Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Conteúdos
Tela cheia  Todas as versões

Convidados

5 de Março de 2015, 7:06 , por Mariel Zasso - | No one following this article yet.
Visualizado 7792 vezes
Traduções

Claudia Maria da Costa Archer
Militante do Software Livre desde 1998, fundadora do PSL/MA em 2004. Estudiosa da Política de TIC, em particular a internet e o software livre. Mestre em Políticas Públicas, com a Dissertação "A Burocracia e as Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil: a experiência do Software Livre, a partir de 2003", defendida em 2011na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Doutoranda em Políticas Públicas, com a Tese: "Ciberespaço e as Reconfigurações Burocráticas do Brasil hoje". Foi professora da Universidade Ceuma (São Luís - MA), do curso de Sistema de Informação da disciplina "Fundamentos de Software Livre". Atualmente, reside em Curitiba e faz parte do Movimento "Curitiba Livre".

Marcos Mazoni
Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e coordenador do Comitê de Implementação do Software Livre no Governo Federal (Cisl), é formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Tecnologia da Informação pela FGV e em Gestão Empresarial pela UFRS. Foi presidente da Celepar e da Procergs e diretor da Procempa. É um dos precursores dos sistemas de informática em softwares livres no Brasil e recebeu vários prêmios nacionais de Informática, como Prêmio Quero-Quero de Incentivo ao Software Livre – Procergs/2002 e Personalidade Mais Influente do Setor Publico - CIO Brasil GOV/2008, 2009 e 2010.

Deivi Kuhn
Formado em Ciências Econômicas pela UFRGS e pós-graduado em Administração de Redes Linux pela UFLA, é secretário-executivo do Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal (Cisl) e coordenador de Comunicação Social do Serpro. Desde 1998, trabalha no Serpro, tendo atuado como líder de projetos de desenvolvimento e coordenador de inovação e software livre.

Ismael Castagnet Lacuesta (Uruguai)
Evangelizador de Software Livre e temas relacionados com independência tecnológica e soberania de datos. Presidente do Centro de Estudios de Software Libre (CESoL) do Uruguay. Administrador de Sistemas GNU-Linux com experiência docente em educação secundaria e superior. Assessor de parlamentares durante o tratamento da Lei de Formatos Abertos e Software Livre do Estado.

Ana Paula de Barcellos
Analista de TI do BB, Educadora Corporativa, Consultora de Tecnologia aplicada à Educação, Voluntária e Entusiasta do Projeto Joomla!

Ariadne Pinheiro
Formada em Análise de Sistemas pela UNESA/RJ, é nerd, evangelizadora Joomla, web engineer em sua empresa (o Grupo Pinheiro e Sperle Desenvolv Web Ltda), feminista e FOSS lover. Colabora ativamente com o projeto Joomla = http://volunteers.joomla.org/joomlers/ariadne-pinheiro. Consultora independente em FOSS para organizações como a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Wizard e FIRJAN.

Johnny Salazar Reidel
Presidente da No Boss Tecnologia.

Emerson Rocha Luiz
Emerson é Full Stack Developer, com uma década de experiencia em desenvolvimento web. Evangelista de boas práticas de desenvolvimento, e uma web semântica e acessível a todos. É ativo na comunidade de software livre. No universo do CMS Joomla, foi: um dos pioneiros na organização de encontros de grupos de usuários; moderador por 6 anos do fórum oficial; participante da equipe do Joomla Bug Squad.

Thalita Santos Felício de Almeida
Mestranda em Linguagem e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Letras - Licenciatura em Português pela Faculdade de Letras/UFMG.

Larissa Garcia Oliva
Aluna do sexto ano do Colégio Rio Branco. Adora atividades extra-curriculares, faz: teatro, jazz, xadrez, piano, violão, tecido e alemão. Já foi medalhista na Olímpiada de Robótica. Vai ao FISL desde pequena e já foi algumas vezes ao FLISOL. Já participou do workshop de software e hardware da CTI Campinas. É usuária do Trisquel e Blag.

