• When:from October 20 to 21, 2011
  • URL:http://ogdcamp.org/
  • Address:Soho Factory - ul. Mińska 25 - Varsóvia - Polônia

O Open Government Data Camp (em tradução livre, "Acampamento" de Dados Abertos Governamentais) é o maior evento de dados abertos no mundo, promovido pela Open Knowledge Foundation.

OGDCamp 2011 Banner

O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro de 2011 em Varsóvia, na Polônia, e contará com participantes de mais de 40 países e renomados palestrantes na área de Dados Abertos.

O OGD Camp tem quatro principais objetivos:

  • Construir consenso - sobre os princípios e valores centrais de dados abertos
  • Construir comunidade - expandir e fortalecer a comunidade internacional de dados abertos
  • Compartilhar ideias - sobre o futuro dos dados abertos e como fazer melhor
  • Produzir coisas - desde iniciar projetos, passando por planejar, e até escrever código

A ideia é que o evento ajude a aproveitar o momento de ascenção do assunto no mundo para gerar um impluso global irreversível em favor dos dados abertos.

Entre outros, estarão presentes o Prof. Nigel Shadbolt, membro do Conselho de Transparência Pública do Reino Unido e um dos responsáveis pelo portal data.gov.uk; David Eaves, ativista canadense dos dados abertos que tem pressionado, incentivado e ajudado vários governos a abrirem seus dados; Ellen S. Miller, co-fundadora e diretora executiva da Sunlight Foundation, uma organização não-governamental pelo uso da tecnologia para transparência; e Andrew Rasiej, fundador do Personal Democracy Forum e do blog techpresident.com.

Representando o Brasil, teremos Everton Zanella Alvarenga falando sobre a participação da sociedade civil nos programas de governo aberto nas esferas federal, estadual e municipal.

Confira a programação completa no portal do evento.