O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
Cantor: novo release em dezembro
19 de Setembro de 2015, 20:06 - sem comentários aindaDiálogo de seleção de backends no Cantor
Cantor, o ambiente de programação científica inspirado no conceito de notebooks, está com o lançamento de uma nova versão programada para ocorrer junto com o KDE Applications 15.12 em dezembro.
A funcionalidade mais importante nesse futuro release será a remoção da dependência do KDELibs4Support. O Cantor teve um port inicial para Qt5/KF5 lançado com o KDE Applications 15.04 em abril, mas aquela versão ainda usava o KDELibs4Support. Porém, agora essa é uma história que ficou no passado. Atualmente, o código fonte no branch master do repositório do Cantor já pode ser compilado sem KDELibs4Support. Espero que isso signifique um importante passo para o port do software para outros sistemas operacionais.
Nas semanas seguintes irei fazer uma triagem nos relatórios de bugs para verificar quais ainda estão presentes na atual versão. Vamos trabalhar duro e investir bastante energia para termos uma ótima nova versão!
Se você puder ajudar nesse desenvolvimento, sinta-se convidado para se juntar a mim nesta tarefa.
Caso aprecie meu trabalho com o Cantor, você pode demonstrar seu apoio fazendo uma doação diretamente para mim. Ou considere fazer uma doação para a comunidade KDE – desta forma você estará apoiando as melhorias desenvolvidas para o desktop, aplicações, bibliotecas, e para a infraestrutura fornecida pelo KDE para os mais variados projetos de software livre. Há uma campanha de crowdfunding acontecendo até dia 30 de setembro e uma página de doações sempre disponível.
E Feliz dia da Liberdade do Software!
(Happy Software Freedom Day!)
Escrevendo Ciência com Software Livre
4 de Setembro de 2015, 12:26 - sem comentários aindaNo Fórum Internacional de Software Livre (FISL) desse ano apresentei uma palestra interessante para aqueles que trabalham com pesquisa em geral. Falei sobre alguns softwares livres utilizados naquilo que os pesquisadores, não importando qual área estejam trabalhando, mais fazem: ler e escrever.
Konqi – o mascote do KDE – explica uma versão do método científico
Seja das humanidades, seja das exatas, das ciências da vida, ou das artes, pesquisadores irão dedicar boa parte do seu tempo de trabalho lendo textos – sejam artigos, livros, teses, e mais -, gerenciando esses textos e as informações coletadas a partir deles – como fichamentos – e escrevendo novos textos científicos, alimentando a cadeia formal de produção e divulgação de ciência.
Para isso a comunidade de desenvolvedores de software livre KDE disponibiliza três softwares muito interessantes, que cobrem as etapas comentadas acima:
- Okular – um leitor universal de documentos (lê PDF, ePub, txt, ODF, OOXML, e mais) que permite fazer anotações seguindo o padrão PDF;
- Kile – um editor LaTeX que conta com modelos, destaque de sintaxe, complementação de código, e muitos assistentes para inserção de figuras, criação de tabelas, e outros;
- Kbibtex – um gerenciador de referências que permite organizar a base de informações da sua pesquisa, relacionar entradas bibtex com arquivos de diversos tipos, fazer buscas em vários repositórios de referências sobre temas e autores, entre outras.
Exemplo de anotações com Okular
Na palestra introduzi algumas informações sobre a comunidade KDE, sobre ciência e software livre, e em seguida passei a falar de cada software, fazendo demonstrações das diversas funcionalidades presentes neles.
Se você não compareceu ao FISL e ficou interessado nessa apresentação, sem problemas! Os slides que utilizei estão logo abaixo. Mas a melhor parte é que é possível conferir as demonstrações das funcionalidades dos softwares, porque a palestra foi filmada! O vídeo com pouco mais de 30 minutos está mais abaixo.
Espero que gostem das informações aí apresentadas e fiquem a vontade para enviar qualquer dúvida, seja pelos comentários aqui do post, ou via meu e-mail em filipe at kde.org.