Nos últimos meses a comunidade brasileira do KDE vem trabalhando na organização do primeiro encontro unificado de nosso “sub-continente bolivariano”. A ideia materializou-se no LAkademy, que ocorrerá entre 27 de abril e 01 de maio próximo, em Porto Alegre – RS/Brasil.
Esse encontro é diferente de um evento de software livre promocional. O LAkademy é direcionado para a comunidade já existente do KDE, e estão programadas várias sessões de hacking, encontros de desenvolvedores latinoamericanos, debates sobre temas quentes atuais na comunidade (como o Plasma Active), e algumas reuniões para tomadas de decisões importantes sobre gerenciamento e planejamento de ações da comunidade. Logo, o LAkademy não intenciona ser um evento para divulgação do KDE.
Eu estou com boas expectativas. O último evento desse tipo que realizamos foi o Akademy-BR, em 2010. Desde então a comunidade se encontrou várias vezes em outros eventos (como nos brasileiros IV ENSL e Latinoware 2011 ou no internacional Desktop Summit), mas ainda não havíamos realizado novamente um “evento nosso”, onde podemos olhar para a comunidade e avaliá-la, fazer auto-críticas e traçar objetivos.
Então, essa é minha lista sobre o que espero fazer no LAkademy:
- Rever os amigos e amigas, que são muitos!
- Trabalhar em melhorias para o backend do Scilab no Cantor;
- Dar uma olhada no Rocs com Tomaz e Wagner;
- Apresentar uma ideia de software para auxílio de escrita de artigos científicos em inglês;
- Conhecer como é o trabalho no Plasma Active, com Lamarque;
- Trabalhar em uma wiki nova para o KDE Brasil com Aracele;
- Discutir sobre a sustentabilidade das ações do KDE no Brasil;
- Discutir em quais eventos no Brasil o KDE estará presente;
- Beber cerveja gaúcha! =D
Espero (e trabalhamos para) que este evento torne-se rotineiro na América Latina, e entre para o calendário da comunidade internacional do KDE, a exemplo do Camp KDE, Akademy, e outros.
Esperem por mais notícias nos dias do evento, direto do front.
0sem comentários ainda