Não basta atribuir uma licença livre a um determinado conteúdo. Para que ele possa ser usado de fato com diversas finalidades, é preciso permitir o uso comercial da obra. Isso não significa que pessoas sairão por aí vendendo o seu material para arrecadar dinheiro. A questão é que a falta de consenso sobre o que é ou não “comercial” barra usos importantes e legítimos para a ampliação do acesso ao conhecimento. Essa é uma das razões que motiva a Wikipedia a pedir esse tipo de autorização aos que postam conteúdos em sua rede.
“É insignificante a quantidade de gente que vai utilizar o material com fins lucrativos perto dos que vão aproveitar para outros propósitos”, afirmou o diretor de projetos da Wikimedia alemã e membro do Comitê de Comunicação da Wikimedia Foundation, Mathias Schindler, em sua apresentação no Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, que aconteceu no final de abril em São Paulo.
Durante o evento, ele gravou a entrevista em vídeo acima, em que fala sobre o uso da Wikipedia, sua abrangência e crescimento e ressalta ainda a necessidade de preservação da memória digital. Para Mathias, guardar as capas de portais e agências de notícias é tão importante quanto ter um acervo de jornais e revistas impressas, pois essa é uma forma de reconstituir o momento histórico e saber como as pessoas se informaram sobre determinado fato.
0sem comentários ainda