Ir para o conteúdo

FISL16

ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Debate sobre segurança na web ganha destaque durante o FISL16

1 de Julho de 2015, 14:58 , por Lis Rodrigues - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 217 vezes

Quando o assunto é internet um tema é recorrente: segurança. As se falar sobre proteger informações nas redes sociais, lembramos do básico: evitar expor informações sigilosas (como número de documentos e endereço), cuidar da própria imagem e evitar a exposição de crianças e pessoas vulneráveis socialmente. Mas o risco no uso das redes sociais não é apenas o de exposição indevida das informações que nós mesmos colocamos online. É possível ser vítima de espionagem na internet. A atividade "Oficina de Antivigilância: Oficina de Autodefesa Contra Vigilância: Nada a Esconder?, ou o Monstro de Cinco Olhos", que ocorrerá durante o 16° Fórum Internacional Software Livre (FISL), mostrará quais são as principais práticas de violação de privacidade e como se proteger delas.

Recentemente o debate sobre o acesso a dados pessoais de posse de empresas foi reacendido após um funcionário de uma empresa de televisão a cabo assediar uma cliente. Também surgiram casos relacionados a um aplicativo para pedir taxis que não protegia as informações de usuários. “Assim como pessoas bem intencionadas têm acesso a dados e os usam para coisas positivas, outras também conseguem acessar estas informações e usá-las indiscriminadamente”, afirmou o coordenador financeiro da Associação Software Livre.Org (ASL.Org), Ricardo Fritsch.

A palestra "UVST - A plataforma segura, aberta e confiável que pode vencer a espionagem", de Alberto Azevedo, falará sobre uma plataforma de comunicação multimídia que é construída com servidores independentes e se torna muito mais segura. “Em um mundo com cada vez mais conexão, o nível de segurança é uma preocupação bastante grande da Associação. Temos visto casos de governos que conseguem acessar e-mails de cidadãos e não respeitam sua privacidade. Isto pode ser reduzido com o uso do software livre, que é transparente e, portanto, permite saber se é seguro ou não”, explicou Fritsch.

 

Sobre o Fórum Internacional Software Livre (FISL)

O Fórum Internacional Software Livre (FISL) acontece desde o ano 2000 - chegando em sua 16ª edição. É considerado o mais consolidado evento da área na América Latina e um dos maiores do mundo. Fundado nos ideais construídos inicialmente pelo físico e programador Richard Stallman e, posteriormente, pela comunidade de hackers e desenvolvedores do sistema operacional GNU/Linux, o FISL surgiu de uma mobilização em prol da luta pela liberdade e autonomia tecnológica do país. O evento é o momento de encontro físico de muitas pessoas de diversas partes do mundo que se conhecem e trabalham apenas pela internet em projetos das mais variadas temáticas. A comunidade de usuários é o coração do FISL e interage com diversos outros setores da sociedade, como a academia, profissionais, empresas, investidores, governos e sociedade civil. Em 2015, o evento ocorrerá no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, entre os dias 8 e 11 de julho.

 

 

 


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.


<script src="https://s7.addthis.com/js/152/addthis_widget.js"></script>