Islene Calciolari Garcia
Possui graduação em Engenharia de Computação (1995), mestrado em Ciência da Computação (1998) e doutorado em Ciência da Computação (2001) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora doutora (MS-3-1) do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas. Principais temas de pesquisa: sistemas distribuídos, sistemas operacionais e software livre.

Yasodara Córdova
Yasodara Córdova, também conhecida como Yaso, é uma das chairs do Working Group do W3C de melhores práticas para Dados na Web, formada em Desenho Industrial, portanto designer e também desenvolvedora Web. Trabalha para o Centro Web, do Nic.br - e para o escritório do W3C no Brasil, hospedado pelo CGI.br.

João Sebastião de Oliveira Bueno
Desenvolvedor e consultor em Software Livre desde 2001, é contribuidor do GIMP, e desenvolvedor na linguagem Python, e acompanha as tendências e propostas nas áreas de Direito de Autor e Licenças. Participa do FISL desde 2006. Atualmente atua na região de Campinas em São Paulo.

Márcia Santos Almeida
Conselheira gestora do grupo Mulheres na Tecnologia - coletivo sem fins lucrativos de empoderamento feminino na área de TI do Brasil - está se especializando em Engenharia de Software, se graduou em Sistemas de Informação. Atua na organização de eventos de Software Livre no estado de Goiás desde 2010. Amante de aventuras, é capoeirista, ciclista e social media.

Henrique de Andrade
Pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professor de Empreendedorismo no Curso de Tecnólogo em Sistemas de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenador de Backend do Projeto Gaivota - rede colaborativa de dados climáticos. Foi membro Programa Catalisador do Brasil da Wikimedia Foundation, organização mantenedora da Wikipédia.

Luiz Eduardo Guaraldo
Analista de infraestrutura com mais de 15 anos de experiência, Líder do grupo de usuários Debian-RS entre 2008 e 2011, fundador do grupo de usuários LTSP-BR, entusiasta do uso de soluções livres em todas as esferas, atuou na produção do Debian-BR-CDD (2004), hoje BR-Desktop. Um sujeito que gosta de soluções simples para problemas complexos e soluções sofisticadas para problemas simples.

Carine Gomes Roos
Jornalista e entusiasta do conhecimento livre, é uma das co-fundadoras do MariaLab e membro do Garoa Hacker Clube. Apaixonada por tecnologia e cultura digital.

Marisa Souza dos Santos
Pós-Graduada em Engenharia de Software, Bacharel em Administração com ênfase em Análise de Sistemas e Técnica em Processamento de Dados, Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento desde novembro de 2010 responsável pela Administração do Portal do Software Público Brasileiro. Atuando atualmente na gestão do projeto do Novo Portal do Software Público Brasileiro.

Simone Pittner
COO da SOCIALBASE, Trainner Ágil (CSD, Agile Requirements and Foundations) na Adaptworks. Trabalha com desenvolvimento desde 1998. Graduada em Engenharia de Telecomunicações e especialista em Engenharia de Software e Psicologia Educacional. Entusiasda no uso de metodologias ágeis e gestão 3.0 com experiência prática.

Fabianne Batista Balvedi
Arquiteta especialista em computação gráfica aplicada que gosta, utiliza, colabora, produz e acredita nas mídias livres. Mentora do estudiolivre.org, integrante do artebicimob.org, mestranda em Artes Visuais pela UDESC, onde estuda linguagens como sistemas, inclusive as naturais. É membro da Comunidade Curitiba Livre e professora dos cursos de Design Digital e Gráfico da PUCPR.

Adriana Cássia da Costa
Graduada em Publicidade e Propaganda (UFMT) e Desenvolvimento de Sistemas para Internet (IFMT), Mestre em Ciência da Computação (PUCRS). Atualmente atua como Analista de Sistemas, é membro da comunidade Curitiba Livre e colabora com o Software Livre auxiliando na organização de eventos da área. Administradora do blog Mulheres, Tecnologia e Oportunidades.

Claudia Melo
Diretora de Tecnologia para a ThoughtWorks América Latina e pesquisadora doutora associada à Universidade de São Paulo. Por mais de 15 anos, Claudia vem criando software para diferentes indústrias, facilitando o aprendizado em graduação e pós-graduação, e também realizando pesquisas em tecnologia. Sua tese foi considerada uma das 6 melhores em Ciência da Computação concluídas no Brasil em 2013.

