Texto: Caroline Menezes Escobar
Foto: Carolina Trindade
Programar pode sim ser coisa de criança, é o que explica e demonstrou o programador Marcus Vinicius Correa Barcelos na oficina Introdução à Linguagem Logo através do KLogo-Turtle Mobile. Também participou do encontro o professor da Universidade de Uberaba, Danilo Rodrigues César, que participa do projeto KLogo Turtle.
A atividade contou um pouco da história da linguagem Logo e introduziu os participantes aos comandos do código, que somam 24 funções. A linguagem é considerada simples porque é intuitiva e pode auxiliar no ensino de algoritmos e geometria para adultos e crianças.
Os participantes executaram exercícios no software KLogo-Turtle Mobile, colocando em prática o que lhes foi ensinado em teoria. Eles puderam ver o resultado dos exercícios em demonstrações com placas que acendiam lâmpadas de led,conforme o comando que haviam criado.
Quase tão simples quanto chutar uma bola, programar com o Logo é praticamente uma aula de matemática, onde o usuário calcula todos os passos a serem executados. "Você quer que ele dê 50 passos para frente, então,usando os comandos,você vai programar FT 50, e ele vai executar",explica Marcus Vinicius.
Mas afinal, o que é o Logo e o KLogo-Turtle?
O código foi criado nos anos 70 e é baseado em comandos semelhantes a linguagem natural e no construtivismo. É uma linguagem tão simples, que pode auxiliar no ensino. "O Logo surgiu para educar através da tecnologia", conta.
O KLogo-Turtle é a ferramenta de execução desse código. É uma plataforma intuitiva que, junto à linguagem, exige do usuário raciocínio lógico e atenção. O software também pode ser acessado pelo sistema operacional Android.
Saiba mais sobre o Projeto KLogo-Turtle em www.klogoturtle.sourceforge.net
0sem comentários ainda