Nesta quinta-feira (27), no I Encontro Nacional de Dados Abertos, haverá um painel sobre a perspectiva internacional dos Dados Abertos. Nele, o palestrante Marco Fioretti, falará do estado atual dos Dados Abertos nos países da União Europeia.

Ele tratará de algumas das mais recentes tendências e desafios relacionados a Dados Abertos enfrentados por administrações públicas, empresas, escolas e cidadãos, não só na Europa, mas em todo o mundo.

Marco Fioretti no IV Consegi

Fioretti é um ativista italiano do software livre e entusiasta dos dados abertos. Ele ensina um curso a distância de cidadania digital, escreveu um capítulo do livro Open Government da editora O'Reilly, e também escreveu o relatório Open Data, Open Society, onde discute a importância dos dados abertos para as administrações locais da União Europeia. Esta é a segunda vez que ele vem ao Brasil neste ano, sendo que a primeira foi para o IV Consegi, em maio.

Também no mesmo painel estarão Daniela Silva, do grupo Transparência Hacker, e Juan Jose Soto, do Ciudadano Inteligente do Chile, que oferecerão uma perspectiva sul-americana dos dados abertos.