Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

27 de Maio de 2014, 23:22 , por Paulo Santana - | 1 pessoa seguindo este artigo.

CTS - Ciência, Tecnologia Sociedade - Política Cognitiva entre os operadores de TI

14 de Março de 2017, 1:36, por RICARDO TOLEDO NEDER

Às comunidades PSL Brasil - Chamada projeto-plataforma de 2017

Ciclo de formação, estudos e debates

CTS (Ciência, Tecnologia Sociedade) & POLÍTICA COGNITIVA ENTRE OS OPERADORES DE TI (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

O projeto abaixo cuja plataforma de construção será realizada entre 2017-2018, conta com uma metodologia aberta de contribuições para tod@s os que se interessem em aportar conhecimento, vivências, dados e análise sobre o ensino e pesquisa e desenvolvimento na universidade pública brasileira no campo das TICs, e computação em geral.

A delimitação das contribuições em torno deste tema se fará considerando as experiências que podemos identificar claramente como formação teórica e prática em TICs que levam ou levaram em conta finalidades vinculadas ao desenvolvimento social, entendido este como o campo das práticas das políticas públicas e governamentais que visam a promover a superação das desigualdades (cognitiva, renda, gênero, étnicas, ocupação, trabalho, qualificação, etc) sob dois formatos, o de política distributiva (envolve conhecimento, formação profissional, ocupação, trabalho e renda), e/ou sob a forma redistributiva (que implica em proteção da assistência social, políticas de renda mínima e transferência de renda para superação da miséria, proteção a grupos vulneráveis específicos em situação de extremo risco; previdência social e planos assistenciais inovadores).

Serão aceitas contribuições sob 3 formatos de atividades:

  • Formato 01 - Relato de experiências, projetos realizados, dados históricos e elementos teóricos que possam ser convertidos em palestras e conferências plenas (evento científico)
  • Formato 02 - Relato de experiências, projetos realizados, dados históricos e elementos teóricos sob a forma de mini-cursos virtuais e/ou presenciais em colaboração com os organizadores na universidade (capacitação e formação de curto prazo ou 08 a 12 horas aulas)
  • Formato 03 - Relato de experiências, projetos realizados, dados históricos e elementos teóricos que possam ser incorporados a publicações (projeto editorial)

cordialmente,

Ricardo T. Neder - Coordenador do Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina - UnB

contato: rtneder@unb.br

P/ Comissão Pro-Nucleo de Análise de Políticas de Tecnociência para Desenvolvimento Social -NAPTEDS /CEAM - UnB

 



Rede Suiça de Educação Artística adere ao Noosfero

13 de Março de 2017, 3:21, por Vicente Aguiar

Anotherroadmap

A rede suiça Another Roadmap for Arts Education (Outro Roteiro para a Educação Artística), que reúne educadores/as e pesquisadores/as em museus, universidades, escolas e projetos culturais e educativos passou a utilizar o Noosfero como plataforma de articulação e comunicação entre seus núcleos ao redor do mundo. A rede agrega 22 grupos ao redor do mundo com a proposta de tabalhar a educação artística inserida nas relações sociais e políticas, respeitando os contextos locais.



Novatec lança livro que ensina as práticas e ferramentas favoritas da comunidade Python

6 de Março de 2017, 12:46, por Stephanie Milate

“O Guia do Mochileiro Python” é uma verdadeira excursão pelo universo da linguagem



Emmi Linux uma distribuição Brasileira

14 de Fevereiro de 2017, 23:13, por Jefferson Carneiro

Emm linux veio com uma proposta diferente, atender a usuários com computadores modestos e que gostam de instalar uma distribuição e ficar muito tempo sem mexer na mesma.
Com base em openSUSE leap estamos focando em servir principalmente ao usuario final um experiencia unica de estabilidade.
O tamanho da ISO tem apenas 970MB o que para os dias de hoje é muito pequena.