Olivia Janequine
Cientista social formada pela USP e mestre em antropologia social pela Unicamp. Atualmente, trabalha com software livre e as possibilidades da relação entre o governo e a sociedade na ThoughtWorks.

Antonio Soares de Azevedo Terceiro
Desenvolvedor, sócio da Colivre onde participa da criação, e participa do desenvolvimento, do Noosfero. Atualmente trabalha também no projeto de reformulação do Software Público Brasileiro como pesquisador bolsista do LAPPIS/UNB. Também é membro do projeto Debian, onde participa do time de Ruby e mantem o projeto de integração contínua do Debian.

Alberto J. Azevedo
Acumula mais de 20 anos de experiência em TI, tendo se especializado em Segurança de Redes Corporativas. Entusiasta da comunidade Hacker, é criador da Metodologia ESPH (Enterprise Security Planning – Hack), para implementação da segurança em redes corporativas e do Projeto Security Experts, que reúne especialistas em segurança da informação, em todo território nacional com o objetivo de prover livre acesso à informação sobre segurança. Especialista em normas de segurança(ISOS) assumiu a coordenação das atividades do projeto UVST (User Verifiable Social Telematics) na América Latina.

Vanessa Martinez Tonini
Trabalha com Web desde 2007, focando no desenvolvimento frontend. É formada em Sistemas para Internet (UNIVALI), Especialista em desenvolvimento Web (UTFPR), e cursa um MBA em Engenharia de Software (FIAP). Hoje trabalha na Interactiv4 como Magento Front End Certified Developer. Membro organizadora do Marialab Hackerspace.

Mônica de Sá Dantas Paz
Doutora em Comunicação e Cultura Comtemporânea pela UFBA. Fez o seu doutorado Sanduíche na Universidade de Barcelona. Colaborou com o coletivo Projeto Software Livre Bahia (PSL-BA), sendo responsável pelo conteúdo e comunicação de edições do Festival Software Livre da Bahia, além de outros projetos de inclusão digital. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura. Pesquisa sobre as mulheres e os grupos de mulheres na comunidade software livre do Brasil.

Luciana Bolan Frigo

Doutora cotutela em Informática pela Universidade de Toulouse 1 (França) e em Engenharia Elétrica pela UFSC . É professora nos cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação na UFSC. Líder do grupo de pesquisa LabTeC (Laboratório de Tecnologias Computacionais) onde coordena o projeto Meninas Digitais - Regional Sul - UFSC. Antes de entrar para academia atuou na Alcoa Alumínio e na Accenture.

Juliano Augusto

Responsável pelo Joomla Day São Paulo 2013, Joomla Day Ribeirão Preto 2012 e 2015 e também foi organizador do Joomla Day Brasil 2014. Analista de Sistemas há 15 anos e trabalha com Joomla e Web Analytics desde 2008. É Analista de Sistemas do Grupo São Francisco Saúde e Professor do Curso de Pós-Graduação em Sistemas Web da Unaerp. Edita o blog julianoaugusto.com onde escreve sobre o CMS Joomla e demais assuntos relacionados à Web e Software Livre.

Daniel Fink

Gerente de relacionamento da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) no Brasil, baseado em São Paulo. Atuou como chefe do setor de ciência e tecnologia da Embaixada do Brasil em Seul e possui doutorado em administração pelo Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST). Anteriormente à ICANN, Daniel foi diretor executivo da secretaria do NETmundial. No FISL16 apresentará a palestra "A Transição da Administração da IANA e Aprimoramento da Responsabilidade da ICANN".

Alberto Souza Santos Júnior

Programador PHP e Node.js, criador do We.js e um dos desenvolvedores do projeto Comunidade de Práticas, iniciativa do Ministério da Saúde que tem como objetivo disponibilizar ambientes de trocas de experiências entre os trabalhadores do Sistema Único em Saúde. Participou da criação de sites e redes sociais para Fundação Oswaldo Cruz e Ministério da Cultura.

