Marco Fioretti as tendências e desafios dos Dados Abertos na Europa
25 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaNesta quinta-feira (27), no I Encontro Nacional de Dados Abertos, haverá um painel sobre a perspectiva internacional dos Dados Abertos. Nele, o palestrante Marco Fioretti, falará do estado atual dos Dados Abertos nos países da União Europeia.
Ele tratará de algumas das mais recentes tendências e desafios relacionados a Dados Abertos enfrentados por administrações públicas, empresas, escolas e cidadãos, não só na Europa, mas em todo o mundo.
Fioretti é um ativista italiano do software livre e entusiasta dos dados abertos. Ele ensina um curso a distância de cidadania digital, escreveu um capítulo do livro Open Government da editora O'Reilly, e também escreveu o relatório Open Data, Open Society, onde discute a importância dos dados abertos para as administrações locais da União Europeia. Esta é a segunda vez que ele vem ao Brasil neste ano, sendo que a primeira foi para o IV Consegi, em maio.
Também no mesmo painel estarão Daniela Silva, do grupo Transparência Hacker, e Juan Jose Soto, do Ciudadano Inteligente do Chile, que oferecerão uma perspectiva sul-americana dos dados abertos.
Ministra Míriam Belchior fala de Dados Abertos, Encontro Nacional começa amanhã
25 de Outubro de 2011, 0:00 - Um comentárioNa solenidade de abertura hoje do II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação, a Ministra de Estado Míriam Belchior falou sobre a participação do Governo Brasileiro na Parceria Para Governo Aberto, sobre as iniciativas de Dados Abertos em andamento no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e também sobre o projeto da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) e seu marco regulatório, a Instrução Normativa que entrou em consulta pública ontem. O Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Natal de Souza, também reafirmou a importância dos Dados Abertos e reforçou o compromisso do governo brasileiro pela sua disponibilização.
Amanhã começa, no mesmo local, o I Encontro Nacional de Dados Abertos. Algumas das atividades que estão planejadas para o primeiro dia são:
- que projetos de dados abertos estão em andamento no Brasil, nas esferas federal e estadual (São Paulo and Rio Grande do Sul) de governo
- os jornalistas Fabiano Angélico, Partícia Cornils e Pedro Markun discutem em um painel o assunto jornalismo de dados
- uma audiência pública acerca da Instrução Normativa da INDA, que está sob consulta pública
- um painel da academia sobre pesquisas relacionadas a dados abertos, com os professores Maria Luiza Campos, João Paulo Almeida e Renato Rocha Souza, respectivamente das Universidades Federais do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e da Fundação Getúlio Vargas
Para esta quinta-feira (27), os destaques são:
- um debate sobre as aplicações de dados abertos feitos por hackers cívicos
- outro acerca do ecossistema de dados abertos
- a perspectiva internacional dos dados abertos, com Marco Fioretti, que redigiu o Relatório Dados Abertos, Sociedade Aberta, Daniela Silva, do grupo Transparência Hacker, ambos eles estiveram no Acampamento de Dados Abertos Governamentais 2011, na semana passada, e Juan Jose Soto, do Ciudadano Ingeligente, do Chile
- uma palestra sobre Ferramentas Abertas para Dados Abertos, CKAN e o projeto Open Spending, por Friedrich Lindenberg da Open Knowledge Foundation
Para detalhes e alterações de última hora, confira a programação completa.
Começam hoje os eventos-satélite do OGD Camp 2011
17 de Outubro de 2011, 0:00 - Um comentárioO "Acampamento" de Dados Abertos Governamentais (OGD Camp) 2011 é o maior evento sobre Dados Abertos Governamentais no mundo. O evento é organizado pela Open Knowledge Foundation e ocorre em Varsóvia, na Polônia, nos dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira), e reúne personalidades conhecidas e ativistas de dados abertos de mais de 40 países.
Apesar do evento principal começar só na quinta, as atividades já começaram. Os chamados "eventos-satélite" são encontros paralelos e relacionados que ocorrerão na mesma semana do evento. A maior parte deles será em Varsóvia, na Escola de Ciências Humanas e Sociais, mas haverá outro em Canberra, Austrália, no dia 21, promovido pelo governo daquele país.
Os eventos-satélite têm um enfoque prático. Alguns deles são oficinas e alguns lidam diretamente com software - há um, por exemplo, sobre o CKAN, o software livre para catalogação colaborativa de dados abertos usado no thedatahub.org. Na oficina do CKAN, serão abordadas desde a instalação, configuração, customização, até o uso da API.
As inscrições custam €30 por dia e os estudantes pagam meia.
Veja as informações sobre a programação dos eventos satélite, ou informações gerais sobre o Acampamento.
Confirmada a presença de Friedrich Lindenberg no I Encontro Nacional de Dados Abertos
15 de Outubro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaFriedrich Lindenberg é um cientista das mídias sociais que virou programador ao trabalhar em iniciativas de governo e transparência.
Como um desesenvolvedor da Open Knowledge Foundation, ele está contribuindo ao projeto OpenSpending, um esforço internacional para tornar acessíveis dados financeiros. Após apresentar o orçamento do governo da Alemanha em OffenerHaushalt.de em 2010, ele trabalha agora en tecnologias que permitam que os registros de orçamento e de despesas de qualquer Estado ou região sejam visualizados e explorados. No CKAN, um projeto de catálogo de dados voltado à comunidade, Friedrich ajudou a criar portais de dados para várias administrações públicas europeias e trabalha em uma iniciativa para criar um catálogo de dados pan-europeu em publicdata.eu. Ele é também o autor de Adhocracy, um software de criação colaborativa de minutas, usada pela comissão da Internet do Bundestag alemão e vários partidos políticos para permitir que os cidadãos contribuam e votem em documentos de políticas.
No I Encontro Nacional de Dados Abertos, Friedrich falará sobre o CKAN e o Open Spending na palestra "Ferramentas Abertas para Dados Abertos: CKAN e Open Spending".