Como instalar Microsoft SQL Server no openSUSE Linux

14 de Fevereiro de 2017, 23:13, por Alessandro de Oliveira Faria

Veremos neste documento como executar um servidor Microsoft SQL Server na plataforma Linux. Acredito ser uma oportunidade em momento de crise para a comunidade GNU/Linux prover serviços de migração de servidores (local ou em Azure), como também uma ocasião favorável para remover muitos servidores Windows Server da ilegalidade. Agradecimentos em especial para Paula Bellizia e Adriano Bottas da Microsoft pelo apoio no trabalho de interoperabilidade.



Perfis de comunidades e eventos em redes sociais livres

8 de Fevereiro de 2017, 14:39, por Paulo Santana

Veja abaixo perfis de comunidades e eventos em redes sociais livres para seguir:

 

  Logo gnusocial completa
Curitiba Livre curitibalivre@quitter.se
Debian debian@quitter.se
Debian Brasil debianbrasil@quitter.se
FISL fisl@quitter.se
Flisol Brasil  
PSL Brasil pslbrasil@quitter.se
Software Livre softwarelivre@quitter.se

 

  Logo pumpio
Curitiba Livre  
Debian debian@identi.ca
Debian Brasil debianbrasil@identi.ca
FISL fisl@identi.ca
Flisol Brasil flisolbr@identi.ca
PSL Brasil  
Software Livre softwarelivre@identi.ca

 

  Logo diaspora
Curitiba Livre curitibalivre@diaspora.softwarelivre.org
Debian  
Debian Brasil  
FISL fisl@diaspora.softwarelivre.org
Flisol Brasil  
PSL Brasil pslbrasil@diaspora.softwarelivre.org
Software Livre  


Rede Internacional de Educação Artística adere ao Noosfero

1 de Fevereiro de 2017, 14:15, por COLIVRE

Anotherroadmap

A rede internacional Another Roadmap for Arts Education (Outro Roteiro para a Educação Artística), que reúne educadores/as e pesquisadores/as em museus, universidades, escolas e projetos culturais e educativos passou a utilizar o Noosfero como plataforma de articulação e comunicação entre seus núcleos ao redor do mundo. A rede agrega 22 grupos ao redor do mundo com a proposta de tabalhar a educação artística inserida nas relações sociais e políticas, respeitando os contextos locais.



Hospedagem Solidária na MiniDebConf Curitiba 2017

17 de Janeiro de 2017, 19:00, por Daniel Lenharo de Souza

A Comunidade Debian, quer dar uma aquela ajuda para quem precisa de um cantinho para ficar na MiniDebConf Curitiba 2017, nos dias 17, 18 e 19 de março.

Assim, criamos 2 tópicos no fórum para que você possa oferecer ou pedir um quarto (cama, sofá, etc.) durante a MiniDebConf.

Não há coisa melhor que aproveitar um evento próximo à pessoas que compartilham dos mesmo valores!!!

Acesse o Fórum!!

Ofereço Hospedagem!

Preciso de Hospedagem!



Sistema de agenda de eventos de Software Livre no Brasil

17 de Janeiro de 2017, 17:03, por Paulo Santana

Ao longo dos anos surgiram algumas iniciativas de pessoas da comunidade de manter agendas de eventos de software livre que aconteciam no Brasil. Infelizmente esses projetos acabaram morrendo, e desde 2011 venho listando no meu site os eventos que eu tenho conhecimento como forma de ajudar na divulgação.

Ano passado conheci um sistema livre desenvolvido na França chamado "L'Agenda du Libre" e resolvi traduzir para o português e disponibilizar uma instância para os eventos no Brasil.

Estou lançando agora a Agenda de eventos de Software Livre e Código Aberto no Brasil, e convido as comunidades para cadastrarem os seus eventos no site:

http://agenda.softwarelivre.org

Qualquer pessoa pode enviar desde grandes eventos nacionais de Software Livre até encontros locais de comunidades. Não importa o tamanho do evento, o importante é usar a agenda como um local centralizado para divulgação.

Lembrando que ano passado lancei a timeline de eventos de Software Livre no Brasil.