Luiz Henrique Rauber Rodrigues

Professor de Ciência da Computação da URI Campus Santiago. Trabalhou na coordenação de eventos como TDC, Tchelinux, Flisol e DebianDay. Fundador do Hackerspace LaboratorioHacker.org. Da equipe de Coordenação do GUGP e GU-Mobile ambos pela Sucesu-RS.

Loiane Groner

Evangelista Java, Sencha e Phonegap. Cientista da Computação, trabalha como IT Specialist no Citibank, em São Paulo. Autora dos livros Ext JS 4 First Look, Mastering Ext JS (primeira e segunda edição), Sencha Architect App Development e Learning JavaScript Data Structures and Algorithms, todos publicados pela editora Packt e lançados mundialmente em inglês (com tradução de um dos livros para o Chinês).

Haydée Svab

Engenheira Civil e Arquiteta pela USP, especialista em Democracia Participativa, Repúblicas e Movimentos Sociais pela UFMG e mestranda em Engenharia de Transportes na Poli-USP . É membro da comunidade Transparência Hacker e foi também co-fundadora do PoliGNU – Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP e do PoliGen – Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP.

Desireé Santos

Mestranda em Ciencia da Computação (PUCRS) e formada em Sistemas para Internet(CEFET/RJ). Entusiasta de Metodologias ágeis e apaixonada por desenvolvimento de software, atualmente trabalha como consultora de software na ThoughtWorks Brasil. Militante no movimento de open hardware, desenvolvendo projetos de automação e robótica. Coordena a comunidade de arduino no RJ (arduinrio) e faz parte do hackerspace de Porto Alegre Matehacker. Participa da comunidade nacional e internacional de embarcados. No FISL16 apresentará a palestra "Internet das coisas de A a Z para desenvolverdores de software".

Daniela Feitosa

Bacharel e Mestranda em Ciência da Computação pela UFBA. Desenvolvedora de software e instrutora em cursos de capacitação na Colivre. É organizadora do Rails Girls Salvador, evento para aproximar mulheres da área de tecnologia da informação, e foi integrante do grupo Onda Digital, atuando como monitora no projeto de Inclusão Digital com uso de Software Livre.

Alessandro de Oliveira Faria

Sócio-fundador da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996, empresa especializada em desenvolvimento de soluções com a tecnologia de Reconhecimento Facial, Consultor Biométrico, Experiência em Realidade Aumentada, Visão Computacional (opencv), Neuro-tecnologia e Programação multi-nuclear com GPU, atua na área de tecnologia desde 1986, leva o Linux a sério desde 1998, membro da comunidade Viva O Linux com mais de 100 artigos publicados, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura, Embaixador e openSUSE Member.

Alexandre Oliva

Evangelizador do Software Livre. Palestrante GNU. Conselheiro da FSF América Latina. Mantenedor do GNU Linux-libre e co-mantenedor de GNU libc, GNU binutils e GNU Compiler Collection. Engenheiro de ferramentas de desenvolvimento GNU na Red Hat Brasil.

Anahuac de Paula Gil

Nerd, evangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI. Ganhador do Prêmio AREDE de 2014, empreendedor, professor, autor do livro OpenLDAP Extreme, criador do Projeto KyaPanel – http://www.kyapanel.com. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br

Christiane Borges Santos

É tecnóloga em Redes de Comunicação, mestre em Engenharia Elétrica e da Computação e atualmente cursa doutorado em Engenharia. É professora adjunta no IFG, atua como docente na área de Redes de Computadores a mais de 5 anos. Participa e ajuda na organização de eventos de software livre em Goiás desde 2006. Pesquisadora CNPq e membro do comitê gestor do grupo /MNT (Mulheres na Tecnologia).

Elias de Carvalho Silveira

Desde 1989 trabalha na Unesp como designer. Fora da Unesp atua como ilustrador para Editoras Alto Astral, Panini, Rickdan, Globo e Abril (Alfa, Sexy, Playboy, Salmos & Anjos, MAD, Galileu, SuperInteressante e Mundo Estranho) usando o Gimp. Com ilustrações suas a Revista Mundo Estranho ganhou Prêmio Melhor Capa do Ano pela ANER em 2013 e 2014 e Melhor Capa no Prêmio Abril de Jornalismo 2014. No FISL16 apresentará a palestra "Como viver sem o Photoshop, relato de uma migração sem traumas".

