FISL15

Jérémie Zimmermann, palestrante #FISL15

April 3, 2014, by Pablo

Liberdade tem que ter lição de casa. Eu acho que é nosso dever como cidadãos, tomar medidas para preservar a Internet como a conhecemos, de modo a preservar as nossas liberdades.”



Prazo para submissão de artigos para o WSL é 24 de março

March 8, 2014, by Melissa Wen

Workshop Internacional de Software Livre (WSL) é um evento científico que acontece no âmbito do do Fórum Internacional Software Livre (FISL), uma das mais importantes conferências de FOSS do mundo. Desde 2000, o WSL e o FISL são realizados anualmente em Porto Alegre, Brasil.



As mulheres sabem o valor das lutas pelas liberdades: conheça as confirmadas até aqui para o fisl15

March 8, 2014, by Paulo Meirelles

No Dia Internacional da Mulher, queremos homenageá-las destacando as nossas convidadas confirmadas até aqui para o fisl15. Muitas outras foram convidadas e estamos aguardando a confirmação delas. Parabéns mulheres!



FISL 15: Veja como ser um palestrante ou líder de atividades

February 9, 2014, by Paulo Meirelles

Chamadas para Palestras
Chamadas para Artigos Científicos
Chamada para Encontros Comunitários
Chamada para Grupos de Usuários



Arduíno - instalando IDE Arduíno no linux.

November 19, 2013, by Unknown

 



K-Eduque Uma distribuição Linux direcionada à educação.

November 18, 2013, by Unknown

Implantar computadores na escola é um desafio que está diretamente ligado a alguns ingredientes básicos: o computador, o software educacional, o professor e o aluno. O software educacional é tão importante quanto o hardware e os recursos humanos empregados pois, sem uma ferramenta educativa, a máquina jamais seria utilizada como mecanismo de construção de aprendizado. O professor nesse caso tem um papel fundamental, pois será responsável por utilizar essas ferramentas de maneira adequada e eficiente no ambiente escolar. Portanto, capacitar o professor passa a ser um fator crítico de sucesso na implementação de tecnologias direcionadas à educação. Esforços como equipar laboratório com equipamentos modernos e distribuir computadores portáteis de última geração a seus professores, tornam-se totalmente inúteis se as pessoas responsáveis por multiplicar o conhecimento não estiverem prontas para ingressar nesse universo tecnológico. O conceito de tecnologia aplicada à educação implica que o aluno poderá adquirir a princípio qualquer nível de conhecimento utilizando as mais diversas TICs (Tecnologias da Informação, e comunicação) e o professor terá um papel importantíssimo nesse cenário visando atender as necessidades da comunidade escolar (alunos e professores), em agosto de 2007, iniciei um projeto de uma distribuição Linux direcionada à educação. A primeira versão estável foi lançada e disponibilizada na Web em fevereiro de 2008. O principal objetivo do projeto era oferecer um sistema operacional livre, baseado em padrões abertos, com diversos softwares educativos (jogos e aplicativos), como uma alternativa viável, de qualidade, acessível a todos e que atenda a cobertura curricular da pré-escola ao ensino médio. Esse sistema recebeu o nome d K-Eduque, onde o K homenageia o ambiente desktop K Desktop Enviroment (KDE) utilizado e uma referência à educação e a cidade de Duque de Caxias, onde o projeto foi idealizado e implementado pela primeira vez.



JoomlaDay Rio 2013 - #Joomla de um jeito que você nunca viu

October 23, 2013, by Unknown

Em 15 e 16 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, aos pés da praia de Copacabana, vai rolar a primeira edição regional do evento mais tradicional da comunidade Joomla! Brasil: o JoomlaDay Rio.



Software Freedom Day

September 9, 2013, by Unknown

Neste ano comemoramos novamente o Dia da Liberdade de Software através do evento mundial Software Freedom Day. Todos os anos este evento ocorre simultaneamente em várias cidades do mundo divulgando e incentivando o uso de software livre e neste ano ocorrerá no Sábado, 21 de Setembro.



Uma revista todinha sobre o Fisl14

August 2, 2013, by Unknown



Presidentes do Mercosul reconhecem o valor do Software Livre para a soberania das nações

July 18, 2013, by Mariel Zasso

"Apoiaram o desenvolvimento do software livre" e "Reconheceram a importância do desenvolvimento das TICs para o progresso socioeconômico e cultural de suas nações, destancando-se a massificação da banda larga".

As sentenças citadas resumem dois de importantes 59 pontos listados no documento assinado pelos chefes de Estado presentes na Cúpula do Mercosul.

O comunicado conjunto foi assinado pelas presidentas Dilma Roussef e Cristina Kirchner, e pelos presidentes Evo Morales, José Mujica e Nicolás Maduro, reunidos em Montevideo no último dia 12 de julho para a 45ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum.