dialogar com o músico Nei Lisboa sobre a relação da internet e as pessoas que vivem da música.

Momentos antes da apresentação, quando Nei Lisboa preparava-se para começar seu show,  fizemos um vídeo onde o artista opina sobre a importância da internet na atualidade e como é preciso refletir sobre o direito autoral, a internet livre e a remuneração justa dos artistas, dentre outras coisas.

Ele inicia a conversa dizendo: “….o debate é amplo e envolve inúmeros aspectos na relação das pessoas com as obras dos criadores e com o trânsito da cultura de modo geral nesse mundo da internet”. Ele diz que está se situando no debate e que é muito simpático à livre circulação das obras. Afirma ainda que ele tenta disponibilizar de todas as formas possíveis a sua obra.

Mais: fala das mudanças no mercado fonográfico, que todos os seus discos com exceção do último são das gravadoras e de um problema que ele está vivendo. Especificamente, que a gravadora do seu disco Hi-Fi faliu e ele não pode fazer nada com os fonogramas desse disco apesar do interesse grande do público pela reedição do conteúdo.

rede2Fala ainda da transição do analógico para o digital e que sempre se soube que essa revolução digital não seria permanente, que os monopólios da indústria não cairiam por terra de maneira simples. Na verdade, segundo Nei, está ocorrendo certa  reorganização por parte dessa indústria, o que abre uma brecha para que seja criada uma relação mais justa entre o mercado e o artista.

Ele acha interessante o ambiente onde a “gurizada” está organizando suas bandas através da internet , sugere que isso se preserve e torce para que possa continuar. É claro e direto ao falar que é preciso gritar contra o AI-5 digital.

Para quem não conhece Nei Lisboa, sugerimos dar uma espiada na wikipédia http://www.neilisboa.com.br/, acessar o site: http://www.neilisboa.com.br/, ver o vídeo da música Cena Beatnik http://www.youtube.com/watch?v=naZVsNc6KqI , e se possível acessar: http://letras.terra.com.br/nei-lisboa/127873/

Nei Lisboa fará participação no show da banda Bataclã FC na Mostra Música Para Baixar no Teatro CIEE (http://www.teatrociee.com.br) no dia 24 de junho às 19h, que fica na rua Dom Pedro II, 861 em Porto Alegre cantando a canção “Carecas da Jamaica”.

O 1º Fórum Música Para Baixar acontecerá de 24 a 27 de junho junto ao 10º Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre.


Fonte: http://musicaparabaixar.org.br/?p=106

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.