O PSL-PI tem por objetivo incentivar o uso e a produção de software livre no Piauí como política de combate à exclusão digital. Acreditamos que a distribuição de conhecimentos proporcionada pelo Open Source/Software Livre tornará nossa sociedade mais justa e próspera, exatamente por dar a todos as mesmas condições de conhecimento e desenvolvimento.
Software Livre é uma grande oportunidade de construirmos uma sociedade produtora de ciência, independente e efetivamente competitiva. Estamos reconstruindo as bases da nossa sociedade, não mais calcados nos braços do Estado, mas sim, amparados pela iniciativa própria, pela auto-determinação. Nós somos capazes de nos auto-governar. Somos capazes de construir uma sociedade efetivamente Livre. Esta é a essência do PSL-PI.
O PSL-PI é formado pela articulação de indivíduos que atuam em instituições publicas e privadas, grupos de usuários e desenvolvedores de software livre, empresas, governos ou ONGs, e demais setores da sociedade. O importante é a consciência e disposição para propagar o uso de software livre e a cultura colaborativa nas diferentes esferas da sociedade.
PSL-PI: Lançada edição n.15 da Revista Espírito Livre!
30 de Junho de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
CMS. Esse é um assunto que divide opiniões por diversos motivos. Talvez o mais evidente talvez seja que muitos desenvolvedores que gostam de construir seus projetos “na unha” consideram que o uso de um sistema de gerenciamento de conteúdo previamente construído é desnecessário ou que seu uso trás “efeitos colaterais”. Um destes efeitos seria a dependência da ferramenta com o passar do tempo, ou ainda o ato de se prender apenas ao templates (modelos de layout) já existentes. Não considerando apenas a questão do visual, os CMS exercem uma importante tarefa em praticamente qualquer sistema que dependa de atualizações constantes e dinamicidade. E quando o CMS tem seu código aberto, a experência de adaptá-lo a nossa necessidade se torna ainda mais gratificante.
Existem dezenas de CMS sendo utilizados por toda a Web, muitos deles mundialmente famosos e outros nem tanto. A edição deste mês conversou com diversos desenvolvedores, responsáveis por várias destas soluções. Além das entrevistas, casos de sucesso e outros relatos de uso de gerenciadores de conteúdo ilustram esse cenário dinâmico, onde os CMS se encontram.
Tivemos como entrevistados, Tristan Renaud, vice-presidente do Jahia Software Group, responsável pelo CMS Jahia; Mark Evans, líder do projeto glFusion e batemos um papo com Dan Fuhry e Neal Gompa, criadores do EnanoCMS. Também recebemos contribuições de Rafael Silva, criador do site Drupal Brasil, que em sua matéria traz motivos bastante convincentes quanto ao uso do Drupal, inclusive apresentando casos bem sucedidos de uso deste famoso CMS. Yuri Almeida aponta para uma vertente bem interessante em sua contribuição, falando dos CMS e a produção colaborativa de conteúdo. Rafael Leal traz um questionamento pertinente no título de sua matéria: Usar CMS desvaloriza o meu trabalho? Tivemos ainda outras contribuições sobre o assunto de capa que merecem toda a nossa atenção.
Além do tema CMS, Rodrigo Carvalho fala sobre como ter um media center movido a Linux, e para isso apresenta diversas soluções neste sentido. André Noel nos traz uma matéria intitulada “Ubuntu para todos nós!”, onde fala sobre Ubuntu, a história desta distribuição GNU/Linux e sua relação com o significado real da palavra “Ubuntu”. Kemel Zaidan faz uma reflexão bastante profunda sobre o termo “software livre”, além de o contrapor com outros conceitos. Wilkens Lenon aprofunda no conceito software livre, mostrando suas raízes, suas origens.
Nosso colunista Cezar Taurion fala sobre como contribuir para o Kernel Linux, enquanto Alexandre Oliva, aborda o tema Portabilidade, porém aplicado ao campo do software, uma proposta bem interessante por sinal.
Miguel Koren fala sobre o SpagoBI, uma plataforma BI livre e aberta enquanto Klaibson Ribeiro traz uma dica que deve ser interessante para muita gente que trabalha em escritórios e precisa de fazer o papel timbrado da empresa. Carlisson Galdino apresenta seu nono episódio de Warning Zone, intitulado “Quarto de Hotel”.
A seção Quadrinhos tem estreia com Luis Gustavo da Silva que chega com duas tiras de sua autoria. Fernando Alkmin e José James também estão presentes.
A todos os colegas colaboradores que não foram mencionados aqui, o meu muito obrigado e convite para continuarem conosco na proposta da construção de uma publicação de qualidade e que é a cara do nosso leitor.
Aquele forte abraço a todos os envolvidos e nos vemos na próxima edição!
Regis Pires: Criando layouts dentro dos padrões web de forma simples e rápida
28 de Junho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaUma opção interessante para quem precisa criar layouts dentro dos padrões web de forma simples e rápida é o 960 Grid System: http://960.gs/
De acordo com a Wikipedia, trata-se de uma biblioteca pré-configurada cujo objetivo é facilitar a criação de layouts o mais próximo possível dos padrões web.
Aprenda mais sobre ele em: http://www.itexto.net/devkico/?p=671
Regis Pires: Jovem brasileiro cria exame de vista pelo celular
25 de Junho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaCatarinense desenvolve gadget de dois dólares que, acoplado ao telefone, é capaz de dizer se uma pessoa precisa de óculos ou não.
Aos 26 anos, o brasileiro Vitor Pamplona, doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul acaba de inventar um gadget que oferece diagnósticos oftalmológicos por celular.
Percebam que o MIT tá envolvido na pesquisa.
Veja completo no post:
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI149845-17770,00.html
E no link a seguir, o Vitor Pamplona fala sobre mestrado (tem até uma palestra dele em vídeo e os slides da apresentação):
http://vitorpamplona.com/wiki/Mestrado
Abraços,
Regis.
Regis Pires: Tutorial simples e prático de MongoDB
19 de Junho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO MongoDB (http://www.mongodb.org/) é um banco de dados open source orientado a documentos, escalável, com alta performance e sem esquema.
Uma forma muito simples de começar a testá-lo e usá-lo na prática via Web e sem precisar instalar nada em sua máquina, é através de um tutorial prático que pode ser encontrado no seguinte endereço: http://try.mongodb.org/
Depois disso, há muita documentação disponível em seu site: http://www.mongodb.org/display/DOCS/Home
Bons estudos…
Regis Pires: ERCEMAPI 2010 – Sobral (CE)
19 de Junho de 2010, 0:00 - sem comentários aindaDurante os dias 11 e 12 de novembro de 2010 acontecerá a quarta edição da Escola Regional de Computação Ceará – Maranhão – Piauí (ERCEMAPI) em Sobral-CE. Este é um evento anual, realizado desde 2007, cujo objetivo é promover a disseminação de conhecimentos e experiências agregando as instituições de ensino superior dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.
Esta edição é organizada pelo Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Sobral e será realizada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – Campus da Betânia, em parceria com o Curso de Ciência da Computação desta universidade. O evento contará com sessões de artigos (graduação e pós-graduação), minicursos e palestras.
A ERCEMAPI 2010 é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Para obter mais informações, acesse o site do evento:
http://engcomp.sobral.ufc.br/ercemapi/