Continuando a discussão sobre políticas públicas de digitalização dos acervos, Álvaro Malaguti, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), alerta para a leitura obrigatória aos interessados no assunto do estudo realizado pelo Conselho de Ciência e Tecnologia da Academia de Cinema de Hollywood. O documento acaba de ser lançado pela Cinemateca Brasileira e “alinha um conjunto de temas estratégicos sobre o arquivamento e o acesso a conteúdos audiovisuais digitais”, como define o próprio Álvaro em seu post (reproduzido logo abaixo).
Para baixar o arquivo é preciso fazer cadastro no site da Cinemateca: http://web.cinemateca.org.br/dilema-digital. A versão original em inglês está disponível no site da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, que também obriga o registro.
Cinemateca lança no Brasil o estudo “Dilema Digital”
Post publicado por Álvaro Malaguti em: http://www.culturadigital.br/geografismos/2010/07/05/cinemateca-lanca-no-brasil-o-estudo-dilema-digital/
A Cinemateca Brasileira acaba de disponibilizar a edição brasileira de “O Dilema Digital” – estudo realizado pelo Conselho de Ciência e Tecnologia da Academia de Cinema de Hollywood (sim, aquela do Oscar). O estudo alinha um conjunto de temas estratégicos sobre o arquivamento e o acesso a conteúdos audiovisuais digitais.
Interessante ver que ao abordar o tema “Governo e arquivos públicos nos Estados Unidos”, o documento reconhece que a escala das necessidades de arquivamento de Hollywood não é tão diferente de outras instituições que também têm como missão a conservação a longo prazo de grandes volumes de imagens, sons, textos e outros tipos de dados. É o caso da Biblioteca do Congresso Nacional Norte-americano.
O documento também defende que o desafio posto para estas instituições é grande demais para ser enfrentado isoladamente e aponta para iniciativas como o Programa da Biblioteca do Congresso Nacional de Infraestrutura e Preservação da Informação Digital e a National Archives and Records Administration (ERA) – que visa preservar e promover o accesso a registros eletrônicos do governo.
A Academia de Cinema de Hollywood participa destas duas iniciativas como membro do Advisory Committee on the Electronic Records Archive (ACERA), um órgão para assessorar o Arquivo Nacional dos Estados Unidos nas questões relacionadas a administração de acervos e arquivos.
Além de possibilitar um primeiro contato com os grandes dilemas dos acervos digitais, o documento dá as pistas para entrada em um grande ecossistema de instituições, iniciativas público-privadas e programas governamentais voltados aos problemas da digitalização e gestão de acervos.
Leitura obrigatória para nós aqui do Brasil, e especificamente do CulturaDigital.BR, que estamos discutindo idéias e propostas para políticas públicas de digitalização dos acervos!
0sem comentários ainda