Sugestão de leitura: HOWTO - Como incentivar mulheres no Linux

15 de Janeiro de 2017, 20:29, por Paulo Santana

Linuxchix

A lguns meses atrás, ajudei a traduzir as páginas do Projeto Debian Women como forma de contribuir com a iniciativa do Eriberto Mota incentivar a participação de mais meninas/garotas/mulheres para contribuir com o Debian. Na Latinwore de 2016 ele fez uma lightning talk com o título "Mulheres do meu Brasil, cadê vocês?" e o arquivo usado na apresentação pode ser visto aqui.

Na página da FAQ do Projeto Debian Women ao responder a questão "Por que existem tão poucas mulheres na área de computação/FLOSS?" é sugerido a leitura do HOWTO Encourage Women in Linux escrito por Val Henson em 2002. Alguns anos atrás era muito comum o pessoal escrever HOWTOs como tutoriais técnicos mas também para ensinar sobre assuntos diversos. Achei o texto muito interessante e pensei o quanto seria legal se esse texto fosse traduzido, mas pessoalmente não me motivei a traduzir porque o texto é razoavelmente longo.

Passaram-se alguns meses e enquanto estava montando o meu projeto chamado Timeline dos Eventos de Software Livre e Código Aberto no Brasil, achei citações ao Encontro Nacional LinuxChix Brasil que foi realizado de 2003 a 2007. Buscando no web.archive.org achei o antigo site das LinuxChix Brasil e para minha surpresa lá tem um link para o HOWTO da Val Henson traduzido pela Sulamita Garcia em 2003.

Lembro que quando comecei a ir para os meus primeiros eventos de Software Livre como o FISL em 2005, a Sulamita era uma referência em palestras sobre os problemas com preconceitos que as mulheres enfrentavam (e ainda enfrentam) na área de TI e especialmente nas comunidades de Software Livre. Ela liderava as LinuxChix Brasil, e obviavamente também era referência em palestras de assuntos técnicos diversos sobre Software Livre.

Decidi então fazer o download dos arquivos do HOWTO e revisar a tradução, fazendo pequenas correções para deixar o o texto mais claro e coerente.

Como citei anteriormente, o HOWTO foi escrito em 2002 mas é incrível como os problemas citados são ainda muito atuais. É bom lembrar que naquela época o principais meios de comunicação em grupo na internet eram as listas de discussões por email e os canais de IRC. Ainda não existiam redes sociais como Facebook e Twitter. Se por um lado ao longo dos anos a maioria dos homens está aprendendo a lidar de forma correta com a participação das mulheres e passando a respeitar suas opiniões, especificidades, etc, por outro lado as redes sociais potencializaram a voz daqueles que ainda insistem infelizmente em externalizar seus preconceitos.

É muito triste ler as diversas formas que as mulheres podem ser discriminadas, desde pequenos gestos involuntários que ajudam a afastá-las do Software Livre até atos deliberadamente ofensivos. Como homem, me senti muito impactado pelo texto principalmente por ter uma irmã e uma sobrinha, e principalmente uma esposa que é da área de TI, e pensar que todas elas podem passar por isso.

Então recomendo fortemente que todos, mas especialmente aos homens, reservem um tempinho e leiam o HOWTO - Como incentivar mulheres no Linux no link abaixo:

http://mulheres.eti.br/howto-como-incentivar-mulheres-no-linux

Obs: A autora original realmente preferiu escrever "Linux" e não "GNU/Linux" ou "Software Livre", e a tradução respeitou isso. Mas ao longo do texto é citado "Software Livre".



MiniDebConf Curitiba 2017 acontecerá de 17 a 19 de março na UTFPR

10 de Janeiro de 2017, 13:21, por Paulo Santana

Nos dias 17, 18 e 19 de março (sexta, sábado e domingo) Curitiba irá sediar pelo segundo ano consecutivo uma MiniDebConf composta por palestras, oficinas e eventos sociais.

A MiniDebConf Curitiba 2017 é um evento aberto a todos, independente do seu nível de conhecimento sobre Debian. O mais importante será reunir novamente a comunidade para celebrar o maior projeto de Software Livre no mundo, por isso queremos receber desde usuários inexperientes que estão iniciando o seu contato com o Debian até Desenvolvedores oficiais do projeto. Ou seja, estão todos convidados!

