Por Elisandro Rodrigues e Andressa Pazzini
No último dia 12 de junho, a Trupe do Teatro Mágico realizou show na cidade de Campo Bom, dentro da programação da Festa do Sapato. Com chuva e frio o público não deixou de comparecer e prestigiar o trabalho de arte independente proposto pelo grupo. Entre uma música e outra, o idealizador do Teatro Mágico, Fernando Anitelli, comentou sobre a importância da arte e da cultura independente e da valorização dos trabalhos feitos em prol da liberdade cultural e artística, valorizando os trabalhos realizados sem a ajuda de grandes gravadoras ou produtoras. Próximo ao final do espetáculo, antes de cantar Xanel nº 5, Anitelli mencionou os processos de democratização dos veículos e a possibilidade de se divulgar os trabalhos de forma acessível a todos, ressaltando que a música Xanel traz a discussão sobre o processo de dominação midiática que sofremos e do qual precisamos nos libertar.
Após o show, como é de costume, a trupe desceu do palco para conversar com o público. Quem não conhecia a trupe ficou encantado com o trabalho que mistura arte circence, cultura, poesia e discussões políticas. Entre abraços e fotos, e após receber o zine da Banda CIRC (Contestação Intervenção e Resistência Cultural) de Porto Alegre, Anitelli falou sobre o MPB. Enfatizando que o movimento está surgindo com toda a força pelo Brasil, o músico trouxe uma fala que usou no ato contra o AI 5, em São Paulo, onde fala sobre a importância de se discutir e estar presente nos debates, pois é necessário “viralizar sem pagá jabá” a cultura e a arte independente. Falou ainda sobre as atividades que serão realizadas do dia 24 à 27 de junho, junto ao FISL10 (www.softwarelivre.org).
Os integrantes da comunidade do Orkut do TM no RS, que assistiram ao show, confirmaram presença nas atividades do FISL e já estão debatendo na comunidade sobre o MPB. Aproveitaram também para divulgar a Festa, em formato de Sarau, que ocorrerá no dia 19, reunindo três grupos de Porto Alegre que trabalham com a proposta de democratização da cultura.
FESTA/SARAU “TUDO NUMA COISA SÓ”
Quando: 19/06
Onde: Lopo Gonçalves, 438 - Esquina com a José do Patrocínio, próximo ao Opinião
Horário: A partir das 22h
Quanto: R$ 6,00
Música por conta dos grupos:
Pé de Vento (http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/pedevento)
Extramuros (http://www.myspace.com/bandaextramuros)
CIRC (http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4530112507024308223)
0sem comentários ainda