Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Maratona Startups Livres capacitou 20 participantes

28 de Julho de 2015, 14:12 , por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 814 vezes

Durante os dias de FISL16, foi realizada nas dependências do evento a Maratona Startups Livres, que teve como principal objetivo capacitar o público inscrito no Fórum a desenvolverem empreendimentos digitais que adotassem ou promovessem o Software Livre em suas estratégias de negócio.

Ao longo da maratona, que durou cerca de 20 horas, os inscritos participaram de oficinas rápidas de Lean Startup, Modelagem de Negócios, Design Thinking e Design de Serviços desenhadas para capacitá-los a:

  1. Desenvolver estratégias de negócio baseadas em Software Livre, compreendendo as oportunidades e condições dessa decisão sobre o modelo de negócio da startup.
  2. Utilizar técnicas de Pesquisa Etnográfica para entender os perfis dos seus clientes, suas crenças, contexto, necessidades e anseios;
  3. Utilizar técnicas de Modelagem de Negócio para descrever suas hipóteses para a sustentabilidade da solução em um quadro visual pré-formatado (Business Model Canvas, Lean Canvas) que dê suporte a ciclos de aprendizado contínuo;
  4. Utilizar técnicas de prototipagem para criar interações com o público que permitam avaliar a viabilidade de suas propostas de solução;

Desenhada como um programa de oficinas, vivenciais, baseadas em projetos e prática deliberada. Ao longo de quatro dias os participantes foram desafiados a:  

  1. Formar equipes multidisciplinares;
  2. Entrar em contato com clientes potenciais para conhecer suas reais necessidades;
  3. Desenvolver Startups com modelos de negócios baseados em Software Livre;
  4. Construir mínimos produtos viáveis (MVPs) para validar as hipóteses fundamentais dos seus modelos de negócio.

Ao longo dos quatro dias de oficina, capacitou-se cerca de 20 participantes do FISL e acelerou-se o ritmo e eficácia dos seus processos de ideação, teste e implementação de soluções inovadoras. Duas Startups com modelos de negócio baseados em Software Livre foram formadas: a Natureza Digital (Sistema de Gestão de Licenças Ambientais) e a Cultime (PopcornTime para Vídeos Culturais).

Saldo positivo, contamos com o sucesso de vocês, moçada! :D


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.


<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>