Fábio Telles Rodriguez

DBA Oracle e PostgreSQL desde 2002. Grande experiência com ambientes críticos de grande porte, desenvolvimento, segurança e performance em banco de dados. Já palestrou em dezenas de eventos em todo o Brasil e publicou centenas de artigos sobre banco de dados em seu blog http://savepoint.blog.br que mantém há mais de 10 anos. Já participou do Comitê para Democratização da Informática (CDI-SP) , Projeto de Software Livre do ABCD (PLS-ABCD) e da comunidade de PostgreSQL do Brasil (PGBR) onde atua até hoje.

Felipe Nascimento de Moura

Atua como Analista de Sistemas Sênior no Terra, trabalhando com desenvolvimento web há quase uma década, envolve-se diretamente em projetos open source, além de ser co-fundador da BrazilJS Foundation e BrazilJS Conference, RSJS e FrontInPoa.

Fernando Masanori Ashikaga

Docente da FATEC São José dos Campos, graduado em Computação pelo IME-USP e mestrado pelo ITA. Desenvolveu projetos para a Cobra Tecnologia, Credicard Mastercard, PriceWaterhouse & Coopers e Itaú BankBoston. Voluntário em projetos sociais voltados para a educação nos finais de semana. Criador do primeiro MOOC (Massive Open Online Course) brasileiro para ensino de programação Python para Zumbis http://pycursos.com/python-para-zumbis

Henrique dos Santos Bastos

Empreendedor, aplica tecnologias livres para iniciativas que promovem autonomia de pessoas comuns. É membro da Python Software Foundation, da Django Software Foundation e da Associação PythonBrasil, atuando constantemente nas comunidades de programadores ministrando palestras, cursos e evangelizando o empoderamento através do desenvolvimento software, no Brasil e no exterior.

Luciana Fujii

Formada em Ciência da Computação, desenvolvedora, feminista e ativista de software livre há mais de 10 anos. Já colaborou com o projeto GNOME, GStreamer, Landell e continua com uma queda por projetos de multimídia. Hoje trabalha com áreas tão distintas quanto Android e web, com doses de realidade aumentada, e gostaria que mais mulheres descobrissem a diversão no software livre.

Maíra Rosauro Zasso

Arquiteta, ativista do Software Livre, da Ecologia, do Yoga, do livre conhecimento, da boa comida, das boas viagens, das boas leituras e dos animais.

Marcio Junior Vieira

Fundador e CEO da Ambiente Livre Tecnologia. Atua como Cientista de Dados e Arquiteto de Software , Trabalha com Software Livre desde 2000. Formado em Tecnologia em Informática(UFPR), Pós-Graduado em Software Livre(UFPR).

Melissa Devens

Formada em Comunicação Digital, trabalhou como social media e web designer em empresas como Grêmio FBPA e Grupo RBS. Voluntária da Mozilla Brasil desde o começo de 2014, faz parte de diversos projetos, entre eles o WoMoz, grupo que ajudou a fundar no Brasil.

Silvio Rhatto

Silvio Rhatto desenvolve o https://keyringer.pw, um software para compartilhamento de segredos, mantém uma série de módulos de configuração de sistemas em https://git.sarava.org e tem seu ativismo focado nas questões da segurança e da privacidade.

Valéria Barros

Desenvolvedora Web, trabalha com sites comerciais a sistemas gerenciadores de reatores nucleares. Executou projetos de automação com Arduino e trabalhou na refatoração e manutenção do maior portal de educação no Brasil. Ativista do software livre, participa, palestra e organiza eventos nacionais e internacionais desde 2010. Apaixonada por web, é voluntária na Comunidade Mozilla Brasil. Defende e produz conteúdo sobre ativismos sociais.

Yorik van Havre

Yorik é arquiteto, um dos desenvolvedores principais do FreeCAD, cozinheiro, e chaotic neutral.