Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Confira o relatório completo do FISL16!

3 de Novembro de 2015, 14:23 , por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 1203 vezes

A cada ano que passa o Fórum Internacional Software Livre vem se firmando como um local de discussão e exposição do que há de mais novo em tecnologias livres. Não é por acaso que o Marco Civil da Internet, uma das legislações mais avançadas do mundo, surgiu dentro de uma das diversas salas do evento. Ela foi resultado da articulação de especialistas, usuários e militantes, algo que faz parte da dinâmica do evento de forma orgânica.

Números

FISL reuniu de 5.281 participantes, sendo 25% mulheres. Foram 73 caravanas e 406 palestras, totalizando 581 horas de atividades realizadas. Participaram representantes de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e de países como Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Chile, Cingapura, França, Alemanha, Guatemala, Itália, Letônia e Espanha.

Personalidades

O evento apresentou o que há de mais novo em tecnologias livres. Um dos principais temas debatidos foi a privacidade e a segurança no contexto das redes federadas. Entre as grandes personalidades que prestigiaram o Fórum, destacamos o Ministro Miguel Rossetto, da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, que destacou a relevância da utilização do software livre, além de lembrar que o Marco Civil da Internet surgiu no FISL e hoje é uma realidade no País; e o prefeito de Porto Alegre José Fortunati, que realizou diversas atividades durante o evento.

Programação

Grande parte programação do FISL foi escolhida pela comunidade em uma votação online das propostas enviadas à organização do evento. Tanto a seleção de propostas quanto a inscrição de participantes foi gerida por um novo sistema chamado SEGUE, desenvolvido pela ASL.Org. O código do sistema está disponível para ser utilizado por outros eventos.

https://github.com/segue-org

Este também foi um ano de novidade na apresentação da programação do evento aos participantes. O FISL optou por usar o Makadu, um aplicativo livre para eventos que permitiu aos participantes acessar a programação atualizada, tirar dúvidas, avaliar as palestras e ter acesso ao conteúdo do palestrante.

http://softwarelivre.org/fisl16/noticias/acesse-a-programacao-fisl16-em-seu-celular-com-makadu

Caravanas

A Caravana mais distante veio de Salvador, Bahia e a maior Caravana foi a da UFSM, Santa Maria com 71 participantes.

Site

O site do FISL reuniu 109.378 visitantes únicos, 1.293.241 visualizações de páginas.

Perfil dos Participantes

Pela primeira vez na história do FISL a participação de mulheres no evento chegou a 25% do total de participantes. Isso foi resultado de uma mobilização da comunidade e da definição como eixo central de atuação da ASL.Org. Do ponto de vista de Comunicação, o FISL lançou a campanha “Lugar de mulher é na tecnologia e onde ela quiser” nas redes sociais na semana internacional da mulher, em março, resgatando as mulheres que se destacaram na história da tecnologia.

Assessoria de Imprensa

O evento alcançou 35 citações em mídia impressa, 240 citações em mídia digital e 34 inserções em rádios e TVs.

Relatório Completo

Para LER e BAIXAR o RELATÓRIO COMPLETO sobre o FISL16, acesse:
>> http://comunicacao.softwarelivre.org/fisl16/Relatorio_FISL16_final3-Web_c.pdf


Agradecimentos

Construir um evento do tamanho do FISL só se torna possível com a força da comunidade. Durante o ano inteiro a equipe de organização da ASL.Org e assessorias parceiras articulam cada milímetro deste evento de sucesso que se consolida cada vez mais. Por isso, agradecemos a todos funcionários, sócios e colaboradores que servem como bússola para a comunidade durante o processo. Destacamos também a atuação de mais de uma centena de voluntários que se dedicam levando em troca apenas a satisfação em colaborar e construir algo novo.

Agradecemos também a cada um dos 5.281 participantes que fizeram desta edição uma prova de que a união da comunidade coloca o movimento Software Livre na vanguarda de soluções inteligentes para os problemas tecnológicos atuais.

Em especial, dedicamos nosso “muito obrigado” a todas e todos palestrantes. Muitos deles atravessaram continentes para chegar até Porto Alegre e promover conversas e debates que enriqueceram o Fó- rum de maneira única.

Agradecemos também a confiança dos nossos parceiros e patrocinadores, que investem no FISL por acreditarem que é necessário estimular a produção tecnológica nacional e lutar contra a imposição vertical de tecnologias restritivas. Tenham certeza que seus nomes e marcas serão lembrados pela comunidade como referências em credibilidade e qualidade técnica das soluções.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.