Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Warka: A Água Livre do Futuro

9 de Julho de 2015, 22:39 , por Sheila Uberti - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 360 vezes

Artista italiano apresenta a tecnologia que obtém água pela condensação da umidade do ar no FISL16.

O 16º Fórum Internacional Software Livre (FISL) contou com a palestra do artista italiano, arquiteto e designer, Arturo Vittori, que falou sobre “Warka: A Água Livre do Futuro”, nesta quarta-feira (08). O painelista apresentou a tecnologia que de uma estrutura que obtém água pela condensação da umidade do ar.

Vittori deu início a sua palestra apontando que “sem os sonhos e as visões de pessoas corajosas e seu espirito explorador, nem o voo e nem o voo espacial teriam sido possíveis. Nós ainda estaríamos enraizados ao planeta Terra pela gravidade”. Ele destacou uma série de criações para reaproveitamento dos recursos que a natureza disponibiliza, como o carro solar movido a energia sustentável e um espaço destinado para purificação da água.

“A falta de água limpa é um dos problemas principais de doenças e, também, se formos analisar as estatísticas, uma criança morre a cada 20 segundos em função desta questão. É uma situação bem dramática devido à água poluída”, aponta.

O projeto Warka teve início em uma viagem realizada em 2012 para a Etiópia, na África, onde se observou a realidade da falta de água potável. “Quando eu vi crianças e senhoras coletando águas de fontes impuras e transportando em tanques pesados, imediatamente comecei a pensar em como podemos achar uma solução para ajudá-las”, afirmou. Segundo ele, 60% da população da Etiópia enfrenta esse problema.

“Começamos a criar algo e utilizamos tecnologia muito avançada, que é o software por trás disso tudo. No design, não criamos linhas, mas trabalhamos com funções”, declarou. De acordo com Vittori, foram desenvolvidos 11 protótipos e quatro versões do Warka. A estrutura é feita de bambu e há uma espécie de toldo que cria sombra ao redor tornando a temperatura do ar mais baixa, a água coletada fresca e o chão menos quente. “Ela é fácil de utilizar, tem baixo custo e impacto no meio ambiente, é open source e é passiva, não está utilizando nenhum tipo de energia. Proporciona cerca de 100 litros de água por dia”, concluiu Vittori.

 

Ouça a entrevista de Arturo para a Radio Software Livre

[SND] Entrevista com Emiliano Iriarte, do Pachamama, e Arturo Vittori, arquiteto idealizador do projeto WARKA WATER

 Assista ao vídeo da palestra

 

Informações para imprensa:

 Enfato Multicomunicação

Juliana Winge – juliana.winge@enfato.com.br – (51) 9276.5965 - coordenação
Mariana Turkenicz – mariana@enfato.com.br – (51) 8121.7062 – direção

Tel.(51) 30.261.261
www.enfato.com.br

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.


<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>