Estão disponíveis os documentos preliminares dos cinco eixos que formam o Fórum da Cultura Digital Brasileira. As Plenárias do Seminário Internacional do Fórum, que acontece até o próximo dia 21 na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, vão debater os textos apresentados pelos curadores dos eixos Infraestrutura da Cultura Digital, Memória Digital, Arte Digital, Economia da Cultura Digital e Comunicação Digital. Mais do que isso: estes documentos buscam nortear as propostas de políticas públicas a serem elaboradas no próximo ano.
Os textos são apenas o pontapé inicial para a criação de uma plataforma política para a cultura digital brasileira. Eles serão debatidos e receberão contribuições durante o Seminário Internacional e depois dentro dos grupos de discussão dos cinco eixos na rede social, seguindo o processo que marcou a construção dos relatórios, a participação direta através da plataforma e de encontros presenciais, que se traduziram na sistematização apresentada agora.
O eixo de Infraestrutura da Cultura Digital, entre outras propostas, afirma a necessidade de universalização da banda larga no Brasil através de sua categorização como serviço público essencial. Comunicação Digital defende a liberdade de produção de conteúdos e o direito à comunicação na internet. O eixo de Economia Digital introduz a necessidade de apropriação das novas tecnologias para as democratização da produção cultural. Memória Digital busca colocar na pauta a busca de padrões para a digitalização do acervo cultural brasileiro através de uma política pública universal. E Arte Digital pretende construir uma proposta de incentivo à produção deste conceito ainda indefinido diante das possibilidades criadas pela rede.
- Relatório da Curadoria de Arte Digital
- Relatório da Curadoria de Comunicação Digital
- Relatório da Curadoria de Economia da Cultura Digital
- Relatório da Curadoria de Infraestrutura Digital
0sem comentários ainda