MiniDebConfs são encontros locais organizados por membros do Projeto Debian para atingir objetivos semelhantes aos da DebConf, mas em um contexto regional. Durante todo o ano são organizadas MiniDebConfs ao redor do mundo, como se pode ver nesta página.

Esta será a segunda vez que uma MiniDebConf nesses moldes, com três dias dedicados exclusivamente ao Debian, acontecerá no Brasil.

A MiniDebConf Curitiba 2017 acontecerá no Campus Central da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

A inscrição para a MiniDebConf Curitiba 2017 é totalmente gratuita e pode ser realizada no site do evento.

Para esta edição, abrimos uma campanha para receber doações que ajudarão na realização da MiniDebConf Curitiba 2017. Então mesmo aqueles que não pretendem vir a Curitiba podem contribuir com o evento fazendo uma doação de qualquer valor. Listaremos no site os doadores como forma de agradecimento pela ajuda. Mais informações:

Para mais informações sobre o evento, para fazer a sua inscrição e realizar uma doação, acesse o site oficial:

http://br2017.mini.debconf.org

Em breve divulgaremos a programação completa.

Não deixe de apoiar a candidatura de Curitiba para sediar 19a. edição do encontro mundial de Desenvolvedores Debian - DebConf18. Na página abaixo você pode ver como apoiar:

http://softwarelivre.org/debianbrasil/blog/apoie-a-campanha-para-curitiba-sediar-a-debconf18

Veja as fotos da MiniDebConf Curitiba 2016:

https://www.flickr.com/photos/curitibalivre/sets/72157665695548695

Minidebconf 2017 banner simples



Eventos de Software Livre na América Latina em 2017

31 de Dezembro de 2016, 23:35, por Paulo Santana

Lista de eventos de Software Livre na América Latina confirmados em 2017:

The 13th International Conference on Open Source Systems - OSS 2017
22 e 23 de maio de 2017
Buenos Aires - Argentina
http://oss2017.lifia.info.unlp.edu.ar

9º Encuentro Centroamericano de Software Libre - ECSL 2017
21 e 22 de julho de 2017
Alajuela - Costa Rica
http://ecsl2017.softwarelibre.ca

Conferencia Internacional de Software Libre - Cuba Conf 2017
a confirmar
Havana - Cuba
https://www.cubaconf.org

Eventos no Brasil em 2017 podem ser vistos aqui:

http://phls.com.br/blog/eventos-de-software-livre-em-2017

 



Prefeito Amigo do Software Livre

30 de Dezembro de 2016, 17:39, por Júnior Goergen

Nessa manhã, foi entregue pelo Coordenador Geral da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, uma placa de Prefeito Amigo do Software Livre ao Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, em reconhecimento ao inestimável apoio da Prefeitura de Porto Alegre ao longo de 17 anos de realização do Fórum Internacional Software Livre. Fortunati foi, ao longo de toda sua gestão, um grande apoiador do Software Livre e do Fórum Internacional Software Livre comparecendo pessoalmente diversas vezes ao evento e estimulando secretarias, autarquias e empresas municipais e os servidores da Prefeitura de Porto Alegre prestigiassem o evento.



Carta Aberta da 13ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social

22 de Dezembro de 2016, 19:16, por Júnior Goergen

Esta Carta é destinada ao povo brasileiro, cujas dificuldades crônicas só serão vencidas pela união de todas e todos, no enfrentamento das adversidades e injustiças, entre as quais estão a corrupção endêmica, a política fisiológica e o imenso desapreço de nossas elites por nossa cultura e nossa história, razão pela qual rasga a constituição, abdica do governo integral, apregoa um estado mínimo e deixa para trás os compromissos e obrigações inerentes a sua natureza.

 



7 Frameworks em PHP para Aumentar sua Produtividade

13 de Dezembro de 2016, 22:48, por Rodrigo Macedo

Frameworks em PHP são usados para construir sites e aplicações web de todos os tamanhos e complexidades, desde páginas estáticas até grandes e escaláveis sistemas corporativos complexos. Neste artigo, irei mostrar 7 Frameworks para alavancar sua produtividade.



Eventos de Software Livre no Brasil